Logo
Nacional

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

29 Janeiro, 2023 | 0:31
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.

Às 15:25, as informações que o Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (STOP) tinham eram as de que “ainda havia pessoas em frente ao ministério a Educação para engrossar esta marcha”, que se dirige ao Palácio de Belém, contou à Lusa o coordenador André Pestana, em cima do autocarro que estava a mais de 1,5 quilómetros de distância do ministério.

André Pestana salientou o facto de um “mar de gente ter aderido ao protesto que foi marcado apenas há sete dias”, na passada sexta-feira, quando o STOP tomou conhecimento que a tutela pretendia que fossem estabelecidos serviços mínimos nas escolas caso as greves continuassem em fevereiro.

O STOP iniciou em dezembro um conjunto de greves de professores e pessoal não docente que ainda está a decorrer, tendo uma das maiores associações de pais, a Confap, pedido que fossem garantidas condições para que os alunos pudessem permanecer nas escolas.

Na semana passada, o ministério solicitou a definição de serviços mínimos para situações como a garantia de servir refeições aos alunos ou permitir a permanência dos alunos com necessidades educativas especiais.

Os professores que hoje se manifestam em Lisboa gritam contra uma “escola depósito” e uma “escola restaurante”, defendendo uma “escola para aprender e ensinar”.

Na primeira reunião, o STOP recusou a proposta do ministério, mas um colégio arbitral decidiu na sexta-feira que os serviços mínimos avançavam para as greves convocadas para fevereiro pelo STOP.

Entretanto decorrem outras duas greves, uma promovida pelo SIPE e outra por uma plataforma de sindicatos, da qual constam as duas maiores estruturas sindicais da área da educação: Fenprof e a FNE.

Os motivos dos protestos e greves iniciados em dezembro prendem-se com a proposta do ministério da educação para um novo modelo de recrutamento e colocação de professores, mas também para exigir a recuperação dos mais de seis anos em que os professores trabalharam mas viram a sua carreira congelada ou o fim das vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões.

Questionado pela Lusa sobre quais as condições necessárias para suspender as greves, André Pestana salientou que essa “não é uma decisão do STOP. São os milhares de pessoas que estão hoje a na rua que vão dizer quando parar”.

A manifestação de hoje é a terceira convocada pelo STOP desde dezembro. Além desta marcha, também a plataforma de estruturas sindicais agendou uma outra para dia 11 de fevereiro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Janeiro, 2026

Voleibol: Portugal triunfa sobre Países Baixos e garante primeira vitória no Torneio WEVZA

A Selecção Nacional de Sub-18 masculina de voleibol conseguiu esta quarta-feira a sua primeira vitória no Torneio WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association), ao derrotar os Países Baixos por 3-2, num jogo disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Cultura 8 Janeiro, 2026

Espetáculo das Comédias do Minho aproxima crianças de Shakespeare

As Comédias do Minho levam até 31 de janeiro o espetáculo “Faz-me um Resumo”, dirigido a crianças do 1.º ciclo e suas famílias. A iniciativa percorre os municípios de Monção, Paredes de Coura, Melgaço e Valença, com sessões para escolas e apresentações abertas ao público familiar. A entrada é gratuita.

Desporto 8 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC nomeado para o Grande Prémio do Júri Coletivo nos Troféus “O Minhoto”

O Santa Luzia FC, de Viana do Castelo, é um dos grandes destaques da 28.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, ao ser nomeado para o Grande Prémio do Júri Coletivo. O clube feminino de futsal viveu recentemente a sua época mais histórica, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional, depois de disputar, pela primeira vez na sua história, a final da Liga Placard.

Desporto 8 Janeiro, 2026

Meia Maratona Manuela Machado regressa a Viana do Castelo a 25 de janeiro

Viana do Castelo recebe no domingo, 25 de janeiro, mais uma edição da Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, iniciativa que já se afirmou como um dos eventos desportivos de referência da região. A prova tem partida marcada para as 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural.

Regional 8 Janeiro, 2026

Vila Nova de Cerveira regista 31% das matrizes rústicas georreferenciadas no âmbito do BUPi

Desde agosto de 2021, o Balcão Único do Prédio (BUPi) da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já georreferenciou 8.832 matrizes rústicas, correspondendo a 2.270 hectares do concelho. O número representa 31% do total de 28.764 matrizes identificadas, segundo dados atualizados a 4 de janeiro de 2026.

Regional 8 Janeiro, 2026

Encontro de Jogos de Tabuleiro anima Centro Social e Paroquial da Meadela

O Centro Social e Paroquial da Meadela vai acolher, no próximo dia 24 de janeiro, um Encontro de Jogos de Tabuleiro, numa iniciativa aberta à comunidade e pensada para todas as idades.

Regional 8 Janeiro, 2026

Município de Viana do Castelo lança canal oficial no WhatsApp

A Câmara Municipal de Viana do Castelo passou a dispor de um canal oficial no WhatsApp, reforçando os meios de comunicação direta com os munícipes e apostando numa informação mais próxima, imediata e acessível.