O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove mais um encontro sobre educação com a presença de uma ministra do atual Governo socialista e de um deputado do PSD.
A uma semana das eleições legislativas, e num momento em que há cada vez mais professores descontentes com o sistema de ensino, a cidade de Viana do Castelo é a anfitriã do seminário Rumo da Educação em Portugal, que reúne Marina Gonçalves, ministra da Habitação, e Jorge Mendes, deputado social-democrata, ambos candidatos, respetivamente pelo PS e pela AD, à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Viana de Castelo. A eles se juntarão outros nomes de relevo como a historiadora Raquel Varela e o investigador Rui Sousa Silva.
O seminário, que conta na abertura com as intervenções de Júlia Azevedo, Presidente do SIPE, e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, terá dois grandes momentos moderados por Manuel Vitorino, vereador da Educação, Ciência e Conhecimento da autarquia, e por Nelson Lima, do SIPE de Viana do Castelo, e Luís Costa, do SIPE de Valença.
Tudo vai acontecer, este sábado, 2 de março, às 14h00, no Hotel Axis. Esta jornada contemplará uma análise do passado, uma reflexão sobre o presente e uma visão para o futuro do sistema educacional português.
São grandes as ambições para este seminário, inserido no XXXV Congresso do SIPE, que decorre em Viana do Castelo, tudo porque: “os docentes esperam, com expectativa, as propostas e ideias apresentadas por estes dois partidos, sendo que será do PS ou o PSD que irá sair o primeiro-ministro de Portugal, tornando assim este evento de especial importância”, afirma Júlia Azevedo.
A Presidente do SIPE refere que este seminário vai refletir e encontrar soluções acerca do tema fundamental que molda sociedades, constrói nações e alimenta o progresso humano – A Educação” que se encontra tão fustigada pela falta de investimento na Escola Pública, refletindo-se na falta de professores. Por isso, acreditamos que seminários como este são essenciais para avançar nesta missão”.
O evento, que irá decorrer na modalidade presencial e online, conta com aproximadamente 1000 pessoas, sendo 300 presenciais, 300 via Zoom e as restantes assistirão em direto via Facebook.
O encerramento do seminário ficará a cargo de Rosa Maria Sá, vice-presidente do SIPE.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.