O Surf Clube de Viana vai ser o parceiro português do Blue Surf Fest. Um projeto pan-europeu cofinanciado pelo programa Erasmus + Sport, que envolve um total de seis parceiros de seis países europeus, e que visa criar uma rede europeia de seis festivais de surf, promovendo a sustentabilidade, impulsionando a inclusão e melhorando a acessibilidade no desporto.
Os Blue Surf Festivals incluem uma vasta gama de diferentes atividades relacionadas com o surf destinadas à construção de comunidades, tais como competições e demonstrações de surf inclusivas, juntamente com seminários e eventos comunitários relacionados. Destinados a aumentar a sensibilização a nível local e regional, irão destacar os benefícios do surf para a saúde física e mental e o bem-estar. Utilizando uma abordagem baseada na comunidade, os eventos construirão redes entre atletas de surf, treinadores, voluntários e diversos membros das comunidades locais de surf de cada país participante, juntamente com as suas famílias e outras organizações desportivas e stakeholders.

Os objetivos dos Festivais Blue Surf são: aumentar a consciência do papel do desporto na promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades; melhorar a acessibilidade da prática desportiva nos espaços azuis costeiros para fins competitivos e recreativos; fornecer orientação bem estruturada a voluntários para envolver com êxito pessoas que, atualmente, enfrentam numerosas dificuldades no acesso aos desportos náuticos; ampliar os benefícios para a saúde e o bem-estar que o surf proporciona aos participantes; fomentar a sustentabilidade ambiental, proteção, preservação e valorização dos espaços azuis; dinamizar as comunidades costeiras locais através de atividades culturais e desportivas; e promover a colaboração e cooperação entre os diferentes stakeholders de cada comunidade azul.
Além do Surf Clube de Viana, o Blue Surf Fest tem por parceiros a Sociedad Regional de Educación, Cultura y Deporte, de Espanha, e que coordena o projeto, a Association Nationnale Handi Surf, de França, a Liquid Therapy, da Irlanda, a Deutscher Wellenreit Verband, da Alemanha, e a Federazione Italiana Sci Nautico e Wakeboard, de Itália.

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.