A “START POINT Summit - Feira de Emprego, Empreendedorismo e Formação da Universidade do Minho” realiza-se a 8 e 9 de novembro, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, em Braga. O programa inclui uma mostra com mais de 70 empresas e de 600 ofertas de recrutamento e estágio, além de conferências, speed interviews, workshops, mentorias e área de voluntariado, com diversos projetos socais. A organização cabe à Associação Académica da UMinho (AAUMinho), com a parceria da Reitoria.
A sessão de abertura é esta terça-feira, às 10h00, com a presença prevista do presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, do pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e dos vice-presidentes dos municípios de Braga e Guimarães, respetivamente Sameiro Araújo e Adelina Paula Pinto, entre outros.
Segue-se às 10h30 uma sessão de apresentação das empresas Accenture, CJR Renewables, Codepoint, Continental, MC Sonae, NTT Data e Vestas. De tarde há um painel sobre emprego jovem e, no dia seguinte, destacam-se as sessões “Da ideia ao negócio”, “Mentoring point” e “Pitch final startup your point”.
Esta iniciativa tem entrada livre, das 9h30 às 17h00, e destina-se a (ex-)estudantes, investigadores, docentes e técnicos da instituição, além de desempregados e empreendedores qualificados. O objetivo é potenciar o contacto direto com o mercado de trabalho, a divulgação de oportunidades, o desenvolvimento de competências e o networking.
Os interessados têm transporte assegurado de autocarro de/para Guimarães (campus de Azurém). É também possível descarregar a app do evento para interagir, consultar o mapa digital do recinto e somar pontos em tarefas, para concorrer a prémios-surpresa. Os participantes vão ainda poder interagir com profissionais da rádio Mega Hits (dia 8) e da Rádio Universitária do Minho (dia 9), nas emissões em direto a partir do recinto. O site oficial é www.startpoin.pt
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.