SUP Para Todos, parceria entre a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Menta (APPACDM) de Viana do Castelo e a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) recebe menção honrosa do Prémio Desporto + Acessível.
O Prémio Desporto + Acessível desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação,. e o Instituto Português do Desporto e Juventude, distingue projetos que promovem o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.
Entre os 56 projetos a concurso esteve a proposta da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que, em parceria com a APPACDM de Viana do Castelo, desenvolveu princípios e práticas de Stand Up Paddle Para Todos.
O júri reconheceu o mérito deste projeto, tendo atribuído uma menção honrosa, na área de inclusão e sensibilização.
Para receber este reconhecimento estiveram presentes o professor Bruno Silva da ESDL e o professor Pedro Fornelos da APPACDM de Viana do Castelo, na cerimónia que decorreu a 2 de novembro na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, na presença da Secretária de Estado da Inclusão Ana Sofia Antunes, e, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto João Paulo Correia.
Assim, o projeto SUP Para Todos voltou a ter destaque neste evento, com a participação do Professor Pedro Fornelos na mesa redonda sobre Gestão de Projetos – Sustentabilidade e Desporto para Pessoas com Deficiência.
O reconhecimento do mérito desta parceria faz com que, a APPACDM de Viana do Castelo e a ESDL do IPVC, continuem juntas no desenvolvimento de princípios e práticas de desporto e atividade física para todos.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.