O projeto “Viana Abraça” dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), entidade gestora responsável pelo serviço público municipal de gestão de resíduos urbanos e limpeza pública no Município de Viana do Castelo, obteve recentemente o selo URBACT Boas Práticas.
Este concurso europeu coordenado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT tem o objetivo de promover o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa.
Esta distinção espelha o compromisso dos SMVC na implementação de estratégias e práticas sustentáveis que promovem a melhoria da gestão de resíduos e a qualidade de vida dos cidadãos e surge como uma oportunidade de reconhecimento da qualidade dos serviços públicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, permitindo estabelecer redes de parcerias com outras cidades europeias.
O Viana Abraça surgiu da necessidade de incrementar a separação dos resíduos orgânicos, evitando, assim, a sua deposição em aterro e potenciando o papel deste recurso desaproveitado na economia circular.
O projeto é composto por dois eixos: o primeiro, vocacionado para a massificação da compostagem doméstica no perímetro rural/periurbano do município, e o segundo, vocacionado para a recolha seletiva de biorresíduos alimentares no perímetro urbano.
Os dados relativos ao ano 2023 registam a recolha seletiva de 1.685 toneladas de biorresíduos, o equivalente a cerca de 120 kg/(alojamento aderente*ano), com valorização/compostagem pela Resulima, referente ao modelo de equipamentos de proximidade, em zona urbana.
No eixo rural do projeto, o estudo da eficiência de captação de matéria orgânica, introduzida com a instalação de mais de 8.085 compostores domésticos, registou uma taxa de participação de 83% dos aderentes e permitiu o desvio de aterro de 1.738 toneladas, do total da produção de biorresíduos abrangidos por habitantes que utilizam o compostor.
No futuro, pretende-se alargar o projeto a outras áreas do município que não estão contempladas, nomeadamente o centro histórico da cidade, onde, devido à existência de vários constrangimentos operacionais para a recolha seletiva de biorresíduos alimentares, ainda não foi implementado o projeto. Neste caso, está previsto a curto prazo um sistema de recolha porta a porta, recorrendo a viaturas de dimensões mais reduzidas para a recolha dos biorresíduos.
Este é um projeto relevante para Viana do Castelo, não só pelas questões ambientais, económicas e sociais, mas também porque promove o envolvimento dos cidadãos na mitigação das alterações climáticas.

A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.
O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.