Sete concelhos da Galiza e do Norte de Portugal manifestaram-se unidos em prol da certificação do Caminho (da Nossa Senhora) do Norte a Santiago.
Alcaldes, alcaldesas, presidentes e representantes municipais de Tomiño, Gondomar, Redondela, Vila Nova de Cerveira, Póvoa de Varzim, Viana de Castelo e Caminha reuniram-se, esta sexta-feira, no Espaço Fortaleza de Goián, em Tomiño, para assinar a declaração da ‘Vila da Barca’. Este documento serve de apoio a este caminho de origem medieval, com um grande valor natural, patrimonial e imaterial ao longo dos seus 200km.
“Damos o segundo passo de um caminho que vai ser longo, mas esta variante do Caminho de Santiago é mais um símbolo das novas pontes de amizade na Europa, que entende o valor da cooperação transfronteiriça que nos caracteriza porque o Minho para nós é um rio que nos une”, destacou a alcaldesa de Tomiño, Sandra González.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira salientou que esta iniciativa “é um exemplo de que a colaboração e as relações transfronteiriças fazem de nós um território único”.
Para Rui Teixeira “este caminho podia ser uma mera ação de marketing, mas não o é, pois, a sua história está fundamentada e tem marcas no território. Este caminho é importante para o desenvolvimento económico, sustentado no turismo”.
O Caminho (da Nossa Senhora) do Norte a Santiago trata-se de uma “Ruta Jacobea” com início na Igreja de S. Pedro de Rates, no concelho da Póvoa de Varzim, atravessando os concelhos portugueses de Barcelos, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova Cerveira, e os concelhos galegos de Tomiño, Gondomar, Vigo e Redondela, local onde interceta com o Caminho Português rumo a Santiago de Compostela. A passagem no rio Minho fazia-se pela extinta Vila da Barca, hoje Goian (Tomiño), uma das travessias mais importantes do rio Minho, que se encontra referenciada no segundo Foral a Vila Nova de Cerveira, atribuído por D. Manuel I, em 1512.
Os sete concelhos comprometem-se a preservar a herança cultural, através da proteção e divulgação deste caminho.
O ato de assinatura contou com a apresentação da alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, e do presidente de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, contando com a presença do alcalde de Gondomar, Paco Ferreira; a concelleira de Redondela, Iria Vilaboa; a vereadora de Póvoa de Varzim, Maria Lucinda Campos Amorim Ramos; a vereadora de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira; o vereador de Caminha, João António Branco Pinto; e do vice-presidente de Turismo de Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro.
O projeto de reconhecimento e valorização deste caminho começou há aproximadamente um ano com o trabalho iniciado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.