O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove mais um encontro sobre educação com a presença de uma ministra do atual Governo socialista e de um deputado do PSD.
A uma semana das eleições legislativas, e num momento em que há cada vez mais professores descontentes com o sistema de ensino, a cidade de Viana do Castelo é a anfitriã do seminário Rumo da Educação em Portugal, que reúne Marina Gonçalves, ministra da Habitação, e Jorge Mendes, deputado social-democrata, ambos candidatos, respetivamente pelo PS e pela AD, à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Viana de Castelo. A eles se juntarão outros nomes de relevo como a historiadora Raquel Varela e o investigador Rui Sousa Silva.
O seminário, que conta na abertura com as intervenções de Júlia Azevedo, Presidente do SIPE, e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, terá dois grandes momentos moderados por Manuel Vitorino, vereador da Educação, Ciência e Conhecimento da autarquia, e por Nelson Lima, do SIPE de Viana do Castelo, e Luís Costa, do SIPE de Valença.
Tudo vai acontecer, este sábado, 2 de março, às 14h00, no Hotel Axis. Esta jornada contemplará uma análise do passado, uma reflexão sobre o presente e uma visão para o futuro do sistema educacional português.
São grandes as ambições para este seminário, inserido no XXXV Congresso do SIPE, que decorre em Viana do Castelo, tudo porque: “os docentes esperam, com expectativa, as propostas e ideias apresentadas por estes dois partidos, sendo que será do PS ou o PSD que irá sair o primeiro-ministro de Portugal, tornando assim este evento de especial importância”, afirma Júlia Azevedo.
A Presidente do SIPE refere que este seminário vai refletir e encontrar soluções acerca do tema fundamental que molda sociedades, constrói nações e alimenta o progresso humano – A Educação” que se encontra tão fustigada pela falta de investimento na Escola Pública, refletindo-se na falta de professores. Por isso, acreditamos que seminários como este são essenciais para avançar nesta missão”.
O evento, que irá decorrer na modalidade presencial e online, conta com aproximadamente 1000 pessoas, sendo 300 presenciais, 300 via Zoom e as restantes assistirão em direto via Facebook.
O encerramento do seminário ficará a cargo de Rosa Maria Sá, vice-presidente do SIPE.
A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a criação de uma galeria cultural, com preço base de 1,5 milhões de euros, acrescido de IVA. As propostas podem ser apresentadas até às 18h00 do dia 12 de fevereiro, e o prazo de execução da obra é de um ano.
Já é oficial. A partir de 10 de abril, devolver garrafas e latas de bebidas nos supermercados vai permitir recuperar dinheiro. O valor do depósito foi fixado em 10 cêntimos por embalagem, segundo despacho publicado em Diário da República.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, recebeu esta semana cerca de duas dezenas de estudantes e docentes espanhóis no âmbito de um intercâmbio educativo dedicado às áreas da agricultura e da floresta.
O Santa Luzia FC esteve em grande plano na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal, ao vencer de forma categórica o Núcleo SCP de Pombal por 0-6, este sábado, no Pavilhão Municipal Manuel Eduardo Gomes, garantindo o apuramento para a fase seguinte da competição.
A Juventude Viana conquistou, na noite deste sábado, uma importante vitória frente ao Termas Oquei Clube, por 3-1, em encontro da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins.
O Sport Clube Vianense continua em grande momento de forma e confirmou-o este sábado, ao vencer o Tirsense por 3-1, no Estádio Dr. José de Matos, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.