A Carlos Sá Nature Events brindou pelo 11º ano os amantes do trail com mais uma edição do Grande Trail Serra d’Arga - GTSA 2022. Contando com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e vários patrocinadores, IMPETUS, OZ Energia, Águas Fastio, Ecomobile, Chocolate Avianense, Libargel, Gold Nutrition e Delta Cafés.

O GTSA Vertical teve início às 10h00 em Estorãos e terminou no mítico Alto da Senhora do Minho, percorrendo 4 km de distância com 800m D+, numa das subidas mais emblemáticas do Grande Trail Serra d’Arga. O vencedor foi Sérgio Sá do Águias de Alvelos, com o tempo de 34min 36seg, seguido por Sandro Silva do EDL Trail, com 34min 46seg e para fechar o pódio Masculino, Emílio Carvalho do Olímpico Vianense concluiu os 4km em 34min 56seg. O pódio Feminino é composto pela María González com 43min 48seg, seguida pela Alexandra Fernandes do Amigos do Trail Associação Desportiva com 45min 09seg e a Sandra Ferreira do Clube Desportivo Feirense 45min 19seg.
A organização contou com a participação de cerca de 1600 atletas, oriundos de 20 países diferentes, que competiram em seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: GTSA Trail Ultra Endurance 110 Km, GTSA Ultra Trail 45 Km, Trail Longo 27 Km, Trail Curto 17 Km, Caminhada 12 Km e Trail Jovem.
De Viana do Castelo partiu o GTSA Trail Ultra Endurance 110km.

O grande vencedor foi Emílio Carvalho do Olímpico Vianense que concluiu os 110km em 12h46min, seguido por Nuno Guimarães do Olímpico Vianense com 12h57min e João Rodrigues dos Amigos da Montanha com 13h04min. A Elisabete Santos do Team Lantemil com 19h01min foi a grande vencedora, seguida pela Carla Antunes com 19h51min e Luz Paulo do Clube de Montanhismo da Guarda com 19h57min a fechar o pódio.
No dia 01 de outubro decorreu a prova rainha do evento, o GTSA Ultra Trail 45 km com início e fim no centro da freguesia de Dem, no Município de Caminha.
O vencedor foi Pedro Barros do EDV Viana Trail com 04h21min46seg, seguido pelo cabo-verdiano Gil Mendes do Emicela Team Cabo Verde com 4h27min56seg e Pedro Santos do EDV Viana Trail com 4h33min01seg. O pódio feminino é composto pela Mariana Machado do EDV Viana Trail com 5h14min10seg, seguida pela Nádia Casteleiro com 5h19min25seg e Joana Esperanço do Montanha Clube Trail Running / Efapel a fechar o pódio.

No dia 02 de outubro decorreram as provas GTSA Trail Longo 27 km, o GTSA Trail Curto 17 km e Caminhada 12km. Todas as provas são circulares, com partida e chegada a S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo. Nesse mesmo dia realizou-se igualmente o Trail Jovem, pelas 12h30, junto ao local de meta.
A distância dos 27km foi ganha pelo cabo-verdiano Wilson Cabral da Emicela Team Cabo Verde com 2h18min54seg, seguido pelo Daniel Santos do EDV Viana Trail com 2h18min56seg e Emanuel Machado com 2h21min14seg. No pódio feminino a inglesa Kate Avery da New Balance ganhou o lugar mais alto do pódio com 4h41min34seg, seguida pela Paula Soares do A.D. Amarante com 2h46min22seg e Renata Gonçalves do Coimbra Trail Running com 2h54min09seg.
Na distância dos 17km, Nelson Loureiro do OPraticante.pt levou para casa o primeiro lugar com 1h18min09seg, seguido pelo cabo-verdiano Gilson Tavares da Emicela Team Cabo Verde com 1h23min13seg e Luciano Pereira do HABCarpintaria com 1h23min24seg. A espanhola María González foi a vencedora dos 17km com 1h44min21seg, seguida pela Célia Amaro do Serra D’Aire Trail Team com 1h50min09seg e por Rafaela Borges com 1h56min17seg.
Eventos como este são cada vez mais um importante incremento na economia local, nomeadamente na restauração e hotelaria, e também desempenham um papel fundamental na consciencialização da população para o cuidado com as florestas enquanto bem comum, contribuindo assim para a prevenção dos incêndios que tanto têm assolado e devastado o nosso país nos últimos anos.
O GTSA é mais que uma prova de Trail. É um encontro de amigos, uma celebração em família, um destino de lazer e diversão.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.