A Seleção Nacional de Andebol Sub-19 realizou um treino com a Associação Desportiva Afifense, no Pavilhão Municipal David Freitas, em Afife. Um treino sério mas informal, na casa do Clube que mais se destaca na modalidade no distrito de Viana do Castelo.
Os sub-19 da Seleção Nacional de Andebol que se encontram desde o dia 2 de janeiro, segunda-feira, em Viana do Castelo em estágio com a Seleção Francesa, treinaram ontem com a equipa Sénior do Afifense.
A modalidade de Andebol abre a Cidade Europeia do Desporto 2023 sendo o primeiro evento desportivo do ano.
Para o Presidente do Afifense, Carlos Sampaio, “este treino foi de grande importância, para dinamizar e descentralizar”, e espera que tenha sido “o primeiro de muitos”.
Para o capitão de equipa do Afifense, Ricardo Fão, treinar frente à Seleção Nacional, “foi bom e enriquecedor visto sermos a única equipa de seniores no distrito e estarmos perante a geração futura do andebol nacional”
A semana de preparação da Seleção Nacional de Andebol a decorrer em Viana do Castelo, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, e na convocatória assinalam-se algumas estreias da geração de 2004 e 2005 para os dois jogos amigáveis frente à Seleção Francesa.
O selecionador nacional, Nuno Santos diz estar muito contente com aquilo que lhes “tem sido proporcionado”, visto estarem “bem instalados e ao lado do pavilhão onde tem decorrido os treinos”.
Relativamente ao estágio a decorrer com a Seleção Francesa, para o selecionador português, “está tudo a correr bem dentro daquilo que estávamos a perspectivar, há atletas que nunca jogaram pela Seleção Nacional e estão a vivenciar esta primeira experiência” acrescentando que estão cientes que “a França é uma referencia no andebol a nível mundial”.
Quanto ao Mundial na Croácia entre os dias 2 e 13 de agosto, o objetivo é “chegar o mais longe possível” e ficar nas oito melhores equipas do mundo, visto nos últimos anos terem consigo ficar em “lugares honrosos apesar da fasquia estar alta”.
O capitão da equipa lusa, diz que a equipa “foi bem recebida” e que “a estadia em Viana do Castelo tem sido boa”. Conclui que a equipa se tem “preparado bem para os dois confrontos com a Seleção Francesa” onde espera que a equipa nacional esteja “a um bom nível para futuramente estar preparada para o Mundial”.
Recorde-se que os jogos entre Portugal e França, vão decorrer no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior nos dias, 6 (sexta-feira) às 20h00, e 7 (sábado) às 15h30.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.