Esta sexta-feira, 6 de outubro, o cantautor, Sérgio Godinho vem a Caminha apresentar dois dos seus livros "75 Canções partituras, letras e cifras" e "Palavras São Imagens São Palavras". A atividade acontece na Biblioteca Municipal de Caminha, pelas 17h30.
“75 Canções – partituras, letras e cifras” é um livro que reúne canções (partituras, letras e cifras) e que pretende celebrar a carreira musical de Sérgio Godinho. “É um livro dinâmico, como a música deve ser, a expansão de um projeto que começou por abarcar 55 canções, depois 60, e agora 75. Com transcrições musicais de João Cabrita, este volume celebra a carreira de mais de cinco décadas de um dos maiores cantautores portugueses. Disseca não só poemas e músicas concebidos e interpretados a solo, mas também uma mão-cheia resultante de cumplicidades e partilhas com artistas de múltiplas gerações e vários estilos musicais. É um livro de grande formato, composto por várias fotografias de Sérgio Godinho, a preto e branco, retratando-o em várias épocas e quase sempre em palco”, lê-se no comunicado de imprensa do Município de Caminha.
Entre as 75 canções escolhidas estão “A noite passada”, “O primeiro dia”, “Liberdade” e “Com um brilhozinho nos olhos”.
Por sua vez, “Palavras São Imagens São Palavras” é um pequeno livro de poemas ilustrados ou de imagens vertidas em poemas. Na sinopse da obra lê-se “todos conhecemos letras de algumas canções de Sérgio Godinho, que em cada uma das suas composições conta uma pequena história, apanha e amplifica um momento do quotidiano ou da intimidade, ou capta com ironia (e também lirismo e sabedoria) uma porção do espírito do tempo, individual ou coletivo”.
“As letras ou os poemas não darão origem a canções, mas a imagens – as que Sérgio Godinho procurou ativamente, ou que foi registando espontânea e aleatoriamente e que vieram a encontrar a sua letra. O diálogo que assim se estabelece entre poemas e fotografias atravessa os temas da viagem, do amor, da memória, da arte, produzindo instantâneos de pessoas, lugares, animais, e de acontecimentos diários ou únicos e irrepetíveis”, continua.
A sessão será apresentada por Paula Shaw.
Cantor, compositor, escritor, ator (de teatro e cinema), Sérgio Godinho é considerado um “homem dos sete instrumentos” contando com uma carreira artística que se prolonga há cerca de 50 anos.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.