Logo
Desporto

Serra d’Arga foi novamente palco de mais uma grande competição do trail running nacional

9 Outubro, 2022 | 20:27
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Carlos Sá Nature Events brindou pelo 11º ano os amantes do trail com mais uma edição do Grande Trail Serra d’Arga - GTSA 2022. Contando com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e vários patrocinadores, IMPETUS, OZ Energia, Águas Fastio, Ecomobile, Chocolate Avianense, Libargel, Gold Nutrition e Delta Cafés. 

O GTSA Vertical teve início às 10h00 em Estorãos e terminou no mítico Alto da Senhora do Minho, percorrendo 4 km de distância com 800m D+, numa das subidas mais emblemáticas do Grande Trail Serra d’Arga. O vencedor foi Sérgio Sá do Águias de Alvelos, com o tempo de 34min 36seg, seguido por Sandro Silva do EDL Trail, com 34min 46seg e para fechar o pódio Masculino, Emílio Carvalho do Olímpico Vianense concluiu os 4km em 34min 56seg. O pódio Feminino é composto pela María González com 43min 48seg, seguida pela Alexandra Fernandes do Amigos do Trail Associação Desportiva com 45min 09seg e a Sandra Ferreira do Clube Desportivo Feirense 45min 19seg.

A organização contou com a participação de cerca de 1600 atletas, oriundos de 20 países diferentes, que competiram em seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: GTSA Trail Ultra Endurance 110 Km, GTSA Ultra Trail 45 Km, Trail Longo 27 Km, Trail Curto 17 Km, Caminhada 12 Km e Trail Jovem.

De Viana do Castelo partiu o GTSA Trail Ultra Endurance 110km.

O grande vencedor foi Emílio Carvalho do Olímpico Vianense que concluiu os 110km em 12h46min, seguido por Nuno Guimarães do Olímpico Vianense com 12h57min e João Rodrigues dos Amigos da Montanha com 13h04min. A Elisabete Santos do Team Lantemil com 19h01min foi a grande vencedora, seguida pela Carla Antunes com 19h51min e Luz Paulo do Clube de Montanhismo da Guarda com 19h57min a fechar o pódio.

No dia 01 de outubro decorreu a prova rainha do evento, o GTSA Ultra Trail 45 km com início e fim no centro da freguesia de Dem, no Município de Caminha.

O vencedor foi Pedro Barros do EDV Viana Trail com 04h21min46seg, seguido pelo cabo-verdiano Gil Mendes do Emicela Team Cabo Verde com 4h27min56seg e Pedro Santos do EDV Viana Trail com 4h33min01seg. O pódio feminino é composto pela Mariana Machado do EDV Viana Trail com 5h14min10seg, seguida pela Nádia Casteleiro com 5h19min25seg e Joana Esperanço do Montanha Clube Trail Running / Efapel a fechar o pódio.

No dia 02 de outubro decorreram as provas GTSA Trail Longo 27 km, o GTSA Trail Curto 17 km e Caminhada 12km. Todas as provas são circulares, com partida e chegada a S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo. Nesse mesmo dia realizou-se igualmente o Trail Jovem, pelas 12h30, junto ao local de meta.

A distância dos 27km foi ganha pelo cabo-verdiano Wilson Cabral da Emicela Team Cabo Verde com 2h18min54seg, seguido pelo Daniel Santos do EDV Viana Trail com 2h18min56seg e Emanuel Machado com 2h21min14seg. No pódio feminino a inglesa Kate Avery da New Balance ganhou o lugar mais alto do pódio com 4h41min34seg, seguida pela Paula Soares do A.D. Amarante com 2h46min22seg e Renata Gonçalves do Coimbra Trail Running com 2h54min09seg.

Na distância dos 17km, Nelson Loureiro do OPraticante.pt levou para casa o primeiro lugar com 1h18min09seg, seguido pelo cabo-verdiano Gilson Tavares da Emicela Team Cabo Verde com 1h23min13seg e Luciano Pereira do HABCarpintaria com 1h23min24seg. A espanhola María González foi a vencedora dos 17km com 1h44min21seg, seguida pela Célia Amaro do Serra D’Aire Trail Team com 1h50min09seg e por Rafaela Borges com 1h56min17seg.

Eventos como este são cada vez mais um importante incremento na economia local, nomeadamente na restauração e hotelaria, e também desempenham um papel fundamental na consciencialização da população para o cuidado com as florestas enquanto bem comum, contribuindo assim para a prevenção dos incêndios que tanto têm assolado e devastado o nosso país nos últimos anos.

O GTSA é mais que uma prova de Trail. É um encontro de amigos, uma celebração em família, um destino de lazer e diversão.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.