O Surf Clube de Viana vai ser o parceiro português do Blue Surf Fest. Um projeto pan-europeu cofinanciado pelo programa Erasmus + Sport, que envolve um total de seis parceiros de seis países europeus, e que visa criar uma rede europeia de seis festivais de surf, promovendo a sustentabilidade, impulsionando a inclusão e melhorando a acessibilidade no desporto.
Os Blue Surf Festivals incluem uma vasta gama de diferentes atividades relacionadas com o surf destinadas à construção de comunidades, tais como competições e demonstrações de surf inclusivas, juntamente com seminários e eventos comunitários relacionados. Destinados a aumentar a sensibilização a nível local e regional, irão destacar os benefícios do surf para a saúde física e mental e o bem-estar. Utilizando uma abordagem baseada na comunidade, os eventos construirão redes entre atletas de surf, treinadores, voluntários e diversos membros das comunidades locais de surf de cada país participante, juntamente com as suas famílias e outras organizações desportivas e stakeholders.

Os objetivos dos Festivais Blue Surf são: aumentar a consciência do papel do desporto na promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades; melhorar a acessibilidade da prática desportiva nos espaços azuis costeiros para fins competitivos e recreativos; fornecer orientação bem estruturada a voluntários para envolver com êxito pessoas que, atualmente, enfrentam numerosas dificuldades no acesso aos desportos náuticos; ampliar os benefícios para a saúde e o bem-estar que o surf proporciona aos participantes; fomentar a sustentabilidade ambiental, proteção, preservação e valorização dos espaços azuis; dinamizar as comunidades costeiras locais através de atividades culturais e desportivas; e promover a colaboração e cooperação entre os diferentes stakeholders de cada comunidade azul.
Além do Surf Clube de Viana, o Blue Surf Fest tem por parceiros a Sociedad Regional de Educación, Cultura y Deporte, de Espanha, e que coordena o projeto, a Association Nationnale Handi Surf, de França, a Liquid Therapy, da Irlanda, a Deutscher Wellenreit Verband, da Alemanha, e a Federazione Italiana Sci Nautico e Wakeboard, de Itália.

O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.