A Carlos Sá Nature Events brindou pelo 11º ano os amantes do trail com mais uma edição do Grande Trail Serra d’Arga - GTSA 2022. Contando com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e vários patrocinadores, IMPETUS, OZ Energia, Águas Fastio, Ecomobile, Chocolate Avianense, Libargel, Gold Nutrition e Delta Cafés.
O GTSA Vertical teve início às 10h00 em Estorãos e terminou no mítico Alto da Senhora do Minho, percorrendo 4 km de distância com 800m D+, numa das subidas mais emblemáticas do Grande Trail Serra d’Arga. O vencedor foi Sérgio Sá do Águias de Alvelos, com o tempo de 34min 36seg, seguido por Sandro Silva do EDL Trail, com 34min 46seg e para fechar o pódio Masculino, Emílio Carvalho do Olímpico Vianense concluiu os 4km em 34min 56seg. O pódio Feminino é composto pela María González com 43min 48seg, seguida pela Alexandra Fernandes do Amigos do Trail Associação Desportiva com 45min 09seg e a Sandra Ferreira do Clube Desportivo Feirense 45min 19seg.
A organização contou com a participação de cerca de 1600 atletas, oriundos de 20 países diferentes, que competiram em seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: GTSA Trail Ultra Endurance 110 Km, GTSA Ultra Trail 45 Km, Trail Longo 27 Km, Trail Curto 17 Km, Caminhada 12 Km e Trail Jovem.
De Viana do Castelo partiu o GTSA Trail Ultra Endurance 110km.
O grande vencedor foi Emílio Carvalho do Olímpico Vianense que concluiu os 110km em 12h46min, seguido por Nuno Guimarães do Olímpico Vianense com 12h57min e João Rodrigues dos Amigos da Montanha com 13h04min. A Elisabete Santos do Team Lantemil com 19h01min foi a grande vencedora, seguida pela Carla Antunes com 19h51min e Luz Paulo do Clube de Montanhismo da Guarda com 19h57min a fechar o pódio.
No dia 01 de outubro decorreu a prova rainha do evento, o GTSA Ultra Trail 45 km com início e fim no centro da freguesia de Dem, no Município de Caminha.
O vencedor foi Pedro Barros do EDV Viana Trail com 04h21min46seg, seguido pelo cabo-verdiano Gil Mendes do Emicela Team Cabo Verde com 4h27min56seg e Pedro Santos do EDV Viana Trail com 4h33min01seg. O pódio feminino é composto pela Mariana Machado do EDV Viana Trail com 5h14min10seg, seguida pela Nádia Casteleiro com 5h19min25seg e Joana Esperanço do Montanha Clube Trail Running / Efapel a fechar o pódio.
No dia 02 de outubro decorreram as provas GTSA Trail Longo 27 km, o GTSA Trail Curto 17 km e Caminhada 12km. Todas as provas são circulares, com partida e chegada a S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo. Nesse mesmo dia realizou-se igualmente o Trail Jovem, pelas 12h30, junto ao local de meta.
A distância dos 27km foi ganha pelo cabo-verdiano Wilson Cabral da Emicela Team Cabo Verde com 2h18min54seg, seguido pelo Daniel Santos do EDV Viana Trail com 2h18min56seg e Emanuel Machado com 2h21min14seg. No pódio feminino a inglesa Kate Avery da New Balance ganhou o lugar mais alto do pódio com 4h41min34seg, seguida pela Paula Soares do A.D. Amarante com 2h46min22seg e Renata Gonçalves do Coimbra Trail Running com 2h54min09seg.
Na distância dos 17km, Nelson Loureiro do OPraticante.pt levou para casa o primeiro lugar com 1h18min09seg, seguido pelo cabo-verdiano Gilson Tavares da Emicela Team Cabo Verde com 1h23min13seg e Luciano Pereira do HABCarpintaria com 1h23min24seg. A espanhola María González foi a vencedora dos 17km com 1h44min21seg, seguida pela Célia Amaro do Serra D’Aire Trail Team com 1h50min09seg e por Rafaela Borges com 1h56min17seg.
Eventos como este são cada vez mais um importante incremento na economia local, nomeadamente na restauração e hotelaria, e também desempenham um papel fundamental na consciencialização da população para o cuidado com as florestas enquanto bem comum, contribuindo assim para a prevenção dos incêndios que tanto têm assolado e devastado o nosso país nos últimos anos.
O GTSA é mais que uma prova de Trail. É um encontro de amigos, uma celebração em família, um destino de lazer e diversão.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.