O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove mais um encontro sobre educação com a presença de uma ministra do atual Governo socialista e de um deputado do PSD.
A uma semana das eleições legislativas, e num momento em que há cada vez mais professores descontentes com o sistema de ensino, a cidade de Viana do Castelo é a anfitriã do seminário Rumo da Educação em Portugal, que reúne Marina Gonçalves, ministra da Habitação, e Jorge Mendes, deputado social-democrata, ambos candidatos, respetivamente pelo PS e pela AD, à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Viana de Castelo. A eles se juntarão outros nomes de relevo como a historiadora Raquel Varela e o investigador Rui Sousa Silva.
O seminário, que conta na abertura com as intervenções de Júlia Azevedo, Presidente do SIPE, e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, terá dois grandes momentos moderados por Manuel Vitorino, vereador da Educação, Ciência e Conhecimento da autarquia, e por Nelson Lima, do SIPE de Viana do Castelo, e Luís Costa, do SIPE de Valença.
Tudo vai acontecer, este sábado, 2 de março, às 14h00, no Hotel Axis. Esta jornada contemplará uma análise do passado, uma reflexão sobre o presente e uma visão para o futuro do sistema educacional português.
São grandes as ambições para este seminário, inserido no XXXV Congresso do SIPE, que decorre em Viana do Castelo, tudo porque: “os docentes esperam, com expectativa, as propostas e ideias apresentadas por estes dois partidos, sendo que será do PS ou o PSD que irá sair o primeiro-ministro de Portugal, tornando assim este evento de especial importância”, afirma Júlia Azevedo.
A Presidente do SIPE refere que este seminário vai refletir e encontrar soluções acerca do tema fundamental que molda sociedades, constrói nações e alimenta o progresso humano – A Educação” que se encontra tão fustigada pela falta de investimento na Escola Pública, refletindo-se na falta de professores. Por isso, acreditamos que seminários como este são essenciais para avançar nesta missão”.
O evento, que irá decorrer na modalidade presencial e online, conta com aproximadamente 1000 pessoas, sendo 300 presenciais, 300 via Zoom e as restantes assistirão em direto via Facebook.
O encerramento do seminário ficará a cargo de Rosa Maria Sá, vice-presidente do SIPE.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.