Logo
Regional

Serra d’Arga e Praia de Moledo conquistaram Prémios Cinco Estrelas Regiões 

8 Abril, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Concelho de Caminha é um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.

Esta é a 8ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, um sistema de avaliações de âmbito nacional, e os vencedores já foram revelados. Informação e imagens sobre os dois ícones premiados já se encontram online no website, em   www.cinco-estrelas.pt

A informação sobre a Serra d’Arga está online em Serra d’Arga – Prémio Cinco Estrelas Regiões, enquanto a Praia de Moledo é dada a conhecer em  Praia de Moledo – Prémio Cinco Estrelas Regiões

Este é mais um galardão que reconhece o nosso território, não apenas pela beleza natural, mas também pelas condições que oferece e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. No caso da Serra d’Arga, por exemplo, tem sido realizado um intenso trabalho de investigação, valorização e defesa, sendo um dos resultados a informação reunida, bastante completa, no website Serra d’Arga, divulgado também, agora, pelo Prémio Cinco Estrelas Regiões. Aqui ficamos a conhecer com pormenor um espaço de excelência: A Serra d’Arga “constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, não só pela vastidão das paisagens agrestes do seu topo, mas também pela singularidade dos seus valores naturais. Nos pontos mais altos da serra, dominados por imponentes maciços graníticos, existem áreas naturais de pastagem de rara beleza onde ocorrem diversos tipos de matos numa matriz de pastagens com uma diversidade florística notável. Nestes matos e prados alimentam-se cabras, vacas e garranos, coexistindo no mesmo ecossistema do lobo, que tem aqui uma das populações mais próximas do litoral. Perto das pitorescas aldeias que se desenvolvem na transição para o xisto, existem campos de cultivo, lameiros e bosques naturais, atravessados por diversas linhas de água. Outrora, estes rios e ribeiros forneciam a energia aos moinhos, que ainda se podem observar, e onde se fazia a moagem dos cereais cultivados nos campos”.

A distinção atribuída à Praia de Moledo é mais uma confirmação do seu prestígio nacional e internacional. Trata-se de uma praia belíssima e de grande qualidade, reconhecida e galardoada repetidamente. 

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é descrito como “um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe cada região (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional; bem como premeia marcas portuguesas que se destacam a nível regional. Os ícones regionais são identificados anualmente através de uma votação nacional”. 

A organização informa que “a seleção dos vencedores envolveu um rigoroso processo de avaliação, contando com a participação de 498.660 consumidores, os quais analisaram mais de 1.022 marcas. Destas, apenas 141 alcançaram o estatuto Cinco Estrelas, ou seja, pouco mais de 13% do total analisado. Esta é, pois, a demonstração da sua excelência, por via de um amplo reconhecimento público por parte de quase meio milhão de pessoas, bem como do rigor metodológico por que se rege aquele que o melhor sistema de avaliação nacional. O Prémio Cinco Estrelas Regiões reforça, assim, o seu compromisso em distinguir o que de melhor se faz em Portugal, contribuindo para a valorização do património, cultura e tecido empresarial do nosso país”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Abril, 2025

Quinta-feira é dia de visitar igrejas e capelas em Viana do Castelo

Vinte e cinco (25) igrejas e capelas de Viana do Castelo voltam a abrir este ano, na noite de Quinta-Feira Santa, à oração e à visita presencial dos fiéis, numa das principais tradições da Páscoa no concelho.

Desporto 16 Abril, 2025

Voleibol Clube de Viana espera sexta-feira Santa

O Voleibol Clube de Viana terá, esta sexta-feira, uma última oportunidade para ficar em lugar de play off que lhe dará nova vida na luta pela permanência na 1ª divisão. Em caso de derrota a equipa vianense desce à segunda divisão.

Regional 16 Abril, 2025

Vila Nova de Cerveira: Olympics4All reafirma distinção de boa prática a nível europeu

O projeto Olympics4All, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, voltou a ser distinguido a nível europeu, no âmbito das "Boas práticas URBACT IV".

Regional 16 Abril, 2025

Viana do Castelo: Alteração ao Plano de Pormenor do Parque da Cidade em discussão pública

A alteração ao Regulamento do Plano de Pormenor do Parque da Cidade vai estar em discussão pública durantes vinte dias úteis. O documento pode ser consultado no Serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal, na página eletrónica do município e as participações deverão ser entregues no SAM ou enviados por correio eletrónico para o endereço consultapublica@cm-viana-castelo.pt, ou por correio normal para a autarquia.

Regional 16 Abril, 2025

Romaria d’Agonia 2025 reconhecida como projeto de Interesse Cultural 

Por despacho da Ministra da Cultura o projeto “Romaria de Nossa Senhora d’Agonia – Edição  2025” é reconhecido como sendo de interesse cultural, reforçando a sua importância na  valorização da identidade e do património cultural português. 

Regional 16 Abril, 2025

Caminha recebe selo de mérito no apoio a Cuidadores Informais

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) atribuiu ao Município de Caminha o Selo de Mérito na categoria Bronze, no âmbito da 4.ª Edição do Prémio para o biénio 2025/2026

Regional 16 Abril, 2025

Bispo de Viana do Castelo apela à renovação da mente e do coração

A Diocese de Viana do Castelo iniciou a Semana Santa no Domingo de Ramos, que ficou marcado com a tradicional procissão do Senhor dos Passos. No sermão, que aconteceu na Praça da República, D. João Lavrador apelou para “uma nova relação que se estabelece através da harmonia, da paz, da justiça, do bem e da fraternidade”.