Logo
Nacional

SGIFR promove workshop “Incêndios Rurais – Como comunicar?” destinado a jornalistas

25 Maio, 2023 | 14:45
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

As entidades públicas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) vão promover um workshop gratuito, destinado a jornalistas, amanhã, 26 de maio, pelas 9h00, online. Com o tema "Incêndios Rurais – Como comunicar?", a formação pretende formar os órgãos de comunicação social para a difusão de informação "factual, clara e objetiva". 

Esta iniciativa, inscrita no Plano Nacional de Ação (PNA) é coorganizada pelas entidades públicas do SGIFR, nomeadamente a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Polícia Judiciária (PJ).

Segundo uma nota de imprensa enviada pela AGIF, ao longo da formação “pretende-se que a população compreenda de forma adequada e transparente o risco, quais as medidas que deve adotar para prevenir e mitigar comportamentos de risco e quais as consequências dos incêndios rurais a nível ambiental, económico e social”. Ao longo desta, serão abordadas várias temáticas, incluindo os fatores explicativos que estão na origem do comportamento criminal em matéria de incêndios. “Aqui, torna-se crucial sublinhar o impacto que algumas imagens e palavras têm na conduta dos incendiários”, completou a Agência.

Os jornalistas que tenham interesse em participar devem inscrever-se, aqui, até hoje, 25 de maio.

Consulte ainda abaixo o programa na íntegra:

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.