A Seleção Nacional de Andebol Sub-19 realizou um treino com a Associação Desportiva Afifense, no Pavilhão Municipal David Freitas, em Afife. Um treino sério mas informal, na casa do Clube que mais se destaca na modalidade no distrito de Viana do Castelo.
Os sub-19 da Seleção Nacional de Andebol que se encontram desde o dia 2 de janeiro, segunda-feira, em Viana do Castelo em estágio com a Seleção Francesa, treinaram ontem com a equipa Sénior do Afifense.
A modalidade de Andebol abre a Cidade Europeia do Desporto 2023 sendo o primeiro evento desportivo do ano.
Para o Presidente do Afifense, Carlos Sampaio, “este treino foi de grande importância, para dinamizar e descentralizar”, e espera que tenha sido “o primeiro de muitos”.
Para o capitão de equipa do Afifense, Ricardo Fão, treinar frente à Seleção Nacional, “foi bom e enriquecedor visto sermos a única equipa de seniores no distrito e estarmos perante a geração futura do andebol nacional”
A semana de preparação da Seleção Nacional de Andebol a decorrer em Viana do Castelo, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, e na convocatória assinalam-se algumas estreias da geração de 2004 e 2005 para os dois jogos amigáveis frente à Seleção Francesa.
O selecionador nacional, Nuno Santos diz estar muito contente com aquilo que lhes “tem sido proporcionado”, visto estarem “bem instalados e ao lado do pavilhão onde tem decorrido os treinos”.
Relativamente ao estágio a decorrer com a Seleção Francesa, para o selecionador português, “está tudo a correr bem dentro daquilo que estávamos a perspectivar, há atletas que nunca jogaram pela Seleção Nacional e estão a vivenciar esta primeira experiência” acrescentando que estão cientes que “a França é uma referencia no andebol a nível mundial”.
Quanto ao Mundial na Croácia entre os dias 2 e 13 de agosto, o objetivo é “chegar o mais longe possível” e ficar nas oito melhores equipas do mundo, visto nos últimos anos terem consigo ficar em “lugares honrosos apesar da fasquia estar alta”.
O capitão da equipa lusa, diz que a equipa “foi bem recebida” e que “a estadia em Viana do Castelo tem sido boa”. Conclui que a equipa se tem “preparado bem para os dois confrontos com a Seleção Francesa” onde espera que a equipa nacional esteja “a um bom nível para futuramente estar preparada para o Mundial”.
Recorde-se que os jogos entre Portugal e França, vão decorrer no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior nos dias, 6 (sexta-feira) às 20h00, e 7 (sábado) às 15h30.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.