Logo
Cultura

Sete Igrejas de Viana do Castelo acolhem a terceira edição do Ciclo de Órgão de Tubos

12 Setembro, 2023 | 14:14
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Sete igrejas de Viana do Castelo acolhem, entre 30 de setembro e 21 de outubro, a terceira edição do Ciclo de Órgão de Viana do Castelo, uma iniciativa do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo que conta, entre outros, com o apoio do município.

O evento foi hoje apresentado em conferência de imprensa, onde marcaram presença o autarca de Viana do Castelo e o Bispo da Diocese, realçando a importância da iniciativa como forma de preservação do património material e imaterial das igrejas.

O Ciclo integra concertos, conferências e masterclass e decorre nas igrejas do Carmo, Serreleis, S. Domingos, Caridade, Areosa, Misericórdia e Sé Catedral, com concertos e masterclasses de entrada gratuita.

A iniciativa incorpora um encontro de organistas, um concerto pedagógico e um concerto coral e tem como objetivo principal valorizar o órgão de tubos e a necessidade do seu restauro de acordo com as suas caraterísticas originais.

Assim, no dia 30 de setembro dá-se um encontro de organistas na Igreja de Serreleis e o concerto “A música para órgão no tempo de Mozart” com Daniel Sousa e Viana D’Arcos na Igreja do Carmo.

Já no dia 01 de outubro, decorre um concerto pedagógico na Igreja de S. Domingos com Inês Machado, no dia 04 de outubro, a igreja da caridade acolhe um concerto coral e, a 05 de outubro, está previsto um painel sobre restauro e valorização dos órgãos de tubos no Auditório Paulo VI e ainda “A arte da improvisação” na Igreja de Serreleis com Jonathan Ayerst.

Na igreja da Areosa, no dia 06 de outubro, Daniel Oliveira e Carolina Figueiredo apresentam “Paisagens Sonoras do primeiro barroco italiano e suas influências” e no dia seguinte, há mais um concerto na Igreja da Misericórdia “Em busca das sonoridades”.

A Sé Catedral recebe “Celebrar Maria com música de Ferreira dos Santos” e, para finalizar o programa, está agendado a 21 de outubro um workshop para pianistas na Academia de Música de Viana do Castelo.

Na sua apresentação, o padre Tiago Rodrigues salientou a importância de recuperar os órgãos do concelho, apelando à mobilização e sensibilização de todos e onde este evento pode ser um momento importante. “Este evento tem promovido a música e o património organístico do concelho”, salientou este responsável.

Já D. João Lavrador sublinhou que “cada vez mais temos consciência de que, embora a propriedade seja privada, ela é sempre um bem público, o que quer dizer que ninguém tem o direito de maltratar esse bem”, pelo que apelou para que seja zelado o património público e a sua identidade, defendendo também o investimento na sua preservação.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, revelou que o município está sensível para esta preocupação e para a proteção do património material e imaterial.

“Estamos a cumprir esse desígnio com dois projetos muito agregadores: o Valorizar o
Património que prevê intervenção física no edificado e também do seu acervo, e a descentralização cultural, uma ação imaterial que alicerça o primeiro programa”, frisou.

“Temos agora um bom desafio pela frente, ao olhar os eventos e poder acrescentar algo, alargando esta rede de órgãos de tubos e dando condições para que estes estejam disponíveis para todos”, anunciou ainda o autarca.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.

Regional 14 Abril, 2024

Viana do Castelo celebra 50 anos do 25 de Abril com 200 iniciativas culturais

Cerca de 200 iniciativas, promovidas pela Câmara e diversas entidades de Viana do Castelo celebram, ao longo do ano, os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense recebe o Fafe na luta pela manutenção na Liga 3

Na Série 1, e a três jornadas do fim, SC Vianense e Anadia FC são as equipas em perigo. A equipa de Viana do Castelo ocupa a quinta posição, com nove pontos, os mesmos que o Canelas 2010 e a quatro da AD Sanjoanense, as equipas mais próximas na classificação.