As entidades públicas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) vão promover um workshop gratuito, destinado a jornalistas, amanhã, 26 de maio, pelas 9h00, online. Com o tema "Incêndios Rurais – Como comunicar?", a formação pretende formar os órgãos de comunicação social para a difusão de informação "factual, clara e objetiva".
Esta iniciativa, inscrita no Plano Nacional de Ação (PNA) é coorganizada pelas entidades públicas do SGIFR, nomeadamente a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Polícia Judiciária (PJ).
Segundo uma nota de imprensa enviada pela AGIF, ao longo da formação “pretende-se que a população compreenda de forma adequada e transparente o risco, quais as medidas que deve adotar para prevenir e mitigar comportamentos de risco e quais as consequências dos incêndios rurais a nível ambiental, económico e social”. Ao longo desta, serão abordadas várias temáticas, incluindo os fatores explicativos que estão na origem do comportamento criminal em matéria de incêndios. “Aqui, torna-se crucial sublinhar o impacto que algumas imagens e palavras têm na conduta dos incendiários”, completou a Agência.
Os jornalistas que tenham interesse em participar devem inscrever-se, aqui, até hoje, 25 de maio.
Consulte ainda abaixo o programa na íntegra:

O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.