A Seleção Nacional de Andebol Sub-19 realizou um treino com a Associação Desportiva Afifense, no Pavilhão Municipal David Freitas, em Afife. Um treino sério mas informal, na casa do Clube que mais se destaca na modalidade no distrito de Viana do Castelo.
Os sub-19 da Seleção Nacional de Andebol que se encontram desde o dia 2 de janeiro, segunda-feira, em Viana do Castelo em estágio com a Seleção Francesa, treinaram ontem com a equipa Sénior do Afifense.
A modalidade de Andebol abre a Cidade Europeia do Desporto 2023 sendo o primeiro evento desportivo do ano.
Para o Presidente do Afifense, Carlos Sampaio, “este treino foi de grande importância, para dinamizar e descentralizar”, e espera que tenha sido “o primeiro de muitos”.
Para o capitão de equipa do Afifense, Ricardo Fão, treinar frente à Seleção Nacional, “foi bom e enriquecedor visto sermos a única equipa de seniores no distrito e estarmos perante a geração futura do andebol nacional”
A semana de preparação da Seleção Nacional de Andebol a decorrer em Viana do Castelo, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, e na convocatória assinalam-se algumas estreias da geração de 2004 e 2005 para os dois jogos amigáveis frente à Seleção Francesa.
O selecionador nacional, Nuno Santos diz estar muito contente com aquilo que lhes “tem sido proporcionado”, visto estarem “bem instalados e ao lado do pavilhão onde tem decorrido os treinos”.
Relativamente ao estágio a decorrer com a Seleção Francesa, para o selecionador português, “está tudo a correr bem dentro daquilo que estávamos a perspectivar, há atletas que nunca jogaram pela Seleção Nacional e estão a vivenciar esta primeira experiência” acrescentando que estão cientes que “a França é uma referencia no andebol a nível mundial”.
Quanto ao Mundial na Croácia entre os dias 2 e 13 de agosto, o objetivo é “chegar o mais longe possível” e ficar nas oito melhores equipas do mundo, visto nos últimos anos terem consigo ficar em “lugares honrosos apesar da fasquia estar alta”.
O capitão da equipa lusa, diz que a equipa “foi bem recebida” e que “a estadia em Viana do Castelo tem sido boa”. Conclui que a equipa se tem “preparado bem para os dois confrontos com a Seleção Francesa” onde espera que a equipa nacional esteja “a um bom nível para futuramente estar preparada para o Mundial”.
Recorde-se que os jogos entre Portugal e França, vão decorrer no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior nos dias, 6 (sexta-feira) às 20h00, e 7 (sábado) às 15h30.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.