A “START POINT Summit - Feira de Emprego, Empreendedorismo e Formação da Universidade do Minho” realiza-se a 8 e 9 de novembro, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, em Braga. O programa inclui uma mostra com mais de 70 empresas e de 600 ofertas de recrutamento e estágio, além de conferências, speed interviews, workshops, mentorias e área de voluntariado, com diversos projetos socais. A organização cabe à Associação Académica da UMinho (AAUMinho), com a parceria da Reitoria.
A sessão de abertura é esta terça-feira, às 10h00, com a presença prevista do presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, do pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e dos vice-presidentes dos municípios de Braga e Guimarães, respetivamente Sameiro Araújo e Adelina Paula Pinto, entre outros.
Segue-se às 10h30 uma sessão de apresentação das empresas Accenture, CJR Renewables, Codepoint, Continental, MC Sonae, NTT Data e Vestas. De tarde há um painel sobre emprego jovem e, no dia seguinte, destacam-se as sessões “Da ideia ao negócio”, “Mentoring point” e “Pitch final startup your point”.
Esta iniciativa tem entrada livre, das 9h30 às 17h00, e destina-se a (ex-)estudantes, investigadores, docentes e técnicos da instituição, além de desempregados e empreendedores qualificados. O objetivo é potenciar o contacto direto com o mercado de trabalho, a divulgação de oportunidades, o desenvolvimento de competências e o networking.
Os interessados têm transporte assegurado de autocarro de/para Guimarães (campus de Azurém). É também possível descarregar a app do evento para interagir, consultar o mapa digital do recinto e somar pontos em tarefas, para concorrer a prémios-surpresa. Os participantes vão ainda poder interagir com profissionais da rádio Mega Hits (dia 8) e da Rádio Universitária do Minho (dia 9), nas emissões em direto a partir do recinto. O site oficial é www.startpoin.pt
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.