Sete concelhos da Galiza e do Norte de Portugal manifestaram-se unidos em prol da certificação do Caminho (da Nossa Senhora) do Norte a Santiago.
Alcaldes, alcaldesas, presidentes e representantes municipais de Tomiño, Gondomar, Redondela, Vila Nova de Cerveira, Póvoa de Varzim, Viana de Castelo e Caminha reuniram-se, esta sexta-feira, no Espaço Fortaleza de Goián, em Tomiño, para assinar a declaração da ‘Vila da Barca’. Este documento serve de apoio a este caminho de origem medieval, com um grande valor natural, patrimonial e imaterial ao longo dos seus 200km.
“Damos o segundo passo de um caminho que vai ser longo, mas esta variante do Caminho de Santiago é mais um símbolo das novas pontes de amizade na Europa, que entende o valor da cooperação transfronteiriça que nos caracteriza porque o Minho para nós é um rio que nos une”, destacou a alcaldesa de Tomiño, Sandra González.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira salientou que esta iniciativa “é um exemplo de que a colaboração e as relações transfronteiriças fazem de nós um território único”.
Para Rui Teixeira “este caminho podia ser uma mera ação de marketing, mas não o é, pois, a sua história está fundamentada e tem marcas no território. Este caminho é importante para o desenvolvimento económico, sustentado no turismo”.
O Caminho (da Nossa Senhora) do Norte a Santiago trata-se de uma “Ruta Jacobea” com início na Igreja de S. Pedro de Rates, no concelho da Póvoa de Varzim, atravessando os concelhos portugueses de Barcelos, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova Cerveira, e os concelhos galegos de Tomiño, Gondomar, Vigo e Redondela, local onde interceta com o Caminho Português rumo a Santiago de Compostela. A passagem no rio Minho fazia-se pela extinta Vila da Barca, hoje Goian (Tomiño), uma das travessias mais importantes do rio Minho, que se encontra referenciada no segundo Foral a Vila Nova de Cerveira, atribuído por D. Manuel I, em 1512.
Os sete concelhos comprometem-se a preservar a herança cultural, através da proteção e divulgação deste caminho.
O ato de assinatura contou com a apresentação da alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, e do presidente de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, contando com a presença do alcalde de Gondomar, Paco Ferreira; a concelleira de Redondela, Iria Vilaboa; a vereadora de Póvoa de Varzim, Maria Lucinda Campos Amorim Ramos; a vereadora de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira; o vereador de Caminha, João António Branco Pinto; e do vice-presidente de Turismo de Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro.
O projeto de reconhecimento e valorização deste caminho começou há aproximadamente um ano com o trabalho iniciado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.