A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar esta terça-feira, 21 de março, o Dia Internacional das Florestas com atividades que incluem sementeira, estacaria, trilhos e reflorestação de um monumento natural.
A primeira atividade acontece no Laboratório de Propagação de Espécies Nativas Vegetais, entre as 8h45 e as 12h30, com a participação de 66 alunos do pré- escolar que terão a possibilidade de fazer a sementeira e estacaria para a propagação de espécies nativas como o carvalho, o salgueiro e o acer.
Entre as 10h00 e as 11h30, será promovida a iniciativa “À descoberta da Floresta”, com uma turma da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana, no Monte Galeão. Aqui, os participantes terão a oportunidade de fazer um trilho e de realizar a monitorização deste ecossistema.
Será ainda abordada a importância da floresta, as diferentes camadas que a compõem, a importância da manta morta e o uso de musgos e líquenes como bioindicadores da qualidade do ecossistema florestal. A atividade envolverá 20 participantes que com o recurso a guias de campo identificarão também as espécies existentes no local em estudo.
De tarde, entre as 14h30 e as 16h30, desenrola-se uma ação no âmbito do protocolo de cooperação para Manutenção Ecológica das Áreas Classificadas com a empresa Painhas, o Monumento Natural das Dunas Trepadoras do Faro de Anha.
Neste âmbito, será promovido o corte de acácias secas (descascadas em ações anteriores) por equipa de sapadores, sendo que as duas dezenas de participantes irão organizar os sobrantes e fazer a reflorestação da área com espécies autóctones, nomeadamente medronheiro, pinheiro manso, carvalho alvarinho e cupressus.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.