Logo
Regional

Sumário: “Em defesa de uma Escola Pública de Qualidade”

3 Fevereiro, 2023 | 22:41
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

"Em defesa de uma escola pública de qualidade" centenas de docentes e não docentes do Distrito, fizeram-se ouvir hoje pelas ruas de Viana do Castelo, em forma de protesto.

A marcha do corpo docente e não docente, de forma cívica e organizada, saiu por volta das 10h00 da Escola Secundária de Monserrate, Avenida do Atlântico, passando pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direção à antiga Praça de Touros.  Às 14h30 a manifestação distrital juntou-se na Praça da República.
Cerca de oito sindicatos representados por centenas de docentes e não docentes fizeram com que a adesão à greve rondasse os 97%, havendo escolas totalmente encerradas.
Para Nuno Fadigas, da FENPROF – Federação Nacional dos Professores, “é uma onda que ultrapassa os próprios sindicatos… É agora ou nunca!”.
Francisco Gonçalves, Secretário Geral Adjunto da FENPROF, e coordenador do Sindicato dos Professores do Norte, referiu que “os professores do distrito de Viana do Castelo fizeram uma demonstração daquela que é a insatisfação dos professores e a exigência”, relembrando que “depois de uma reunião ontem com o Ministro da Educação em que nada de significativo foi apresentado, esta foi uma importante resposta que os professores aqui do distrito deram às propostas do Ministério da Educação. A resposta foi clara! É inaceitável aquilo que ontem foi apresentado como solução para os problemas dos professores”.
Relativamente ao modelo de ensino, para Francisco Gonçalves, a educação “não está inclusiva nem para professores nem para alunos” deixando nota de que “a luta vai ser longa mas os professores não vão quebrar.”
“Pararemos imediatamente as greves se forem dadas respostas aos problemas essenciais” concluiu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 20 Dezembro, 2025

Caminha prepara retoma da ligação fluvial com a Galiza já no próximo verão

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.

Desporto 20 Dezembro, 2025

Juventude Viana tenta hoje décima primeira vitória no campeonato frente ao Valongo B

A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Cultura 20 Dezembro, 2025

Orquestra Juvenil do Alto Minho abre inscrições para estágio de verão com Mahler

A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.

Regional 20 Dezembro, 2025

Presépio da ULSAM encanta utentes e visitantes em Viana do Castelo

O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Desporto 20 Dezembro, 2025

Santa Luzia FC visita Águias de Santa Marta na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.

Internacional 20 Dezembro, 2025

Viana Jazz nomeado em três categorias nos Iberian Festival Awards 2026

Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.

Nacional 20 Dezembro, 2025

Inverno chega este domingo com chuva, neve e queda acentuada de temperaturas

O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).