Logo
Desporto

Serra d’Arga foi novamente palco de mais uma grande competição do trail running nacional

9 Outubro, 2022 | 20:27
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Carlos Sá Nature Events brindou pelo 11º ano os amantes do trail com mais uma edição do Grande Trail Serra d’Arga - GTSA 2022. Contando com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e vários patrocinadores, IMPETUS, OZ Energia, Águas Fastio, Ecomobile, Chocolate Avianense, Libargel, Gold Nutrition e Delta Cafés. 

O GTSA Vertical teve início às 10h00 em Estorãos e terminou no mítico Alto da Senhora do Minho, percorrendo 4 km de distância com 800m D+, numa das subidas mais emblemáticas do Grande Trail Serra d’Arga. O vencedor foi Sérgio Sá do Águias de Alvelos, com o tempo de 34min 36seg, seguido por Sandro Silva do EDL Trail, com 34min 46seg e para fechar o pódio Masculino, Emílio Carvalho do Olímpico Vianense concluiu os 4km em 34min 56seg. O pódio Feminino é composto pela María González com 43min 48seg, seguida pela Alexandra Fernandes do Amigos do Trail Associação Desportiva com 45min 09seg e a Sandra Ferreira do Clube Desportivo Feirense 45min 19seg.

A organização contou com a participação de cerca de 1600 atletas, oriundos de 20 países diferentes, que competiram em seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: GTSA Trail Ultra Endurance 110 Km, GTSA Ultra Trail 45 Km, Trail Longo 27 Km, Trail Curto 17 Km, Caminhada 12 Km e Trail Jovem.

De Viana do Castelo partiu o GTSA Trail Ultra Endurance 110km.

O grande vencedor foi Emílio Carvalho do Olímpico Vianense que concluiu os 110km em 12h46min, seguido por Nuno Guimarães do Olímpico Vianense com 12h57min e João Rodrigues dos Amigos da Montanha com 13h04min. A Elisabete Santos do Team Lantemil com 19h01min foi a grande vencedora, seguida pela Carla Antunes com 19h51min e Luz Paulo do Clube de Montanhismo da Guarda com 19h57min a fechar o pódio.

No dia 01 de outubro decorreu a prova rainha do evento, o GTSA Ultra Trail 45 km com início e fim no centro da freguesia de Dem, no Município de Caminha.

O vencedor foi Pedro Barros do EDV Viana Trail com 04h21min46seg, seguido pelo cabo-verdiano Gil Mendes do Emicela Team Cabo Verde com 4h27min56seg e Pedro Santos do EDV Viana Trail com 4h33min01seg. O pódio feminino é composto pela Mariana Machado do EDV Viana Trail com 5h14min10seg, seguida pela Nádia Casteleiro com 5h19min25seg e Joana Esperanço do Montanha Clube Trail Running / Efapel a fechar o pódio.

No dia 02 de outubro decorreram as provas GTSA Trail Longo 27 km, o GTSA Trail Curto 17 km e Caminhada 12km. Todas as provas são circulares, com partida e chegada a S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo. Nesse mesmo dia realizou-se igualmente o Trail Jovem, pelas 12h30, junto ao local de meta.

A distância dos 27km foi ganha pelo cabo-verdiano Wilson Cabral da Emicela Team Cabo Verde com 2h18min54seg, seguido pelo Daniel Santos do EDV Viana Trail com 2h18min56seg e Emanuel Machado com 2h21min14seg. No pódio feminino a inglesa Kate Avery da New Balance ganhou o lugar mais alto do pódio com 4h41min34seg, seguida pela Paula Soares do A.D. Amarante com 2h46min22seg e Renata Gonçalves do Coimbra Trail Running com 2h54min09seg.

Na distância dos 17km, Nelson Loureiro do OPraticante.pt levou para casa o primeiro lugar com 1h18min09seg, seguido pelo cabo-verdiano Gilson Tavares da Emicela Team Cabo Verde com 1h23min13seg e Luciano Pereira do HABCarpintaria com 1h23min24seg. A espanhola María González foi a vencedora dos 17km com 1h44min21seg, seguida pela Célia Amaro do Serra D’Aire Trail Team com 1h50min09seg e por Rafaela Borges com 1h56min17seg.

Eventos como este são cada vez mais um importante incremento na economia local, nomeadamente na restauração e hotelaria, e também desempenham um papel fundamental na consciencialização da população para o cuidado com as florestas enquanto bem comum, contribuindo assim para a prevenção dos incêndios que tanto têm assolado e devastado o nosso país nos últimos anos.

O GTSA é mais que uma prova de Trail. É um encontro de amigos, uma celebração em família, um destino de lazer e diversão.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.