Com o tema deste ano “Turismo e Paz”, o Municipio de Monção celebra o Dia Mundial do Turismo, esta seta-feira dia 27 de setembro das 18h00às 20h00, com uma experiência marcante, onde a cultura e a natureza encontram um ponto de equilíbrio e união: astroturismo.
No emblemático Castro de S. Caetano, em Longos Vales, propomos ao público, de qualquer idade, a contemplação do sol e do céu noturno, envolvendo-se na tranquilidade e harmonia que a mãe natureza oferece.
Será um momento de reflexão, introspeção e contemplação da cumplicidade perfeita entre o turismo sustentável e a preservação do nosso património. Será um momento único, pleno de serenidade e aconchego interior.
A atividade será acompanhada por Miguel Pereira Pinto, representante da OFIUCO, associação de divulgação da astronomia, através da realização de atividades lúdicas, culturais e científicas.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação das obras de requalificação dos centros de saúde de Darque, Barroselas e Lanheses, num investimento total que ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.