Logo
Regional

Sumário: “Em defesa de uma Escola Pública de Qualidade”

3 Fevereiro, 2023 | 22:41
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

"Em defesa de uma escola pública de qualidade" centenas de docentes e não docentes do Distrito, fizeram-se ouvir hoje pelas ruas de Viana do Castelo, em forma de protesto.

A marcha do corpo docente e não docente, de forma cívica e organizada, saiu por volta das 10h00 da Escola Secundária de Monserrate, Avenida do Atlântico, passando pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direção à antiga Praça de Touros.  Às 14h30 a manifestação distrital juntou-se na Praça da República.
Cerca de oito sindicatos representados por centenas de docentes e não docentes fizeram com que a adesão à greve rondasse os 97%, havendo escolas totalmente encerradas.
Para Nuno Fadigas, da FENPROF – Federação Nacional dos Professores, “é uma onda que ultrapassa os próprios sindicatos… É agora ou nunca!”.
Francisco Gonçalves, Secretário Geral Adjunto da FENPROF, e coordenador do Sindicato dos Professores do Norte, referiu que “os professores do distrito de Viana do Castelo fizeram uma demonstração daquela que é a insatisfação dos professores e a exigência”, relembrando que “depois de uma reunião ontem com o Ministro da Educação em que nada de significativo foi apresentado, esta foi uma importante resposta que os professores aqui do distrito deram às propostas do Ministério da Educação. A resposta foi clara! É inaceitável aquilo que ontem foi apresentado como solução para os problemas dos professores”.
Relativamente ao modelo de ensino, para Francisco Gonçalves, a educação “não está inclusiva nem para professores nem para alunos” deixando nota de que “a luta vai ser longa mas os professores não vão quebrar.”
“Pararemos imediatamente as greves se forem dadas respostas aos problemas essenciais” concluiu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 28 Janeiro, 2026

Átoa encerram mês em Paredes de Coura com concerto acústico

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.

Internacional 28 Janeiro, 2026

Cerveira e Tomiño avançam com Eurocidade Inteligente e projetos inovadores

Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.