O Dia Mundial da Música foi comemorado sábado, em Caminha, com um espetáculo memorável, resultante de um trabalho que juntou o cantautor Sérgio Godinho e o "Coro das Velhas" em palco. Integrado no projeto “Cultura para Todos”, numa iniciativa da Câmara Municipal, cerca de uma centena de caminhenses de todas as freguesias constituíram-se em “Coro”, ensaiaram durante muito tempo e o resultado foi um concerto emocionante.
O projeto “Cultura para Todos” tem o foco na inclusão e a pandemia permitiu à Câmara Municipal de Caminha encontrar financiamento para realizar um sonho: envolver a comunidade, todas as freguesias, pessoas de idade mais avançada, enfim, alguns dos que seriam os mais improváveis para subir a um palco e juntar a sua voz à de um músico profissional, neste caso Sérgio Godinho, desafiado para o que foi também para ele uma iniciativa inédita.
A fase seguinte foi captar nas freguesias do concelho de Caminha pessoas que se dispusessem a integrar um “Coro das Velhas”, designação inspirada não apenas na população que se pretendia abranger, mas essencialmente na própria canção de Sérgio Godinho, uma canção que afinal, fala de Caminha: “Vamos cantar o coro das velhas! / Ia eu pelo concelho de Caminha /Quando vi sentada ao sol uma velhinha /Curioso, uma conversa entabulei…”
Com o apoio das Juntas de Freguesia, de párocos e instituições foi possível juntar cerca de uma centena de pessoas, algumas de idade bastante avançada, estimular e envolver todos num grande projeto. Coube à Academia de Música Fernandes Fão assumir a parte musical, trabalhar com o grupo, afinar vozes, ensaiar, motivar e conviver muitos dias ao serão. O objetivo era a concretização de um projeto musical, de relevância artística, cultural e comunitária, que pretendia capacitar um público alvo a constituir um Coro musical que trabalhasse as músicas do cantor Sérgio Godinho, a apresentar num concerto final em conjunto com o músico.
O objetivo foi concretizado sábado, com o Pavilhão Municipal de Caminha Fernando Lima cheio de gente e de entusiasmo, juntando-se muitas vezes ao magnífico “Coro das Velhas” para acompanhar Sérgio Godinho e aos seus músicos.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.