A Carlos Sá Nature Events brindou pelo 11º ano os amantes do trail com mais uma edição do Grande Trail Serra d’Arga - GTSA 2022. Contando com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e vários patrocinadores, IMPETUS, OZ Energia, Águas Fastio, Ecomobile, Chocolate Avianense, Libargel, Gold Nutrition e Delta Cafés.

O GTSA Vertical teve início às 10h00 em Estorãos e terminou no mítico Alto da Senhora do Minho, percorrendo 4 km de distância com 800m D+, numa das subidas mais emblemáticas do Grande Trail Serra d’Arga. O vencedor foi Sérgio Sá do Águias de Alvelos, com o tempo de 34min 36seg, seguido por Sandro Silva do EDL Trail, com 34min 46seg e para fechar o pódio Masculino, Emílio Carvalho do Olímpico Vianense concluiu os 4km em 34min 56seg. O pódio Feminino é composto pela María González com 43min 48seg, seguida pela Alexandra Fernandes do Amigos do Trail Associação Desportiva com 45min 09seg e a Sandra Ferreira do Clube Desportivo Feirense 45min 19seg.
A organização contou com a participação de cerca de 1600 atletas, oriundos de 20 países diferentes, que competiram em seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: GTSA Trail Ultra Endurance 110 Km, GTSA Ultra Trail 45 Km, Trail Longo 27 Km, Trail Curto 17 Km, Caminhada 12 Km e Trail Jovem.
De Viana do Castelo partiu o GTSA Trail Ultra Endurance 110km.

O grande vencedor foi Emílio Carvalho do Olímpico Vianense que concluiu os 110km em 12h46min, seguido por Nuno Guimarães do Olímpico Vianense com 12h57min e João Rodrigues dos Amigos da Montanha com 13h04min. A Elisabete Santos do Team Lantemil com 19h01min foi a grande vencedora, seguida pela Carla Antunes com 19h51min e Luz Paulo do Clube de Montanhismo da Guarda com 19h57min a fechar o pódio.
No dia 01 de outubro decorreu a prova rainha do evento, o GTSA Ultra Trail 45 km com início e fim no centro da freguesia de Dem, no Município de Caminha.
O vencedor foi Pedro Barros do EDV Viana Trail com 04h21min46seg, seguido pelo cabo-verdiano Gil Mendes do Emicela Team Cabo Verde com 4h27min56seg e Pedro Santos do EDV Viana Trail com 4h33min01seg. O pódio feminino é composto pela Mariana Machado do EDV Viana Trail com 5h14min10seg, seguida pela Nádia Casteleiro com 5h19min25seg e Joana Esperanço do Montanha Clube Trail Running / Efapel a fechar o pódio.

No dia 02 de outubro decorreram as provas GTSA Trail Longo 27 km, o GTSA Trail Curto 17 km e Caminhada 12km. Todas as provas são circulares, com partida e chegada a S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo. Nesse mesmo dia realizou-se igualmente o Trail Jovem, pelas 12h30, junto ao local de meta.
A distância dos 27km foi ganha pelo cabo-verdiano Wilson Cabral da Emicela Team Cabo Verde com 2h18min54seg, seguido pelo Daniel Santos do EDV Viana Trail com 2h18min56seg e Emanuel Machado com 2h21min14seg. No pódio feminino a inglesa Kate Avery da New Balance ganhou o lugar mais alto do pódio com 4h41min34seg, seguida pela Paula Soares do A.D. Amarante com 2h46min22seg e Renata Gonçalves do Coimbra Trail Running com 2h54min09seg.
Na distância dos 17km, Nelson Loureiro do OPraticante.pt levou para casa o primeiro lugar com 1h18min09seg, seguido pelo cabo-verdiano Gilson Tavares da Emicela Team Cabo Verde com 1h23min13seg e Luciano Pereira do HABCarpintaria com 1h23min24seg. A espanhola María González foi a vencedora dos 17km com 1h44min21seg, seguida pela Célia Amaro do Serra D’Aire Trail Team com 1h50min09seg e por Rafaela Borges com 1h56min17seg.
Eventos como este são cada vez mais um importante incremento na economia local, nomeadamente na restauração e hotelaria, e também desempenham um papel fundamental na consciencialização da população para o cuidado com as florestas enquanto bem comum, contribuindo assim para a prevenção dos incêndios que tanto têm assolado e devastado o nosso país nos últimos anos.
O GTSA é mais que uma prova de Trail. É um encontro de amigos, uma celebração em família, um destino de lazer e diversão.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.