As entidades públicas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) vão promover um workshop gratuito, destinado a jornalistas, amanhã, 26 de maio, pelas 9h00, online. Com o tema "Incêndios Rurais – Como comunicar?", a formação pretende formar os órgãos de comunicação social para a difusão de informação "factual, clara e objetiva".
Esta iniciativa, inscrita no Plano Nacional de Ação (PNA) é coorganizada pelas entidades públicas do SGIFR, nomeadamente a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Polícia Judiciária (PJ).
Segundo uma nota de imprensa enviada pela AGIF, ao longo da formação “pretende-se que a população compreenda de forma adequada e transparente o risco, quais as medidas que deve adotar para prevenir e mitigar comportamentos de risco e quais as consequências dos incêndios rurais a nível ambiental, económico e social”. Ao longo desta, serão abordadas várias temáticas, incluindo os fatores explicativos que estão na origem do comportamento criminal em matéria de incêndios. “Aqui, torna-se crucial sublinhar o impacto que algumas imagens e palavras têm na conduta dos incendiários”, completou a Agência.
Os jornalistas que tenham interesse em participar devem inscrever-se, aqui, até hoje, 25 de maio.
Consulte ainda abaixo o programa na íntegra:

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.