"Solteira Casada Viúva Divorciada" interpretada pela atriz Melânia Gomes, lotou a sala principal do Teatro Municipal Sá de Miranda no último dia da 7ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo.
O fim do Festival de Teatro de Viana do Castelo, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana do Castelo, foi marcado com a estreia do espetáculo de 60 minutos protagonizado por Melânia Gomes.
A atriz, sozinha em palco, deu “vida” a quatro mulheres: “Solteira Casada Viúva Divorciada”.
A Vera, solteira, operadora dum serviço de apoio telefónico a vítimas de solidão. Carmo, casada, descobre a traição do marido no pior momento possível e pondera seriamente tornar-se acompanhante de luxo. Já Celeste, viúva, tenta explicar em tribunal a bizarra sucessão de acontecimentos que levou à morte do marido e como, conseguiu finalmente dizer um palavrão. Por fim, Catarina, divorciada, já tentou encontrar o homem certo, várias vezes… porém a única que está sempre certa é ela…
“Solteira Casada Viúva Divorciada” é uma comédia com visita guiada a cada estado civil.
Os textos remontam ao teatro brasileiro dos anos 90, com autoria de Noemi Marinho, Maria Adelaide Amaral, Luiz Arthur Nunes e Regiana Antonini.
A dramaturgia, encenação e conceção plástica é de Mário Redondo, que diz ser uma peça “sobre amor, o amor aos outros e também a nós próprios” onde a solidão destas quatro mulheres resulta “no encontro consigo próprias”.
A estreia foi em Viana do Castelo, mas o encenador espera percorrer o país e garante “voltar a Viana do Castelo”.
Recorde-se que este espetáculo foi anunciado nas redes sociais da atriz para marcar os 20 anos de carreira, sendo logo confirmada a estreia na capital do Alto Minho.
“Este ano faz 20 anos que me estreei como atriz, por isso quis assinalar a data criando um espectáculo muito especial, que só podia estrear aqui… Na cidade onde eu cresci…” escreveu a atriz na legenda da publicação.
Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.
A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.