A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) relança a campanha "Não Caia Nisso", uma iniciativa de grande importância pública destinada a prevenir quedas na população idosa e sensibilizar para os riscos associados.
As quedas nos idosos são responsáveis por cerca de 40 mil fraturas ósseas anuais em Portugal, causando impactos profundos na qualidade de vida, autonomia e até na sobrevivência dos indivíduos afetados.
Segundo João Gamelas, presidente da SPOT, “a prevenção de quedas na população sénior é uma necessidade nacional. A queda e a fratura representam, para muitos idosos, o início de um processo de perda de independência e qualidade de vida. As consequências são não só físicas, como também emocionais e económicas.”
A campanha “Não Caia Nisso” foi inicialmente lançada há oito anos pela SPOT com forte presença na imprensa escrita e apoio de diversas instituições, como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), contando ainda com o alto patrocínio da Presidência da República. Nesta edição de 2024, a campanha traz uma nova abordagem, com conteúdos reforçados e mais meios de comunicação para alcançar um público ainda mais vasto, reforçando a urgência da prevenção de quedas entre os mais velhos.
A Câmara Municipal de Loulé apoia a caminhada da Ortopedia que marca o arranque da Campanha “Não Caia Nisso 2024”, iniciativa que pretende sensibilizar para a prevenção de quedas entre a população sénior. O evento decorrerá no sábado, dia 9 de novembro, às 08h00, nas escadas de acesso ao Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, frente à Marina de Vilamoura. Os primeiros 100 participantes serão brindados com uma t-shirt alusiva à campanha.
A edição de 2024 conta com o apoio de várias entidades, incluindo AdvanceCare, Ageas Seguros, APORMED, ANF, ANMP, APHP, a Câmara Municipal de Loulé, a Grunenthal, a Johnson & Johnson, o Grupo Jerónimo Martins e o SAPO.
A campanha inclui ainda recomendações práticas para prevenir quedas no dia a dia. Nos corredores, é fundamental garantir que estão desimpedidos, sem tapetes e com luzes de presença instaladas. No quarto e na sala, deve manter-se uma boa luminosidade, retirando tapetes ou substituindo-os por modelos antiderrapantes e evitando objetos espalhados. Na cozinha, é importante garantir acesso livre e ter cuidado com líquidos no chão. Na casa de banho, recomenda-se a instalação de barras de apoio e a prática de tomar banho sentado.
A SPOT também incentiva a adoção de uma rotina saudável, promovendo mobilidade diária, uma alimentação equilibrada rica em vitamina D, hidratação e vigilância da medicação e da tensão arterial. Além de chamar a atenção para a prevenção de quedas, a caminhada também pretende incentivar o envelhecimento ativo e promover o exercício físico regular como uma forma eficaz de aumentar a estabilidade e a confiança dos mais velhos.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.