O Space Festival, o Festival itinerante de música experimental e improvisada, regressa aos locais fora do circuito tradicional de concertos, de 3 a 12 de Novembro.
No circuito de concertos/festivais algumas zonas do nosso país continuam a ser esquecidas, o objectivo do Space Festival é levar momentos de música experimental e improvisada a sete territórios de baixa densidade.
Os concelhos de Montemor-o-Velho, Paredes de Coura, Caminha e Monção, Castelo de Paiva, Mondim de Basto e Lousada vão poder assistir, para além de concertos, a instalações, workshops, conversas e sessões de cinema.
O cartaz inclui vários nomes conhecidos do panorama da música a nível nacional, incluindo alguns que se apresentam em formações inéditas.
A saber, Hedera4tet (quarteto de violinos composto por Carlos Zíngaro, David Magalhães Alves, Francisco Lima da Silva e Bernardo Aguiar), Expurgar: Derivas Sónicas e Espaciais (projeto de Dária Salgado, Sérgio Tavares e Nuno Trocado), Gonçalo Almeida (solo), Jorge Queijo Trio (onde se juntam ao percussionista João Mortágua e Olivia Pinto), Sublumia: Liquid Aesthesia (projeto de Henrique Fernandes, Jorge Quintela e João Ricardo) e ainda Luís Vicente Trio, grupo que se tem apresentado com frequência em grandes palcos internacionais (composto por Luís Vicente, Gonçalo Almeida e Pedro Melo Alves), Luís Fernandes (solo), Abi Feijó & Samuel Martins Coelho, Marta Zapparoli & Albrecht Loops, Luís Bittencourt & Gileno Santana, Nomad Nenúfar (Tom Maciel, Bernardo Tinoco, João Pereira), Cluster – Grupo Experimental de Matosinhos e Duo Guitolão (António Eustáquio e Carlos Barreto).
Todas as atividades são de entrada gratuita, à exceção dos espetáculos em espaços com sistemas de bilheteria próprios: Cine Teatro João Verde (BOL), Favo das Artes (Ticketline) e Centro Cultural de Paredes de Coura (compra no local).
Agenda:
3 a 5 Novembro – Montemor-o-Velho
6 Novembro – Lousada
7 Novembro – Castelo de Paiva
8 a 9 Novembro – Paredes de Coura
10 Novembro – Mondim de Basto
11 Novembro – Monção
12 Novembro – Caminha
No próximo dia 4 de setembro, o Município de Ponte de Lima, através do Museu dos Terceiros, convida a comunidade a participar na Rota dos Azulejos, uma iniciativa cultural inserida no programa comemorativo dos 900 anos da atribuição do Foral à vila.
O Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral celebra-se, desde 2016, a 5 de setembro, por iniciativa da International Spinal Cord Society (ISCoS). Todos os anos, este dia serve de mote para refletir sobre um tema central relacionado com estas lesões.
A freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, volta a cumprir a tradição com a realização das Festas em Honra de São Mamede, entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que combina a componente religiosa com animação musical, cultura popular e gastronomia regional.
O concelho de Viana do Castelo será palco de mais um fim de semana marcado pela diversidade e dinamismo, com várias iniciativas a decorrer entre sábado, 30 de agosto, e domingo, 31 de agosto. Desporto, tradição e cultura popular marcam presença numa programação que promete atrair participantes e público de diferentes idades.
Monção vai acolher, entre 27 e 30 de agosto, o projeto “Aldeia Feliz”, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) que tem como principal objetivo promover a literacia em saúde, combater fatores de risco associados ao envelhecimento e mitigar o isolamento social da população mais idosa.
O Município de Arcos de Valdevez assinou um protocolo de cooperação com o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD, I.P.), com vista à prevenção de comportamentos aditivos em contexto laboral.
A menos de um mês do fim da concessão do serviço de transporte urbano em Viana do Castelo, a empresa Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda. alertou esta segunda-feira para a possibilidade de uma rutura iminente no serviço público, caso não seja encontrada uma solução eficaz e atempada para assegurar a continuidade da operação após 22 de setembro.