A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) relança a campanha "Não Caia Nisso", uma iniciativa de grande importância pública destinada a prevenir quedas na população idosa e sensibilizar para os riscos associados.
As quedas nos idosos são responsáveis por cerca de 40 mil fraturas ósseas anuais em Portugal, causando impactos profundos na qualidade de vida, autonomia e até na sobrevivência dos indivíduos afetados.
Segundo João Gamelas, presidente da SPOT, “a prevenção de quedas na população sénior é uma necessidade nacional. A queda e a fratura representam, para muitos idosos, o início de um processo de perda de independência e qualidade de vida. As consequências são não só físicas, como também emocionais e económicas.”
A campanha “Não Caia Nisso” foi inicialmente lançada há oito anos pela SPOT com forte presença na imprensa escrita e apoio de diversas instituições, como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), contando ainda com o alto patrocínio da Presidência da República. Nesta edição de 2024, a campanha traz uma nova abordagem, com conteúdos reforçados e mais meios de comunicação para alcançar um público ainda mais vasto, reforçando a urgência da prevenção de quedas entre os mais velhos.
A Câmara Municipal de Loulé apoia a caminhada da Ortopedia que marca o arranque da Campanha “Não Caia Nisso 2024”, iniciativa que pretende sensibilizar para a prevenção de quedas entre a população sénior. O evento decorrerá no sábado, dia 9 de novembro, às 08h00, nas escadas de acesso ao Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, frente à Marina de Vilamoura. Os primeiros 100 participantes serão brindados com uma t-shirt alusiva à campanha.
A edição de 2024 conta com o apoio de várias entidades, incluindo AdvanceCare, Ageas Seguros, APORMED, ANF, ANMP, APHP, a Câmara Municipal de Loulé, a Grunenthal, a Johnson & Johnson, o Grupo Jerónimo Martins e o SAPO.
A campanha inclui ainda recomendações práticas para prevenir quedas no dia a dia. Nos corredores, é fundamental garantir que estão desimpedidos, sem tapetes e com luzes de presença instaladas. No quarto e na sala, deve manter-se uma boa luminosidade, retirando tapetes ou substituindo-os por modelos antiderrapantes e evitando objetos espalhados. Na cozinha, é importante garantir acesso livre e ter cuidado com líquidos no chão. Na casa de banho, recomenda-se a instalação de barras de apoio e a prática de tomar banho sentado.
A SPOT também incentiva a adoção de uma rotina saudável, promovendo mobilidade diária, uma alimentação equilibrada rica em vitamina D, hidratação e vigilância da medicação e da tensão arterial. Além de chamar a atenção para a prevenção de quedas, a caminhada também pretende incentivar o envelhecimento ativo e promover o exercício físico regular como uma forma eficaz de aumentar a estabilidade e a confiança dos mais velhos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.