O Surf Clube de Viana vai ser o parceiro português do Blue Surf Fest. Um projeto pan-europeu cofinanciado pelo programa Erasmus + Sport, que envolve um total de seis parceiros de seis países europeus, e que visa criar uma rede europeia de seis festivais de surf, promovendo a sustentabilidade, impulsionando a inclusão e melhorando a acessibilidade no desporto.
Os Blue Surf Festivals incluem uma vasta gama de diferentes atividades relacionadas com o surf destinadas à construção de comunidades, tais como competições e demonstrações de surf inclusivas, juntamente com seminários e eventos comunitários relacionados. Destinados a aumentar a sensibilização a nível local e regional, irão destacar os benefícios do surf para a saúde física e mental e o bem-estar. Utilizando uma abordagem baseada na comunidade, os eventos construirão redes entre atletas de surf, treinadores, voluntários e diversos membros das comunidades locais de surf de cada país participante, juntamente com as suas famílias e outras organizações desportivas e stakeholders.

Os objetivos dos Festivais Blue Surf são: aumentar a consciência do papel do desporto na promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades; melhorar a acessibilidade da prática desportiva nos espaços azuis costeiros para fins competitivos e recreativos; fornecer orientação bem estruturada a voluntários para envolver com êxito pessoas que, atualmente, enfrentam numerosas dificuldades no acesso aos desportos náuticos; ampliar os benefícios para a saúde e o bem-estar que o surf proporciona aos participantes; fomentar a sustentabilidade ambiental, proteção, preservação e valorização dos espaços azuis; dinamizar as comunidades costeiras locais através de atividades culturais e desportivas; e promover a colaboração e cooperação entre os diferentes stakeholders de cada comunidade azul.
Além do Surf Clube de Viana, o Blue Surf Fest tem por parceiros a Sociedad Regional de Educación, Cultura y Deporte, de Espanha, e que coordena o projeto, a Association Nationnale Handi Surf, de França, a Liquid Therapy, da Irlanda, a Deutscher Wellenreit Verband, da Alemanha, e a Federazione Italiana Sci Nautico e Wakeboard, de Itália.

O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.