Logo
Regional

Sumário: “Em defesa de uma Escola Pública de Qualidade”

3 Fevereiro, 2023 | 22:41
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

"Em defesa de uma escola pública de qualidade" centenas de docentes e não docentes do Distrito, fizeram-se ouvir hoje pelas ruas de Viana do Castelo, em forma de protesto.

A marcha do corpo docente e não docente, de forma cívica e organizada, saiu por volta das 10h00 da Escola Secundária de Monserrate, Avenida do Atlântico, passando pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direção à antiga Praça de Touros.  Às 14h30 a manifestação distrital juntou-se na Praça da República.
Cerca de oito sindicatos representados por centenas de docentes e não docentes fizeram com que a adesão à greve rondasse os 97%, havendo escolas totalmente encerradas.
Para Nuno Fadigas, da FENPROF – Federação Nacional dos Professores, “é uma onda que ultrapassa os próprios sindicatos… É agora ou nunca!”.
Francisco Gonçalves, Secretário Geral Adjunto da FENPROF, e coordenador do Sindicato dos Professores do Norte, referiu que “os professores do distrito de Viana do Castelo fizeram uma demonstração daquela que é a insatisfação dos professores e a exigência”, relembrando que “depois de uma reunião ontem com o Ministro da Educação em que nada de significativo foi apresentado, esta foi uma importante resposta que os professores aqui do distrito deram às propostas do Ministério da Educação. A resposta foi clara! É inaceitável aquilo que ontem foi apresentado como solução para os problemas dos professores”.
Relativamente ao modelo de ensino, para Francisco Gonçalves, a educação “não está inclusiva nem para professores nem para alunos” deixando nota de que “a luta vai ser longa mas os professores não vão quebrar.”
“Pararemos imediatamente as greves se forem dadas respostas aos problemas essenciais” concluiu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.