O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove mais um encontro sobre educação com a presença de uma ministra do atual Governo socialista e de um deputado do PSD.
A uma semana das eleições legislativas, e num momento em que há cada vez mais professores descontentes com o sistema de ensino, a cidade de Viana do Castelo é a anfitriã do seminário Rumo da Educação em Portugal, que reúne Marina Gonçalves, ministra da Habitação, e Jorge Mendes, deputado social-democrata, ambos candidatos, respetivamente pelo PS e pela AD, à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Viana de Castelo. A eles se juntarão outros nomes de relevo como a historiadora Raquel Varela e o investigador Rui Sousa Silva.
O seminário, que conta na abertura com as intervenções de Júlia Azevedo, Presidente do SIPE, e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, terá dois grandes momentos moderados por Manuel Vitorino, vereador da Educação, Ciência e Conhecimento da autarquia, e por Nelson Lima, do SIPE de Viana do Castelo, e Luís Costa, do SIPE de Valença.
Tudo vai acontecer, este sábado, 2 de março, às 14h00, no Hotel Axis. Esta jornada contemplará uma análise do passado, uma reflexão sobre o presente e uma visão para o futuro do sistema educacional português.
São grandes as ambições para este seminário, inserido no XXXV Congresso do SIPE, que decorre em Viana do Castelo, tudo porque: “os docentes esperam, com expectativa, as propostas e ideias apresentadas por estes dois partidos, sendo que será do PS ou o PSD que irá sair o primeiro-ministro de Portugal, tornando assim este evento de especial importância”, afirma Júlia Azevedo.
A Presidente do SIPE refere que este seminário vai refletir e encontrar soluções acerca do tema fundamental que molda sociedades, constrói nações e alimenta o progresso humano – A Educação” que se encontra tão fustigada pela falta de investimento na Escola Pública, refletindo-se na falta de professores. Por isso, acreditamos que seminários como este são essenciais para avançar nesta missão”.
O evento, que irá decorrer na modalidade presencial e online, conta com aproximadamente 1000 pessoas, sendo 300 presenciais, 300 via Zoom e as restantes assistirão em direto via Facebook.
O encerramento do seminário ficará a cargo de Rosa Maria Sá, vice-presidente do SIPE.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.