O Sporting apurou-se para a final da Taça de Portugal masculina de voleibol, ao derrotar o Benfica, por 3-1, na meia-final disputada em Viana do Castelo, uma semana após ter derrotado os ‘encarnados’ para o campeonato nacional.
Depois dos triunfos das ‘águias’ na primeira fase do campeonato, por 3-1, e na primeira volta da segunda fase, por 3-2, os ‘leões’ venceram pela margem máxima no sábado anterior, no encerramento dessa segunda fase, e repetiram hoje o feito, com parciais de 25-21, 20-25, 25-20 e 25-20.
Com os serviços a criarem várias dificuldades à receção ‘encarnada’, nomeadamente os de Jan Galabov, a agressividade de Lucas van Berkel no centro da rede, no remate e no bloco, e a produtividade de Wagner Silva, o Sporting foi melhor por mais tempo, frente a um irregular Benfica, impossibilitado de vencer a prova pelo terceiro ano seguido e de consolidar o seu recorde de 20 troféus.
O duelo começou equilibrado, com as ‘águias’ a liderarem o primeiro set até aos 10-8, à boleia do acerto de Lucas França no bloco, antes de os serviços de Jan Galabov e de Lucas van Berkel começarem a fazer mossa na receção benfiquista e permitirem à equipa ‘verde e branca’ uma leitura mais fácil dos ataques contrários.
Além da sucessão de blocos bem sucedidos, o oposto Wagner Silva começou a somar pontos, o que permitiu aos ‘leões’ atingirem uma vantagem de 22-15, folgada o suficiente para conterem a breve reação ‘encarnada’, após entrada do capitão Hugo Gaspar, e fecharem o set.
Os papéis inverteram-se de seguida, com a equipa treinada por Marcel Matz a aproveitar os serviços de Pablo Machado para alcançar uma margem de quatro pontos para o Sporting (10-6) e gerir o resto do set com conforto, numa exibição em que o ‘side out’ foi quase sempre preciso e o bloco esteve interventivo.

Após uma breve reação no término do segundo set, com os blocos de Lucas van Berkel e os remates de Wagner Silva a reaparecerem, a formação às ordens de João Coelho entrou melhor no terceiro, construiu uma vantagem de quatro pontos (6-2) e, depois de erros no serviço de parte a parte, lançou-se para uma série de oito pontos consecutivos.
Com um ‘side out’ fluido, um bloco várias vezes intransponível e uma defesa atenta na resposta aos ataques ‘encarnados’ que sobrevoavam a rede, o Sporting chegou aos 18-8 e fechou o set, apesar do ‘despertar’ benfiquista na ponta final, com um ciclo de seis pontos seguidos a encurtar a diferença.
O quarto set foi o mais equilibrado, com as duas equipas quase sempre encostadas no ‘marcador’ até ao momento em que, a perder por 17-16, os ‘leões’ somaram quatro pontos seguidos com um serviço de Martin Licek, blocos de Galabov e de Imanol Tombion, e aproveitaram esse balanço para selar a final.
Vencedor da prova em quatro ocasiões, a última das quais em 2021, o Sporting vai defrontar na final de domingo, agendada para as 17:00, o vencedor da meia-final entre Fonte do Bastardo e Leixões, que se realiza hoje, a partir das 18:00, em Viana do Castelo, palco da ‘final four’.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.