Logo
Nacional

Serviço de Salvamento Marítimo evita 403 mortes em 2023

5 Janeiro, 2024 | 9:20
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

O Serviço de Salvamento Marítimo (SSM) do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) salvou 403 vidas em 2023. O balanço operacional foi divulgado, esta quinta-feira, pela Autoridade Marítima Nacional. 

“No decorrer do ano de 2023, o SSM, que opera através de 27 embarcações salva-vidas, registou um total de 1 623 saídas de socorro, que resultaram no salvamento de 403 vidas”, lê-se na nota.

Na mesma, a Autoridade Marítima Nacional destacou ainda, na atividade do ISN, a formação e incorporação de oito tripulantes na carreira de Técnicos de Embarcação Salva-vidas e o treino operacional da embarcação Unidade Auxiliar de Marinha 601 Vigilante.

Ao longo de 2023, “foram realizados 2 844 Exames Específicos de Aptidão Técnica (EEAT) a Nadadores-Salvadores (NS), dos quais resultaram na certificação, ou requalificação, de 1 512 Nadadores-Salvadores. Realizou-se, pela primeira vez em 2023, um Open Day para realização de exames de certificação de nadadores-salvadores”, esclareceu ainda o comunicado.

O ISN efetuou ainda formações de suporte básico de vida, oxigenoterapia e trauma para membros da Polícia Marítima, militares empenhados em projetos de vigilância e outras entidades que solicitam ações de formação nessas áreas, assim como ações de sensibilização em praias.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Balann Operacional de 2023 Instituto de Socorros a Náufragos 1623 403 2844 1512 Saídas de Socorro ~~ Vidas Salvas Exames Específicos de Aptidão Técnica (EEAT) Certificação/ requalificação deNadadores- Salvadores"

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.