Uma das "7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal", referência gastronómica na região, regressa à mesa nos dias 5, 6, 12 e 13 de outubro, propondo assim um "agasalho culinário" com tradição e requinte. Bianca Barros atua no dia 5 de outubro às 22h00 e os Sons do Minho no dia 12 de outubro também às 22HOO.
Distinguido como uma das “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal”, o Cordeiro à Moda de Monção, popularmente conhecido como “Foda à Monção”, será confecionado e servido em 18 restaurantes locais participantes, sendo o programa complementar preenchido com animação popular e atividades lúdicas para todos os públicos.
A edição deste ano contempla uma tenda na Praça Deu-la-Deu, sala de visitas de Monção, onde decorrerá a degustação do prato e a venda de vinhos espumantes dos produtores locais, incluindo, também, a realização de mesas redondas, workshops gastronómicos e animação musical.
A degustação do prato na tenda será servida em pequenos alguidares de barro, semelhantes aos que são levados ao forno de lenha para confecionar este manjar delicioso, com sabor autêntico e nome ousado. A senha tem um custo de 5,00 €, englobando a prova e o alguidar.
Nos restaurantes participantes, o visitante tem direito a um voucher oferta que engloba o pequeno alguidar em barro e degustação da doçaria “Roscas de Monção”, no Museu Alvarinho. Nestes quatro dias, o toque musical é colocado, entre outros, pelo grupo Sons do Minho e pela cantora Bianca Barros.
Conhecido por “Foda à Monção”, o nome pode intimidar os mais acanhados, mas o sabor único promete momentos de genuíno prazer à mesa.
Programa
SÁBADO, 5 DE OUTUBRO
11h00 | Abertura do espaço1
1h00 – 12h30 | Degustação de Cordeiro à Moda de Monção.
15h00 – 16h00 | Mesa redonda “A Raça Bordaleira”Momento dedicado à discussão sobre a raça ovina “Bordaleira”, onde se abordarão temas como a importância da sua defesa e valorização e quais as caraterísticas ideias para a sua utilização na confeção do prato “Cordeiro à Moda de Monção”.
17h00 – 18h00 | Música ao vivo: Gabriel LeoUma jornada elaborada por diversos géneros musicais e integrada num registo R&b e Soul.
17h00 – 19h30 | Degustação de Cordeiro à Moda de Monção
18h00 | Visita performativa “Tradição em Movimento” por All Styles Dance ProjectVisita guiada pelo Centro Histórico, acompanhada por momentos performativos de dança contemporânea, inspirados na mítica lenda de Deu-la-Deu Martins, heroína de Monção. Ponto de encontro: Porta de Salvaterra
22h00 | Concerto de Bianca Barros
00h00 | Encerramento do espaço
DOMINGO, 6 DE OUTUBRO 11h00 | Abertura do espaço
11h00 – 12h30 | Degustação de Cordeiro à Moda de Monção
14h00 – 16h30 | Tricordeiro – Ateliê de Tricô desenvolvido pelo grupo Tricotadeiras, onde os participantes poderão desenvolver uma peça de tricô, através da arte de tricotar.Local: Praça Deu-la-Deu
16h30 – 18h00 | Workshop Gastronómico – Roscas de MonçãoWorkshop gastronómico onde será demonstrado o método e técnicas de confeção deste doce, galardoado com a distinção 7 Maravilhas Doces de Portugal (2019).
17h00 – 18h00 | Degustação de Cordeiro à Moda de Monção
18h00 | Encerramento do espaço
SÁBADO, 12 DE OUTUBRO
11h00 | Abertura do espaço
11h00 – 12h30 | Degustação de Cordeiro à Moda de Monção
15h00 – 16h00 | Mesa redonda “O Papel das Confrarias na Defesa e Divulgação da Gastronomia Nacional”Com convidados de várias Confrarias a nível nacional, neste momento será elucidado o papel importante destes grupos enquanto protetores do rico património gastronómico português, na afirmação da sua identidade e estimulação do desenvolvimento dos territórios.
17h00– 18h00 | Música ao vivo: Sérgio CarvalhosaSinopse:
17h00 – 19h30 | Degustação de Cordeiro à Moda de Monção
22h00 | Concerto “Sons do Minho”
00h00 | Encerramento do espaço
DOMINGO, 13 DE OUTUBRO
11h00 | Abertura do espaço
11h00 – 12h30 | Degustação de Cordeiro à Moda de Monção
14h00 – 16h30 | “Algodãozinha” dos Prados – Exposição InterativaPrivilegiados de uma paisagem verdejante, numa região com zonas de alguma tradição pastoril, talvez tenhamos, hoje, uma visão pouco alargada quando vemos um rebanho de ovelhas, como havia em tempos idos. A primeira perceção é, de imediato, associada à confeção alimentar, ao prato que nos identifica na nossa rica cultura gastronómica. No entanto, há outras variantes que podem ser exploradas e que, também, estão inseridas nas nossas tradições, como é o caso da produção da lã.
16h30 – 18h00 | Workshop Gastronómico – Sopa SecaSegundo a tradição monçanense, nas épocas festivas não pode faltar à mesa o Cordeiro à Moda de Monção e o Cozido à Portuguesa e, para terminar, a Sopa Seca. Reavivamos este doce tradicional da região através de um workshop gastronómico, onde serão demonstrados os passos da sua confeção.
17h00 – 18h00 | Degustação de Cordeiro à Moda de Monção
18h00 | Encerramento do espaço
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.