O Surf Clube de Viana vai ser o parceiro português do Blue Surf Fest. Um projeto pan-europeu cofinanciado pelo programa Erasmus + Sport, que envolve um total de seis parceiros de seis países europeus, e que visa criar uma rede europeia de seis festivais de surf, promovendo a sustentabilidade, impulsionando a inclusão e melhorando a acessibilidade no desporto.
Os Blue Surf Festivals incluem uma vasta gama de diferentes atividades relacionadas com o surf destinadas à construção de comunidades, tais como competições e demonstrações de surf inclusivas, juntamente com seminários e eventos comunitários relacionados. Destinados a aumentar a sensibilização a nível local e regional, irão destacar os benefícios do surf para a saúde física e mental e o bem-estar. Utilizando uma abordagem baseada na comunidade, os eventos construirão redes entre atletas de surf, treinadores, voluntários e diversos membros das comunidades locais de surf de cada país participante, juntamente com as suas famílias e outras organizações desportivas e stakeholders.

Os objetivos dos Festivais Blue Surf são: aumentar a consciência do papel do desporto na promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades; melhorar a acessibilidade da prática desportiva nos espaços azuis costeiros para fins competitivos e recreativos; fornecer orientação bem estruturada a voluntários para envolver com êxito pessoas que, atualmente, enfrentam numerosas dificuldades no acesso aos desportos náuticos; ampliar os benefícios para a saúde e o bem-estar que o surf proporciona aos participantes; fomentar a sustentabilidade ambiental, proteção, preservação e valorização dos espaços azuis; dinamizar as comunidades costeiras locais através de atividades culturais e desportivas; e promover a colaboração e cooperação entre os diferentes stakeholders de cada comunidade azul.
Além do Surf Clube de Viana, o Blue Surf Fest tem por parceiros a Sociedad Regional de Educación, Cultura y Deporte, de Espanha, e que coordena o projeto, a Association Nationnale Handi Surf, de França, a Liquid Therapy, da Irlanda, a Deutscher Wellenreit Verband, da Alemanha, e a Federazione Italiana Sci Nautico e Wakeboard, de Itália.

O fim de semana ficou marcado pela realização de vários encontros em atraso e um jogo antecipado da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com resultados determinantes para a luta pelos primeiros lugares da tabela classificativa.
A 16.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe equilíbrio em vários campos e confirmou a luta intensa pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
O início de 2026 em Paredes de Coura traz uma programação cultural diversificada, que promete animar a população local e visitantes ao longo de janeiro. Entre tradições populares, teatro, música e cinema, há propostas para todos os gostos.
A Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo, manifestou o seu repúdio pelos atos de vandalismo registados durante a noite de passagem de ano.
O Santa Luzia FC começou o ano de 2026 da melhor forma ao conquistar uma vitória importante em Lisboa, derrotando (2-3) o Atlético Clube de Portugal, num encontro intenso, equilibrado e decidido apenas nos minutos finais, a contar para a 12.ª jornada da Liga Feminina de Futsal.
A Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Advogados organiza, no dia 9 de janeiro, às 21h00, um Concerto Solidário de Ano Novo na Igreja da Misericórdia. A iniciativa terá a participação do Coro da Delegação e da soprano Ana Beatriz Lindade.
A atriz Elisabete Pinto assinalou na sexta-feira, dia 2 de dezembro, 30 anos de ligação ao Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, numa carreira marcada por dezenas de personagens e por uma dedicação contínua ao palco.