Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 27 de setembro à meia-noite, a Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos e emocionantes das Festas d’Agonia.
Inicialmente previsto para agosto, durante o domingo da Romaria, o espetáculo foi adiado devido aos incêndios que afetaram várias regiões do país, numa decisão conjunta entre a organização e a Proteção Civil, que levou também ao cancelamento dos restantes espetáculos de fogo-de-artifício.
Agora com nova data marcada, e dependente das condições meteorológicas, a Serenata promete encantar novamente o público com mais de 100 mil disparos pirotécnicos, uma cachoeira de luz sobre o rio Lima e efeitos multimédia inovadores, num cenário natural único que junta a beleza do rio e da Ponte Eiffel.
“A Serenata é um dos momentos mais aguardados pelos vianenses e por todos os que nos visitam. A sua força está no cenário único de Viana do Castelo. É sempre um momento de grande emoção que deixa também um sentimento de saudade da Romaria, reforçando a nossa identidade coletiva”, destaca Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas.
Este será o terceiro ano consecutivo em que a produção do espetáculo está a cargo da Macedos Pirotecnia, empresa com quase 90 anos de história e reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus espetáculos, que alia tradição, inovação e sustentabilidade.
A Serenata terá lugar logo após o espetáculo “Festa da Dança – Bailes de Maresia”, integrado na programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, que terá início às 21h00 no Centro Cultural de Viana do Castelo.
A organização espera que esta edição excecional da Serenata da Romaria d’Agonia seja, mais uma vez, um momento de partilha, emoção e identidade, reunindo milhares de pessoas nas margens do Lima para celebrar a cultura, a fé e a tradição vianense.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.