O partido socialista espanhol (PSOE), liderado por Pedro Sánchez, fechou um acordo com o Bloco Nacionalista Galego (BNG) para a viabilização de um novo Governo de esquerda em Espanha na sequência das eleições de 23 de julho.
Para ser reconduzido primeiro-ministro, Pedro Sánchez precisa do apoio parlamentar dos deputados de cinco partidos nacionalistas e independentistas da Catalunha, Galiza e País Basco, tendo até agora fechado acordo com dois, o BNG e a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).
Para ser reconduzido no cargo de primeiro-ministro, Sánchez precisa ainda do voto dos deputados de mais dois partidos independentistas do País Basco, o Partido Nacionalista Basco (cinco deputados) e EH Bildu (seis deputados).
Se até 27 de novembro não houver novo primeiro-ministro investido pelo parlamento, Espanha terá de repetir as eleições.
O recinto do santuário de Nossa Senhora da Agonia, na cidade de Viana do Castelo, encheu-se de cor, na manhã de domingo, para a tradicional Celebração Eucarística de Bênção das Pastas. A Eucaristia, que pela primeira vez foi presidida por D. João Lavrador, congregou largas centenas de estudantes, acompanhados por familiares, amigos, professores e diretores das diferentes escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Decorreram, no sábado, as provas do Campeonato de Portugal Open de Ciclismo ANDDI, integrado nos VI Jogos ANDDI Portugal – Matosinhos 2025, com apoio de Matosinhos Cidade Europeia do Desporto 2025.
Sob o mote "Territórios sem Fronteira – Trabalhar na Margem", a XI EDUCARTE - Educação Através da Arte desafia, mais uma vez, a comunidade escolar do concelho de Vila Nova de Cerveira a mergulhar no universo da criação artística, homenageando o Mestre José Rodrigues com a replicação de peças escultóricas coletivas.
O secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, anunciou este domingo, após a derrota nas legislativas de 2025, a convocação de eleições internas para a liderança do partido e garantiu que não será recandidato.
Ponte da Barca volta a afirmar-se como ponto de encontro privilegiado entre leitores, escritores e amantes da cultura, com a realização da XXXI Feira do Livro, que decorre entre os dias 21 e 25 de maio, na Praça da República. Ao longo de cinco dias, o centro da vila será palco de livros, ideias e emoções, com uma programação que cruza apresentações de obras, teatro, poesia, música, yoga e, claro, a presença de autores do panorama literário português.
A AD – Coligação PSD/CDS venceu no distrito de Viana do Castelo nas eleições legislativas deste domingo, com 39,57% dos votos e três deputados eleitos, quando estão apuradas as 208 freguesias.
O Centro Social e Cultural da Paróquia de Cardielos promove o evento “Noivas no Centro Social de Cardielos”, a realizar no próximo dia 17 de junho de 2025, pelas 14h00 nas suas instalações.