"Solteira Casada Viúva Divorciada" interpretada pela atriz Melânia Gomes, lotou a sala principal do Teatro Municipal Sá de Miranda no último dia da 7ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo.
O fim do Festival de Teatro de Viana do Castelo, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana do Castelo, foi marcado com a estreia do espetáculo de 60 minutos protagonizado por Melânia Gomes.
A atriz, sozinha em palco, deu “vida” a quatro mulheres: “Solteira Casada Viúva Divorciada”.
A Vera, solteira, operadora dum serviço de apoio telefónico a vítimas de solidão. Carmo, casada, descobre a traição do marido no pior momento possível e pondera seriamente tornar-se acompanhante de luxo. Já Celeste, viúva, tenta explicar em tribunal a bizarra sucessão de acontecimentos que levou à morte do marido e como, conseguiu finalmente dizer um palavrão. Por fim, Catarina, divorciada, já tentou encontrar o homem certo, várias vezes… porém a única que está sempre certa é ela…
“Solteira Casada Viúva Divorciada” é uma comédia com visita guiada a cada estado civil.
Os textos remontam ao teatro brasileiro dos anos 90, com autoria de Noemi Marinho, Maria Adelaide Amaral, Luiz Arthur Nunes e Regiana Antonini.
A dramaturgia, encenação e conceção plástica é de Mário Redondo, que diz ser uma peça “sobre amor, o amor aos outros e também a nós próprios” onde a solidão destas quatro mulheres resulta “no encontro consigo próprias”.
A estreia foi em Viana do Castelo, mas o encenador espera percorrer o país e garante “voltar a Viana do Castelo”.
Recorde-se que este espetáculo foi anunciado nas redes sociais da atriz para marcar os 20 anos de carreira, sendo logo confirmada a estreia na capital do Alto Minho.
“Este ano faz 20 anos que me estreei como atriz, por isso quis assinalar a data criando um espectáculo muito especial, que só podia estrear aqui… Na cidade onde eu cresci…” escreveu a atriz na legenda da publicação.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.