A Seleção Nacional de Andebol Sub-19 realizou um treino com a Associação Desportiva Afifense, no Pavilhão Municipal David Freitas, em Afife. Um treino sério mas informal, na casa do Clube que mais se destaca na modalidade no distrito de Viana do Castelo.
Os sub-19 da Seleção Nacional de Andebol que se encontram desde o dia 2 de janeiro, segunda-feira, em Viana do Castelo em estágio com a Seleção Francesa, treinaram ontem com a equipa Sénior do Afifense.
A modalidade de Andebol abre a Cidade Europeia do Desporto 2023 sendo o primeiro evento desportivo do ano.
Para o Presidente do Afifense, Carlos Sampaio, “este treino foi de grande importância, para dinamizar e descentralizar”, e espera que tenha sido “o primeiro de muitos”.
Para o capitão de equipa do Afifense, Ricardo Fão, treinar frente à Seleção Nacional, “foi bom e enriquecedor visto sermos a única equipa de seniores no distrito e estarmos perante a geração futura do andebol nacional”
A semana de preparação da Seleção Nacional de Andebol a decorrer em Viana do Castelo, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, e na convocatória assinalam-se algumas estreias da geração de 2004 e 2005 para os dois jogos amigáveis frente à Seleção Francesa.
O selecionador nacional, Nuno Santos diz estar muito contente com aquilo que lhes “tem sido proporcionado”, visto estarem “bem instalados e ao lado do pavilhão onde tem decorrido os treinos”.
Relativamente ao estágio a decorrer com a Seleção Francesa, para o selecionador português, “está tudo a correr bem dentro daquilo que estávamos a perspectivar, há atletas que nunca jogaram pela Seleção Nacional e estão a vivenciar esta primeira experiência” acrescentando que estão cientes que “a França é uma referencia no andebol a nível mundial”.
Quanto ao Mundial na Croácia entre os dias 2 e 13 de agosto, o objetivo é “chegar o mais longe possível” e ficar nas oito melhores equipas do mundo, visto nos últimos anos terem consigo ficar em “lugares honrosos apesar da fasquia estar alta”.
O capitão da equipa lusa, diz que a equipa “foi bem recebida” e que “a estadia em Viana do Castelo tem sido boa”. Conclui que a equipa se tem “preparado bem para os dois confrontos com a Seleção Francesa” onde espera que a equipa nacional esteja “a um bom nível para futuramente estar preparada para o Mundial”.
Recorde-se que os jogos entre Portugal e França, vão decorrer no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior nos dias, 6 (sexta-feira) às 20h00, e 7 (sábado) às 15h30.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.