SUP Para Todos, parceria entre a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Menta (APPACDM) de Viana do Castelo e a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) recebe menção honrosa do Prémio Desporto + Acessível.
O Prémio Desporto + Acessível desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação,. e o Instituto Português do Desporto e Juventude, distingue projetos que promovem o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.
Entre os 56 projetos a concurso esteve a proposta da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que, em parceria com a APPACDM de Viana do Castelo, desenvolveu princípios e práticas de Stand Up Paddle Para Todos.
O júri reconheceu o mérito deste projeto, tendo atribuído uma menção honrosa, na área de inclusão e sensibilização.
Para receber este reconhecimento estiveram presentes o professor Bruno Silva da ESDL e o professor Pedro Fornelos da APPACDM de Viana do Castelo, na cerimónia que decorreu a 2 de novembro na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, na presença da Secretária de Estado da Inclusão Ana Sofia Antunes, e, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto João Paulo Correia.
Assim, o projeto SUP Para Todos voltou a ter destaque neste evento, com a participação do Professor Pedro Fornelos na mesa redonda sobre Gestão de Projetos – Sustentabilidade e Desporto para Pessoas com Deficiência.
O reconhecimento do mérito desta parceria faz com que, a APPACDM de Viana do Castelo e a ESDL do IPVC, continuem juntas no desenvolvimento de princípios e práticas de desporto e atividade física para todos.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.