A “START POINT Summit - Feira de Emprego, Empreendedorismo e Formação da Universidade do Minho” realiza-se a 8 e 9 de novembro, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, em Braga. O programa inclui uma mostra com mais de 70 empresas e de 600 ofertas de recrutamento e estágio, além de conferências, speed interviews, workshops, mentorias e área de voluntariado, com diversos projetos socais. A organização cabe à Associação Académica da UMinho (AAUMinho), com a parceria da Reitoria.
A sessão de abertura é esta terça-feira, às 10h00, com a presença prevista do presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, do pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e dos vice-presidentes dos municípios de Braga e Guimarães, respetivamente Sameiro Araújo e Adelina Paula Pinto, entre outros.
Segue-se às 10h30 uma sessão de apresentação das empresas Accenture, CJR Renewables, Codepoint, Continental, MC Sonae, NTT Data e Vestas. De tarde há um painel sobre emprego jovem e, no dia seguinte, destacam-se as sessões “Da ideia ao negócio”, “Mentoring point” e “Pitch final startup your point”.
Esta iniciativa tem entrada livre, das 9h30 às 17h00, e destina-se a (ex-)estudantes, investigadores, docentes e técnicos da instituição, além de desempregados e empreendedores qualificados. O objetivo é potenciar o contacto direto com o mercado de trabalho, a divulgação de oportunidades, o desenvolvimento de competências e o networking.
Os interessados têm transporte assegurado de autocarro de/para Guimarães (campus de Azurém). É também possível descarregar a app do evento para interagir, consultar o mapa digital do recinto e somar pontos em tarefas, para concorrer a prémios-surpresa. Os participantes vão ainda poder interagir com profissionais da rádio Mega Hits (dia 8) e da Rádio Universitária do Minho (dia 9), nas emissões em direto a partir do recinto. O site oficial é www.startpoin.pt
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.