Logo
Desporto

Sport Clube Vianense SAD apresentou “o sonho de todos os clubes”

23 Junho, 2023 | 14:29
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Na Assembleia Geral Ordinária do Sport Clube Vianense, realizada ontem no Auditório da ex-Associação Industrial do Minho, Nuno Azevedo e Cardoso, Presidente da Vianense, Futebol SAD, apresentou "o sonho" de construir a Cidade Desportiva do Clube.

A Assembleia começou com agradecimentos aos adeptos, sócios e a todos os membros do clube, sendo atribuído por todos os presentes, cerca de 70 sócios, um voto de louvor à Sport Clube Vianense, Futebol SAD. Equipa técnica, dirigentes, jogadores e staff.

Nuno Azevedo e Cardoso iniciou a ordem de trabalhos com a apresentação do projeto para a criação de novas instalações desportivas.

“A ideia é fazer aqui no concelho uma cidade desportiva que nos permita conviver no mesmo espaço e dar a oportunidade às camadas mais jovens para se desenvolverem, tal como a a todas as atividades. Não só as da SAD, mas também as do clube. Só assim seremos cada vez melhores e mais atrativos”.

“Partimos do principio que a SAD nunca pode ser senhoria do clube, logo a SAD mesmo que tivesse todo este capital para investir, nunca o poderia fazer, porque assim teria que pedir ao clube uma renda. Eu acho que isso seria o mundo ao contrário. Isso nunca irá acontecer. O que deve acontecer, é o património continuar a ser do clube e ser o clube a cobrar uma renda à SAD”, realçou relativamente ao investimento, que prevê a mudança do Estádio para a freguesia de Darque.

“O nosso trabalho foi encontrar um investidor, um outro que não tem nada a ver com o que vocês já conhecem. Que não tem nada a ver com futebol , nem com a SAD, mas sim um empresário do ramo do Real State, que viu neste negócio uma oportunidade e que não vai ter nenhuma participação na SAD ou no clube”.

Cardoso afirmou que “o investidor é português, mas não é de Viana do Castelo”.

Já com a apresentação projetada para os sócios presentes, Nuno Azevedo e Cardoso, afirmou que o projeto “não é definitivo”, mas “é o mínimo para nós, o mínimo olímpico do que nós achamos necessário”.

O estádio prevê a possibilidade de 15 000 lugares porém o Presidente da SAD reforça que “talvez seja um bocadinho ambicioso, porque mesmo chegando à final como nós chegamos, o José de Matos continuava vazio”, portanto “um estádio com cinco ou com dez mil (lugares) servia perfeitamente”.

A ideia do projeto passa pela criação de 5 000 lugares, mas sempre, com a possibilidade de crescer, tendo sido o projeto desenhado dessa mesma forma.

O projeto prevê aquele que “é o sonho de todos os clubes” com a criação de três campos e um estádio mais pequeno, mas com bancada e balneários, onde jogarão os Sub-19 e todos os outros escalões. “É o mínimo olímpico para um clube que quer chegar  aos campeonatos profissionais.” frisou.

O projeto contempla ainda, um centro de estágio composto por um Hotel com cerca de 40 quartos, para estágios da equipa profissional, com a possibilidade de rentabilizar o empreendimento, uma piscina, ginásio e estruturas que apoiem o clube, as equipas da SAD e os vianenses em geral.

Voltando ao projeto o Presidente explicou que o promotor tem algumas exigências, sendo a primeira e talvez a principal, que a “Câmara Municipal aprove o projeto e que o índice de construção dos terrenos do José de Matos estejam de acordo com o investimento a fazer”.

Cardoso explicou que “o processo inicia-se com uma avaliação aos terrenos do José de Matos e uma avaliação a este projeto onde os valores terão de ser similares”.

Para viabilizar o projeto, o Município terá de ceder os terrenos, ao Sport Clube Vianense, mantendo-se o Estádio Dr. José de Matos intacto até ao fim da construção do novo Estádio.

Caso o projeto avance, a “ideia passa por construir habitações, no lugar do antigo Estádio, bem como Lares para Idosos onde será dada uma benesse aos sócios do Vianense, com condições especiais”.

O Presidente da SAD conclui dizendo que “não há mal nenhum em mudar e evoluir, sendo o projeto em Darque, Praia Norte…ou Meadela… para mim é igual até porque foram estudadas várias possibilidades e neste projeto tentamos uma série de locais e vão todos dar a Darque, sejam nestes terrenos ou noutros”, relembrando ainda que a decisão é dos sócios e que aceitará  sempre a decisão dos mesmos.

Projeto:

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 7 Dezembro, 2025

Google revela quais foram as pesquisas que marcaram 2025 em Portugal

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Seleção AF Viana do Castelo perde por 1–0 diante da AF Braga

A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.