Logo
Nacional

Sindicatos médicos propõem 35 horas semanais e aumento salarial de 30%

27 Outubro, 2023 | 9:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos concordaram esta quinta-feira em apresentar uma proposta conjunta ao Governo na qual exigem a reposição das 35 horas semanais e um aumento de 30% do salário base.

Em comunicado conjunto, os sindicatos exigem a reposição do horário semanal de 35 horas para todos os médicos que assim o desejem e das 12 horas semanais de trabalho no Serviço de Urgência. Pedem também um aumento salarial transversal de 30% para todos os médicos.

Acreditamos que com estas medidas é possível salvar a carreira médica e o Serviço Nacional de Saúde [SNS]”, afirmam.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) defendeu que, se houver cedência por parte da equipa ministerial nos três pontos apresentados haverá mais médicos no SNS. “O que nós vemos é a uma saída de médicos. Está instalado o problema com os serviços de urgência, mas é só a ponta do icebergue”, disse Joana Bordalo e Sá, sustentando que aqueles profissionais de saúde “são necessários para fazer consultas (…), cirurgias, (…) [e] nos centros de saúde”.

Referindo-se à reunião agendada para sexta-feira no Ministério da Saúde, Joana Bordalo e Sá disse que espera que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, “deixe a sua teimosia e passe a ter uma postura (…) mais séria na mesa negocial”. “A nossa expectativa não é alta. Nós não queremos mais truques e ilusionismos por parte de Manuel Pizarro, tendo em conta o histórico dos últimos 18 meses”, salientou.

Os sindicatos estiveram reunidos durante a tarde desta quinta-feira, véspera de mais uma ronda negocial com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. “Tivemos estes últimos meses a pensar que íamos chegar a um acordo e no fim decidem [Governo] legislar unilateralmente. Percebeu-se que a abertura do outro lado foi nenhuma. Têm uma atitude unilateral sem acolher as nossas propostas”, acrescentou.

Pode ser uma imagem de texto que diz "UAM FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS SIM DOS MÉDICOS SINDICATO INDEPENDENTE PROPOSTA SINDICAL CONJUNTA PARA SALVAR A CARREIRA MÉDICA E o SNS"

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Ryanair confirma saída dos Açores a partir de 29 de março

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém distritos do Norte sob avisos meteorológicos este domingo

Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.