No dia 29 de dezembro irá decorrer a inauguração da Fábrica de Memórias com a exposição “SOMOS NÓS, 1.º Encontro dos Saberes e Tradições”, localizado na antiga Escola Primária da Freguesia de Freixieiro de Soutelo em Viana do Castelo.
A antiga Escola Primária da Freguesia de Freixieiro de Soutelo, em Viana do Castelo, será palco da exposição “SOMOS NÓS, 1.º Encontro dos Saberes e Tradições”. O evento de inauguração do novo espaço da Freguesia, Fábrica de Memórias, promovido pela Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo e Souto e Freixo, celebra o artesanato, a criatividade e o talento local, destacando a riqueza cultural da região.
A inauguração será realizada no dia 29 de dezembro com uma exposição que fica disponível para visita nos dias 1 e 5 de janeiro entre as 15 e 18 horas.
A exposição tem como objetivo divulgar a arte produzida na freguesia, reunindo trabalhos e criações que refletem a história, a cultura, as tradições e a identidade única da comunidade de Freixieiro de Soutelo.
Esta iniciativa é uma oportunidade de valorização dos artistas e artesões locais, promovendo a interação entre gerações e fortalecendo laços culturais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.
O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.