O Serviço de Salvamento Marítimo (SSM) do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) salvou 403 vidas em 2023. O balanço operacional foi divulgado, esta quinta-feira, pela Autoridade Marítima Nacional.
“No decorrer do ano de 2023, o SSM, que opera através de 27 embarcações salva-vidas, registou um total de 1 623 saídas de socorro, que resultaram no salvamento de 403 vidas”, lê-se na nota.
Na mesma, a Autoridade Marítima Nacional destacou ainda, na atividade do ISN, a formação e incorporação de oito tripulantes na carreira de Técnicos de Embarcação Salva-vidas e o treino operacional da embarcação Unidade Auxiliar de Marinha 601 Vigilante.
Ao longo de 2023, “foram realizados 2 844 Exames Específicos de Aptidão Técnica (EEAT) a Nadadores-Salvadores (NS), dos quais resultaram na certificação, ou requalificação, de 1 512 Nadadores-Salvadores. Realizou-se, pela primeira vez em 2023, um Open Day para realização de exames de certificação de nadadores-salvadores”, esclareceu ainda o comunicado.
O ISN efetuou ainda formações de suporte básico de vida, oxigenoterapia e trauma para membros da Polícia Marítima, militares empenhados em projetos de vigilância e outras entidades que solicitam ações de formação nessas áreas, assim como ações de sensibilização em praias.

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.