O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove mais um encontro sobre educação com a presença de uma ministra do atual Governo socialista e de um deputado do PSD.
A uma semana das eleições legislativas, e num momento em que há cada vez mais professores descontentes com o sistema de ensino, a cidade de Viana do Castelo é a anfitriã do seminário Rumo da Educação em Portugal, que reúne Marina Gonçalves, ministra da Habitação, e Jorge Mendes, deputado social-democrata, ambos candidatos, respetivamente pelo PS e pela AD, à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Viana de Castelo. A eles se juntarão outros nomes de relevo como a historiadora Raquel Varela e o investigador Rui Sousa Silva.
O seminário, que conta na abertura com as intervenções de Júlia Azevedo, Presidente do SIPE, e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, terá dois grandes momentos moderados por Manuel Vitorino, vereador da Educação, Ciência e Conhecimento da autarquia, e por Nelson Lima, do SIPE de Viana do Castelo, e Luís Costa, do SIPE de Valença.
Tudo vai acontecer, este sábado, 2 de março, às 14h00, no Hotel Axis. Esta jornada contemplará uma análise do passado, uma reflexão sobre o presente e uma visão para o futuro do sistema educacional português.
São grandes as ambições para este seminário, inserido no XXXV Congresso do SIPE, que decorre em Viana do Castelo, tudo porque: “os docentes esperam, com expectativa, as propostas e ideias apresentadas por estes dois partidos, sendo que será do PS ou o PSD que irá sair o primeiro-ministro de Portugal, tornando assim este evento de especial importância”, afirma Júlia Azevedo.
A Presidente do SIPE refere que este seminário vai refletir e encontrar soluções acerca do tema fundamental que molda sociedades, constrói nações e alimenta o progresso humano – A Educação” que se encontra tão fustigada pela falta de investimento na Escola Pública, refletindo-se na falta de professores. Por isso, acreditamos que seminários como este são essenciais para avançar nesta missão”.
O evento, que irá decorrer na modalidade presencial e online, conta com aproximadamente 1000 pessoas, sendo 300 presenciais, 300 via Zoom e as restantes assistirão em direto via Facebook.
O encerramento do seminário ficará a cargo de Rosa Maria Sá, vice-presidente do SIPE.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.
O coletivo Cem Palcos apresenta hoje, 18 de novembro, no Festival de Teatro de Viana do Castelo, às 18h30, o espetáculo “A Baba do Lobo”, uma coprodução com o Teatro Vila Velha, do Brasil.
Hoje, 18 de novembro, às 17h00, Carreço recebe a primeira placa informativa do “último pôr do sol de Portugal continental”, instalada junto ao farol de Montedor, numa iniciativa do projeto europeu Atlantic Sunset.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, despediu-se da Presidência do Eixo Atlântico com um discurso onde enfatizou o trabalho realizado em prol da partilha de valores comuns, promovendo a integração, a transmissão de conhecimentos, de saberes e de experiências acumulados ao longo do tempo, o entendimento mútuo e o desenvolvimento conjunto.
Viana do Castelo está a pressionar o Governo para agilizar os processos de expropriação de terrenos para fins habitacionais, de forma a dar resposta rápida à crescente procura de habitação no concelho.