O Sporting apurou-se para a final da Taça de Portugal masculina de voleibol, ao derrotar o Benfica, por 3-1, na meia-final disputada em Viana do Castelo, uma semana após ter derrotado os ‘encarnados’ para o campeonato nacional.
Depois dos triunfos das ‘águias’ na primeira fase do campeonato, por 3-1, e na primeira volta da segunda fase, por 3-2, os ‘leões’ venceram pela margem máxima no sábado anterior, no encerramento dessa segunda fase, e repetiram hoje o feito, com parciais de 25-21, 20-25, 25-20 e 25-20.
Com os serviços a criarem várias dificuldades à receção ‘encarnada’, nomeadamente os de Jan Galabov, a agressividade de Lucas van Berkel no centro da rede, no remate e no bloco, e a produtividade de Wagner Silva, o Sporting foi melhor por mais tempo, frente a um irregular Benfica, impossibilitado de vencer a prova pelo terceiro ano seguido e de consolidar o seu recorde de 20 troféus.
O duelo começou equilibrado, com as ‘águias’ a liderarem o primeiro set até aos 10-8, à boleia do acerto de Lucas França no bloco, antes de os serviços de Jan Galabov e de Lucas van Berkel começarem a fazer mossa na receção benfiquista e permitirem à equipa ‘verde e branca’ uma leitura mais fácil dos ataques contrários.
Além da sucessão de blocos bem sucedidos, o oposto Wagner Silva começou a somar pontos, o que permitiu aos ‘leões’ atingirem uma vantagem de 22-15, folgada o suficiente para conterem a breve reação ‘encarnada’, após entrada do capitão Hugo Gaspar, e fecharem o set.
Os papéis inverteram-se de seguida, com a equipa treinada por Marcel Matz a aproveitar os serviços de Pablo Machado para alcançar uma margem de quatro pontos para o Sporting (10-6) e gerir o resto do set com conforto, numa exibição em que o ‘side out’ foi quase sempre preciso e o bloco esteve interventivo.

Após uma breve reação no término do segundo set, com os blocos de Lucas van Berkel e os remates de Wagner Silva a reaparecerem, a formação às ordens de João Coelho entrou melhor no terceiro, construiu uma vantagem de quatro pontos (6-2) e, depois de erros no serviço de parte a parte, lançou-se para uma série de oito pontos consecutivos.
Com um ‘side out’ fluido, um bloco várias vezes intransponível e uma defesa atenta na resposta aos ataques ‘encarnados’ que sobrevoavam a rede, o Sporting chegou aos 18-8 e fechou o set, apesar do ‘despertar’ benfiquista na ponta final, com um ciclo de seis pontos seguidos a encurtar a diferença.
O quarto set foi o mais equilibrado, com as duas equipas quase sempre encostadas no ‘marcador’ até ao momento em que, a perder por 17-16, os ‘leões’ somaram quatro pontos seguidos com um serviço de Martin Licek, blocos de Galabov e de Imanol Tombion, e aproveitaram esse balanço para selar a final.
Vencedor da prova em quatro ocasiões, a última das quais em 2021, o Sporting vai defrontar na final de domingo, agendada para as 17:00, o vencedor da meia-final entre Fonte do Bastardo e Leixões, que se realiza hoje, a partir das 18:00, em Viana do Castelo, palco da ‘final four’.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.