O Sporting apurou-se para a final da Taça de Portugal masculina de voleibol, ao derrotar o Benfica, por 3-1, na meia-final disputada em Viana do Castelo, uma semana após ter derrotado os ‘encarnados’ para o campeonato nacional.
Depois dos triunfos das ‘águias’ na primeira fase do campeonato, por 3-1, e na primeira volta da segunda fase, por 3-2, os ‘leões’ venceram pela margem máxima no sábado anterior, no encerramento dessa segunda fase, e repetiram hoje o feito, com parciais de 25-21, 20-25, 25-20 e 25-20.
Com os serviços a criarem várias dificuldades à receção ‘encarnada’, nomeadamente os de Jan Galabov, a agressividade de Lucas van Berkel no centro da rede, no remate e no bloco, e a produtividade de Wagner Silva, o Sporting foi melhor por mais tempo, frente a um irregular Benfica, impossibilitado de vencer a prova pelo terceiro ano seguido e de consolidar o seu recorde de 20 troféus.
O duelo começou equilibrado, com as ‘águias’ a liderarem o primeiro set até aos 10-8, à boleia do acerto de Lucas França no bloco, antes de os serviços de Jan Galabov e de Lucas van Berkel começarem a fazer mossa na receção benfiquista e permitirem à equipa ‘verde e branca’ uma leitura mais fácil dos ataques contrários.
Além da sucessão de blocos bem sucedidos, o oposto Wagner Silva começou a somar pontos, o que permitiu aos ‘leões’ atingirem uma vantagem de 22-15, folgada o suficiente para conterem a breve reação ‘encarnada’, após entrada do capitão Hugo Gaspar, e fecharem o set.
Os papéis inverteram-se de seguida, com a equipa treinada por Marcel Matz a aproveitar os serviços de Pablo Machado para alcançar uma margem de quatro pontos para o Sporting (10-6) e gerir o resto do set com conforto, numa exibição em que o ‘side out’ foi quase sempre preciso e o bloco esteve interventivo.

Após uma breve reação no término do segundo set, com os blocos de Lucas van Berkel e os remates de Wagner Silva a reaparecerem, a formação às ordens de João Coelho entrou melhor no terceiro, construiu uma vantagem de quatro pontos (6-2) e, depois de erros no serviço de parte a parte, lançou-se para uma série de oito pontos consecutivos.
Com um ‘side out’ fluido, um bloco várias vezes intransponível e uma defesa atenta na resposta aos ataques ‘encarnados’ que sobrevoavam a rede, o Sporting chegou aos 18-8 e fechou o set, apesar do ‘despertar’ benfiquista na ponta final, com um ciclo de seis pontos seguidos a encurtar a diferença.
O quarto set foi o mais equilibrado, com as duas equipas quase sempre encostadas no ‘marcador’ até ao momento em que, a perder por 17-16, os ‘leões’ somaram quatro pontos seguidos com um serviço de Martin Licek, blocos de Galabov e de Imanol Tombion, e aproveitaram esse balanço para selar a final.
Vencedor da prova em quatro ocasiões, a última das quais em 2021, o Sporting vai defrontar na final de domingo, agendada para as 17:00, o vencedor da meia-final entre Fonte do Bastardo e Leixões, que se realiza hoje, a partir das 18:00, em Viana do Castelo, palco da ‘final four’.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.