Logo
Nacional

SGIFR promove workshop “Incêndios Rurais – Como comunicar?” destinado a jornalistas

25 Maio, 2023 | 14:45
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

As entidades públicas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) vão promover um workshop gratuito, destinado a jornalistas, amanhã, 26 de maio, pelas 9h00, online. Com o tema "Incêndios Rurais – Como comunicar?", a formação pretende formar os órgãos de comunicação social para a difusão de informação "factual, clara e objetiva". 

Esta iniciativa, inscrita no Plano Nacional de Ação (PNA) é coorganizada pelas entidades públicas do SGIFR, nomeadamente a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Polícia Judiciária (PJ).

Segundo uma nota de imprensa enviada pela AGIF, ao longo da formação “pretende-se que a população compreenda de forma adequada e transparente o risco, quais as medidas que deve adotar para prevenir e mitigar comportamentos de risco e quais as consequências dos incêndios rurais a nível ambiental, económico e social”. Ao longo desta, serão abordadas várias temáticas, incluindo os fatores explicativos que estão na origem do comportamento criminal em matéria de incêndios. “Aqui, torna-se crucial sublinhar o impacto que algumas imagens e palavras têm na conduta dos incendiários”, completou a Agência.

Os jornalistas que tenham interesse em participar devem inscrever-se, aqui, até hoje, 25 de maio.

Consulte ainda abaixo o programa na íntegra:

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Dezembro, 2025

Presépio surpreende visitantes no Jardim D. Fernando em Viana do Castelo

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo amplia apoio a cidadãos carenciados com programa de medicação

O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Banda de Gaitas de S. Tiago anima Cardielos com Concerto de Natal

A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.

Regional 12 Dezembro, 2025

Cerveira quer pôr antigas minas de Covas no mapa nacional do turismo geológico

O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.

Regional 12 Dezembro, 2025

Biblioteca de Viana do Castelo anima sábados com sessões de histórias para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.

Regional 12 Dezembro, 2025

Intervenção na rede poderá cortar água a parte da Meadela na segunda-feira

Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.

Regional 12 Dezembro, 2025

Menino Jesus em chocolate é atração do Mercadinho de Natal em Freixieiro de Soutelo

A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.