O CISA – Centro de Interpretação da Serra d’Arga, e a própria serra transformaram-se em salas de aula, acolhendo vários alunos da Escola Básica e Secundária de Caminha que assim tiveram oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre os habitats da Serra d’Arga e a natureza. A atividade integra-se no projeto da CIM – Alto Minho: Educar para a Sustentabilidade - Natura 2020.
O Programa Integrado de Educação para a Preservação e Conservação da Natureza e da Biodiversidade (Educar para a Sustentabilidade – Natura 2020), promovido pelos municípios que integram a CIM – Alto Minho, é um projeto orientado para as escolas da região do Alto Minho, cujo objetivo geral passa por promover a educação ambiental e incentivar a adoção de estilos de vida ambientalmente sustentáveis.
O Município de Caminha integrou o projeto, através das valências oferecidas pelo Centro de Interpretação da Serra d’Arga, enquanto estrutura de apoio à valorização e promoção dos Recursos Naturais e Paisagísticos da Serra d’Arga.

No final da passada semana, foi a vez dos alunos do 8.º ano da Escola Básica e Secundária de Caminha terem a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre os habitats da Serra d’Arga, nomeadamente sobre bosques, matos, charnecas e turfeiras, e sobre as diferentes espécies RELAPE (Raras, Endémicas, Localizadas, Ameaçadas ou em Perigo de Extinção) existentes e perceber a sua importância para a conservação da natureza e da biodiversidade.
Todos os materiais e a própria valência que constituiu esta experiência foram integradas e ficam disponíveis no CISA.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.