Logo
Música

Sons do Minho distinguidos na 6.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa

17 Maio, 2024 | 11:51
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Os vianenses Sons do Minho foram distinguidos na 6.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, arrecadando o galardão de Prémio Música Ligeira e Popular, num ano em que a votação do público bateu recordes.

Este ano foi atribuído pela primeira vez o Prémio Música Ligeira e Popular, que foi para os Sons do Minho, com “Recomeçar”.

Quando subiram a palco para receber o prémio, os músicos de Viana do Castelo, lembraram que a música ligeira e popular é um dos géneros musicais “que mais pontua os eventos de Norte a Sul do país, na diáspora e nos quatro cantos do mundo”.

“A música popular e ligeira tem lugar em todo o lado. Chega de preconceito e viva a música portuguesa”, disseram.

O músico Slow J foi o mais premiado na 6.ª edição dos PLAY, arrecadando o galardão de Melhor Artista Masculino e o Prémio da Crítica, com o álbum “Afro Fado”.

Os vencedores dos PLAY foram anunciados, numa cerimónia no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e que teve transmissão em direto em vários canais da RTP.

Slow J, que já tinha vencido o Prémio de Melhor Artista Masculino na 2.ª edição dos PLAY em 2020, estava ainda nomeado na categoria de Canção do Ano – a única cujo vencedor é escolhido pelo público – que foi “Maria Joana”, tema que junta Nuno Ribeiro, Mariza e os Calema.

De acordo com a organização dos prémios, nesta edição a participação do público – que votou através das redes sociais e da app My Vodafone – bateu recordes, com 39 709 votos, um aumento de quase 50% em relação ao ano passado.

Os Calema, que estão a fazer uma digressão internacional, foram ainda distinguidos, pelo segundo ano consecutivo, com o PLAY de Melhor Grupo.

Nesta edição, o PLAY de Melhor Artista Feminina foi para Bárbara Bandeira. A cantora não esteve presente na cerimónia, porque está a preparar um novo trabalho, e enviou o pai, o cantor Rui Bandeira, em sua representação.

Além de Slow J, que não esteve presente na cerimónia e não teve ninguém a representá-lo, outros artistas de ‘hip-hop’ foram distinguidos nesta edição. T-Rex venceu na categoria de Melhor Álbum, com “Cor d’água”, e LEO2745 na de Artista Revelação.

O PLAY de Melhor Álbum de Fado foi para “Terra que vale o céu”, de Ricardo Ribeiro, o de Melhor Álbum de Jazz para “Chromosome”, de Mário Costa, e o de Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita para “Lamentos”, de António Pinho Vargas, que referiu que “esta música é minoritária mas existe”.

O Prémio de Melhor Videoclipe foi para “Estrada”, de Pedro Mafama, realizado por André Caniços, que em 2022 tinha visto o seu trabalho distinguido na mesma categoria com “Andorinhas”, de Ana Moura.

Já o Prémio Lusofonia foi atribuído ao brasileiro Dennis, com “Tá OK”, tema em que participa MC Kevin O Chris.

Além dos vencedores dos prémios em categorias com vários nomeados, foram entregues o Prémio Carreira, atribuído pelos promotores dos prémios PLAY, e o Prémio da Crítica, cujo vencedor é escolhido por um painel de jornalistas da área da música.

O da Crítica foi para Slow J, pelo álbum “Afro Fado” e o Carreira para o maestro António Victorino D’Almeida, “pelos mais de 70 anos dedicados à composição e à divulgação da música clássica”.

O maestro e compositor, de 83 anos, presenteou a plateia com uma improvisação ao piano, antes de ser exibido um vídeo que passou em revista a sua carreira.

António Victorino D’Almeida mostrou-se honrado por receber o prémio, especialmente por este lhe ser entregue na “grande casa” de Cultura que é o Coliseu dos Recreios.

Durante a cerimónia atuaram vários músicos. Jüra, que editou na quinta-feira o álbum de estreia, “Sortaminha”, abriu a cerimónia com um medley de três dos seus temas – “Coração”, “Milagre” e “Avidadá”.

Ao longo da noite atuaram também Camané e Ricardo Ribeiro, com João Paulo Esteves da Silva e Mário Laginha, DAMA com Buba Espinho, acompanhados pelos Bandidos do Cante e Mike11, Murta e Diana Lima, SYRO e Bispo, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra, Pedro Mafama com o Grupo Coral Paz & Unidade de Alcáçovas e La Família Gitana,

Os PLAY, criados em 2019, são promovidos pela Audiogest, que gere e representa os direitos das editoras multinacionais, nacionais e independentes, e pela GDA, entidade que gere os direitos dos artistas, intérpretes e executantes, em parceria com a RTP e a Vodafone.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Novembro, 2025

Ministro inaugura 32 novas habitações sociais em Alvarães

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Internacional 17 Novembro, 2025

Viana do Castelo representada em Atenas com a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia

Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.

Nacional 17 Novembro, 2025

Escuteiros de várias regiões participam na Ação Bandeira 2025 em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Regional 17 Novembro, 2025

Darque recebe lançamento do segundo volume de ‘Incríveis Pessoas Comuns’

Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.

Regional 17 Novembro, 2025

Alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira premiados nas “Curtas do Castelo” visitam o Porto

Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.

Regional 17 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura exposição sobre o mural mais emblemático do concelho

Ponte da Barca inaugura no próximo dia 20 de novembro, às 15h00, nos Paços do Concelho, a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, que revela os bastidores da criação do maior mural alguma vez feito por um único artista na Zona Norte, com 1.550 metros quadrados.

Cultura 17 Novembro, 2025

“Ibéria” leva reflexão histórica ao palco do Sá de Miranda hoje e amanhã

Esta segunda e terça-feira, 17 e 18 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo acolhe “Ibéria”, da companhia Peripécia Teatro. A produção propõe um olhar artístico sobre a história comum e as relações entre Portugal e Espanha, destacando o diálogo cultural entre os dois países.