Logo
Regional

Sumário: “Em defesa de uma Escola Pública de Qualidade”

3 Fevereiro, 2023 | 22:41
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

"Em defesa de uma escola pública de qualidade" centenas de docentes e não docentes do Distrito, fizeram-se ouvir hoje pelas ruas de Viana do Castelo, em forma de protesto.

A marcha do corpo docente e não docente, de forma cívica e organizada, saiu por volta das 10h00 da Escola Secundária de Monserrate, Avenida do Atlântico, passando pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direção à antiga Praça de Touros.  Às 14h30 a manifestação distrital juntou-se na Praça da República.
Cerca de oito sindicatos representados por centenas de docentes e não docentes fizeram com que a adesão à greve rondasse os 97%, havendo escolas totalmente encerradas.
Para Nuno Fadigas, da FENPROF – Federação Nacional dos Professores, “é uma onda que ultrapassa os próprios sindicatos… É agora ou nunca!”.
Francisco Gonçalves, Secretário Geral Adjunto da FENPROF, e coordenador do Sindicato dos Professores do Norte, referiu que “os professores do distrito de Viana do Castelo fizeram uma demonstração daquela que é a insatisfação dos professores e a exigência”, relembrando que “depois de uma reunião ontem com o Ministro da Educação em que nada de significativo foi apresentado, esta foi uma importante resposta que os professores aqui do distrito deram às propostas do Ministério da Educação. A resposta foi clara! É inaceitável aquilo que ontem foi apresentado como solução para os problemas dos professores”.
Relativamente ao modelo de ensino, para Francisco Gonçalves, a educação “não está inclusiva nem para professores nem para alunos” deixando nota de que “a luta vai ser longa mas os professores não vão quebrar.”
“Pararemos imediatamente as greves se forem dadas respostas aos problemas essenciais” concluiu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.