Logo
Regional

Sumário: “Em defesa de uma Escola Pública de Qualidade”

3 Fevereiro, 2023 | 22:41
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

"Em defesa de uma escola pública de qualidade" centenas de docentes e não docentes do Distrito, fizeram-se ouvir hoje pelas ruas de Viana do Castelo, em forma de protesto.

A marcha do corpo docente e não docente, de forma cívica e organizada, saiu por volta das 10h00 da Escola Secundária de Monserrate, Avenida do Atlântico, passando pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direção à antiga Praça de Touros.  Às 14h30 a manifestação distrital juntou-se na Praça da República.
Cerca de oito sindicatos representados por centenas de docentes e não docentes fizeram com que a adesão à greve rondasse os 97%, havendo escolas totalmente encerradas.
Para Nuno Fadigas, da FENPROF – Federação Nacional dos Professores, “é uma onda que ultrapassa os próprios sindicatos… É agora ou nunca!”.
Francisco Gonçalves, Secretário Geral Adjunto da FENPROF, e coordenador do Sindicato dos Professores do Norte, referiu que “os professores do distrito de Viana do Castelo fizeram uma demonstração daquela que é a insatisfação dos professores e a exigência”, relembrando que “depois de uma reunião ontem com o Ministro da Educação em que nada de significativo foi apresentado, esta foi uma importante resposta que os professores aqui do distrito deram às propostas do Ministério da Educação. A resposta foi clara! É inaceitável aquilo que ontem foi apresentado como solução para os problemas dos professores”.
Relativamente ao modelo de ensino, para Francisco Gonçalves, a educação “não está inclusiva nem para professores nem para alunos” deixando nota de que “a luta vai ser longa mas os professores não vão quebrar.”
“Pararemos imediatamente as greves se forem dadas respostas aos problemas essenciais” concluiu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo em alerta laranja devido à agitação marítima forte

Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.