Logo
Nacional

Sismo em Portugal com quatro réplicas de pequena magnitude

26 Agosto, 2024 | 13:06
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O sismo ocorrido esta madrugada em Portugal teve uma intensidade máxima de IV/V na escala de Mercalli, ou seja, graus entre moderada a forte, e já teve quatro réplica, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“Até ao momento foram registadas quatro réplicas de pequena magnitude, não tendo nenhuma delas sido sentida pela população”, refere o IPMA em comunicado, acrescentando que o sismo de magnitude de 5,3 na escala de Richter foi registado às 05:11 nas estações da Rede Sísmica do continente, com epicentro a cerca de 60 quilómetros a Oeste de Sines.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa”, refere o IPMA.

Um sismo com intensidade IV, considerada moderada, tem uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes”, também há casos em que os “carros estacionados balançam”, as janelas, portas e loiças tremem, segundo o IPMA.

“Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”, acrescenta o IPMA.

Com intensidade V, considerada forte, os efeitos podem sentir-se fora de casa, caso ocorra durante a noite pode acordar as pessoas, “os líquidos oscilam e alguns extravasam”, explica o IPMA.

“Pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados. As portas oscilam, fecham-se ou abrem-se. Os estores e os quadros movem-se. Os pêndulos dos relógios param ou iniciam ou alteram o seu estado de oscilação” quando de regista uma intensidade de V.

As réplicas tiveram magnitudes de 1,2, 1,1, 0,9 e 1,0.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 13 Setembro, 2024

Câmara Municipal de Viana do Castelo apoia 60 clubes e associações desportivas com 515 mil euros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou um Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1 que implica um compromisso financeiro de cerca de 515 mil euros para 60 associações e coletividades desportivas.

Música 13 Setembro, 2024

Space Festival passa pelo Alto Minho em novembro

O Space Festival, o Festival itinerante de música experimental e improvisada, regressa aos locais fora do circuito tradicional de concertos, de 3 a 12 de Novembro.

Regional 13 Setembro, 2024

Viana do Castelo assinala Semana Europeia da Mobilidade com programa diversificado

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade com um programa alargado de 16 a 30 de setembro.

Desporto 13 Setembro, 2024

Marcelo vai condecorar portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que vai condecorar, em data a anunciar, os atletas portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste verão.

Regional 13 Setembro, 2024

Projeto “Lar doce ler” leva histórias a lares a avós e netos de Viana do Castelo

Tomé Pinto, António José Cruz e Inês Sincero vão percorrer, em setembro de 2025, 30 lares e centros de dia do concelho de Viana do Castelo para contar histórias infantojuvenis a avós e netos.

Regional 13 Setembro, 2024

Cerveira associa Caminhada Solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro ao Dia Europeu Sem Carros

Domingo, dia 22 de setembro, o Município de Vila Nova de Cerveira convida os cerveirenses e visitantes a caminhar em prol de três causas diferenciadas, mas interligadas: a causa pela saúde pública, contribuindo para a angariação de verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro; a causa ambiental associada à comemoração do Dia Europeu Sem Carros; e a causa social promovida pela Semana Europeia da Mobilidade.

Nacional 13 Setembro, 2024

Senhorios podem aumentar rendas até 2,16% no próximo ano

Os senhorios podem aumentar o valor das rendas até 2,16% em 2025, segundo os números da inflação de agosto agora confirmados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).