Esta sexta-feira, 6 de outubro, o cantautor, Sérgio Godinho vem a Caminha apresentar dois dos seus livros "75 Canções partituras, letras e cifras" e "Palavras São Imagens São Palavras". A atividade acontece na Biblioteca Municipal de Caminha, pelas 17h30.
“75 Canções – partituras, letras e cifras” é um livro que reúne canções (partituras, letras e cifras) e que pretende celebrar a carreira musical de Sérgio Godinho. “É um livro dinâmico, como a música deve ser, a expansão de um projeto que começou por abarcar 55 canções, depois 60, e agora 75. Com transcrições musicais de João Cabrita, este volume celebra a carreira de mais de cinco décadas de um dos maiores cantautores portugueses. Disseca não só poemas e músicas concebidos e interpretados a solo, mas também uma mão-cheia resultante de cumplicidades e partilhas com artistas de múltiplas gerações e vários estilos musicais. É um livro de grande formato, composto por várias fotografias de Sérgio Godinho, a preto e branco, retratando-o em várias épocas e quase sempre em palco”, lê-se no comunicado de imprensa do Município de Caminha.
Entre as 75 canções escolhidas estão “A noite passada”, “O primeiro dia”, “Liberdade” e “Com um brilhozinho nos olhos”.
Por sua vez, “Palavras São Imagens São Palavras” é um pequeno livro de poemas ilustrados ou de imagens vertidas em poemas. Na sinopse da obra lê-se “todos conhecemos letras de algumas canções de Sérgio Godinho, que em cada uma das suas composições conta uma pequena história, apanha e amplifica um momento do quotidiano ou da intimidade, ou capta com ironia (e também lirismo e sabedoria) uma porção do espírito do tempo, individual ou coletivo”.
“As letras ou os poemas não darão origem a canções, mas a imagens – as que Sérgio Godinho procurou ativamente, ou que foi registando espontânea e aleatoriamente e que vieram a encontrar a sua letra. O diálogo que assim se estabelece entre poemas e fotografias atravessa os temas da viagem, do amor, da memória, da arte, produzindo instantâneos de pessoas, lugares, animais, e de acontecimentos diários ou únicos e irrepetíveis”, continua.
A sessão será apresentada por Paula Shaw.
Cantor, compositor, escritor, ator (de teatro e cinema), Sérgio Godinho é considerado um “homem dos sete instrumentos” contando com uma carreira artística que se prolonga há cerca de 50 anos.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.