O Dia Mundial da Música foi comemorado sábado, em Caminha, com um espetáculo memorável, resultante de um trabalho que juntou o cantautor Sérgio Godinho e o "Coro das Velhas" em palco. Integrado no projeto “Cultura para Todos”, numa iniciativa da Câmara Municipal, cerca de uma centena de caminhenses de todas as freguesias constituíram-se em “Coro”, ensaiaram durante muito tempo e o resultado foi um concerto emocionante.
O projeto “Cultura para Todos” tem o foco na inclusão e a pandemia permitiu à Câmara Municipal de Caminha encontrar financiamento para realizar um sonho: envolver a comunidade, todas as freguesias, pessoas de idade mais avançada, enfim, alguns dos que seriam os mais improváveis para subir a um palco e juntar a sua voz à de um músico profissional, neste caso Sérgio Godinho, desafiado para o que foi também para ele uma iniciativa inédita.
A fase seguinte foi captar nas freguesias do concelho de Caminha pessoas que se dispusessem a integrar um “Coro das Velhas”, designação inspirada não apenas na população que se pretendia abranger, mas essencialmente na própria canção de Sérgio Godinho, uma canção que afinal, fala de Caminha: “Vamos cantar o coro das velhas! / Ia eu pelo concelho de Caminha /Quando vi sentada ao sol uma velhinha /Curioso, uma conversa entabulei…”
Com o apoio das Juntas de Freguesia, de párocos e instituições foi possível juntar cerca de uma centena de pessoas, algumas de idade bastante avançada, estimular e envolver todos num grande projeto. Coube à Academia de Música Fernandes Fão assumir a parte musical, trabalhar com o grupo, afinar vozes, ensaiar, motivar e conviver muitos dias ao serão. O objetivo era a concretização de um projeto musical, de relevância artística, cultural e comunitária, que pretendia capacitar um público alvo a constituir um Coro musical que trabalhasse as músicas do cantor Sérgio Godinho, a apresentar num concerto final em conjunto com o músico.
O objetivo foi concretizado sábado, com o Pavilhão Municipal de Caminha Fernando Lima cheio de gente e de entusiasmo, juntando-se muitas vezes ao magnífico “Coro das Velhas” para acompanhar Sérgio Godinho e aos seus músicos.
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.
A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.
A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.