As entidades públicas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) vão promover um workshop gratuito, destinado a jornalistas, amanhã, 26 de maio, pelas 9h00, online. Com o tema "Incêndios Rurais – Como comunicar?", a formação pretende formar os órgãos de comunicação social para a difusão de informação "factual, clara e objetiva".
Esta iniciativa, inscrita no Plano Nacional de Ação (PNA) é coorganizada pelas entidades públicas do SGIFR, nomeadamente a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Polícia Judiciária (PJ).
Segundo uma nota de imprensa enviada pela AGIF, ao longo da formação “pretende-se que a população compreenda de forma adequada e transparente o risco, quais as medidas que deve adotar para prevenir e mitigar comportamentos de risco e quais as consequências dos incêndios rurais a nível ambiental, económico e social”. Ao longo desta, serão abordadas várias temáticas, incluindo os fatores explicativos que estão na origem do comportamento criminal em matéria de incêndios. “Aqui, torna-se crucial sublinhar o impacto que algumas imagens e palavras têm na conduta dos incendiários”, completou a Agência.
Os jornalistas que tenham interesse em participar devem inscrever-se, aqui, até hoje, 25 de maio.
Consulte ainda abaixo o programa na íntegra:

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carrego (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.