Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 27 de setembro à meia-noite, a Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos e emocionantes das Festas d’Agonia.
Inicialmente previsto para agosto, durante o domingo da Romaria, o espetáculo foi adiado devido aos incêndios que afetaram várias regiões do país, numa decisão conjunta entre a organização e a Proteção Civil, que levou também ao cancelamento dos restantes espetáculos de fogo-de-artifício.
Agora com nova data marcada, e dependente das condições meteorológicas, a Serenata promete encantar novamente o público com mais de 100 mil disparos pirotécnicos, uma cachoeira de luz sobre o rio Lima e efeitos multimédia inovadores, num cenário natural único que junta a beleza do rio e da Ponte Eiffel.
“A Serenata é um dos momentos mais aguardados pelos vianenses e por todos os que nos visitam. A sua força está no cenário único de Viana do Castelo. É sempre um momento de grande emoção que deixa também um sentimento de saudade da Romaria, reforçando a nossa identidade coletiva”, destaca Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas.
Este será o terceiro ano consecutivo em que a produção do espetáculo está a cargo da Macedos Pirotecnia, empresa com quase 90 anos de história e reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus espetáculos, que alia tradição, inovação e sustentabilidade.
A Serenata terá lugar logo após o espetáculo “Festa da Dança – Bailes de Maresia”, integrado na programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, que terá início às 21h00 no Centro Cultural de Viana do Castelo.
A organização espera que esta edição excecional da Serenata da Romaria d’Agonia seja, mais uma vez, um momento de partilha, emoção e identidade, reunindo milhares de pessoas nas margens do Lima para celebrar a cultura, a fé e a tradição vianense.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 27 de setembro à meia-noite, a Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos e emocionantes das Festas d’Agonia.
O jovem limiano Marco Malheiro trouxe para Portugal uma das mais prestigiadas distinções do EuroSkills 2025, ao conquistar a medalha de ouro na profissão de soldadura. A competição, conhecida como os "Jogos Olímpicos das Profissões", decorreu em Herning, na Península da Jutlândia, na Dinamarca.
O Santa Luzia Futebol Clube entra em campo este domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, para disputar o seu primeiro jogo oficial em casa da temporada 2025/2026, frente à equipa do Águias de Santa Marta.
Nem a chuva que se fez sentir no início da noite de sábado conseguiu travar o entusiasmo das centenas de pessoas que voltaram ao centro histórico de Viana do Castelo para o segundo dia do festival “Viana Bate Forte”.
O SC Vianense recebe este domingo, pelas 15h00, o AR São Martinho no Estádio Dr. José de Matos, em jogo da 4.ª jornada do Campeonato de Portugal – Série A, numa partida que opõe duas equipas em busca da primeira vitória na competição.
Já se encontram em Viana do Castelo os dois primeiros autocarros 100% elétricos que vão integrar o novo sistema de transportes urbanos TuViana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trata-se de dois mini-autocarros que vão operar nos circuitos do centro histórico, periferia da cidade e freguesia de Darque.
A banda portuguesa D.A.M.A acaba de lançar “Rio do Esquecimento”, um tema que cruza o universo pop com as raízes culturais do Minho e presta uma sentida homenagem a Ponte de Lima. Inspirados pela história, pelas festas e pelas gentes da vila mais antiga de Portugal, os músicos mergulham na tradição para criar uma canção que marca o arranque do seu próximo projeto discográfico: Canções Portuguesas Bonitas Vol. II.