Nos próximos dias 28 e 29 de outubro, a Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) realiza as XIX Jornadas de Senologia, no Centro de Congressos do Estoril. “Cancro da mama em idades extremas” é o mote da edição deste ano, justificado pelo aumento do número de casos de cancro da mama em jovens abaixo dos 40 anos e mulheres acima dos 70 anos.
De acordo com José Carlos Marques, Presidente da SPS, “trata-se de uma percentagem bastante representativa de novos casos diagnosticados de cancro da mama em Portugal, que coincide precisamente com os grupos de idades que, muitas vezes, estão fora do âmbito dos programas nacionais de rastreio”.
Estas Jornadas serão compostas por oito sessões multidisciplinares, três simpósios e três Meet the Expert, durante as quais serão debatidas várias questões na área da patologia mamária, nas faixas etárias abaixo dos 40 e acima dos 70 anos, desde o diagnóstico ao tratamento, passando pela investigação.
Evolução do cancro da mama em idades extremas; Mudar mentalidades para diminuir incidência; Cancro hereditário – a idade conta?; Desafios e oportunidades no diagnóstico precoce e Tratamento individualizado na jovem: o que pode ser diferente? são as sessões que marcam o primeiro dia das jornadas.
Já no segundo dia, estarão em foco temas como Tratamento de acordo com a avaliação geriátrica – discussão multidisciplinar baseada em casos clínicos; Suporte e (re)habilitação dos sobreviventes e Cancro da mama em Portugal, indicadores de qualidade.
Durante as Jornadas de Senologia serão apresentados trabalhos científicos originais e inovadores, culminando na distinção dos melhores, na cerimónia de encerramento.
O programa completo está disponível em www.jornadassenologia.pt.

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.