As associações "Resgate Adoção Viana" e "Gatos de Ninguém" foram beneficiadas pelos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) com a entrega de ração e com a comparticipação de tratamentos médicos e medicamentos. A ajuda resultou da poupança alcançada com o desvio de resíduos orgânicos do aterro, em Viana, no ano passado.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada pelo Município de Viana, em 2022, os vianenses que integram e participam no projeto Viana Abraça – Separe orgânicos, seja solidário! – separaram cerca de 255 mil quilos de biorresíduos alimentares. “A poupança alcançada com o desvio de resíduos orgânicos do aterro resultou, como habitualmente desde o início do projeto, na entrega de benefícios para duas instituições. Por decisão do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, foram escolhidas duas instituições sem fins lucrativos e de solidariedade animal de grande relevância para a nossa comunidade”, explicou.
Assim, as associações “Resgate Adoção Viana” e “Gatos de Ninguém”, foram contempladas com um valor total de 6.541,68 euros, divididos pelas duas instituições. Segundo a autarquia, o valor reverteu para a comparticipação de tratamentos médicos e medicamentos e para o fornecimento de ração animal.

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?