O Surf Clube de Viana (SCV) é a primeira instituição portuguesa a estar representada na Sports for Nature. A iniciativa tem como objetivo proporcionar ações transformadoras para a natureza em todos os desportos.
“É uma honra para nós (SCV) aderir ao Quadro Sports for Nature. Há muitos anos que temos priorizado a sustentabilidade ambiental nas atividades do nosso clube e, agora, estamos entusiasmados em desenvolver e expandir este trabalho, aprender com outros signatários e contribuir conjuntamente para o desenvolvimento sustentável através do desporto”, explicou a SCV em nota.
Nesta estrutura colaborativa de trabalho participam, entre outros parceiros, a World Surf League, Federación Ecuatoriana de Surf e SCY San Cristobal Surf Club (Galápagos), com os quais o SCV reuniu recentemente e partilhou o seu plano de sustentabilidade ambiental para 2024.
A Sports for Nature foi desenvolvida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), pelo Comité Olímpico Internacional (COI), pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), em colaboração com organizações desportivas. O objetivo é proporcionar ações transformadoras para a natureza em todos os desportos, até 2030 e mais além, permitindo que os desportos defendam a natureza e contribuam para a sua proteção e restauração.
Fundado a 25 de janeiro de 1989, o Surf Clube de Viana (SCV), cimentou a sua posição no panorama nacional com a primeira Escola de Surf de Portugal.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.