A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar esta terça-feira, 21 de março, o Dia Internacional das Florestas com atividades que incluem sementeira, estacaria, trilhos e reflorestação de um monumento natural.
A primeira atividade acontece no Laboratório de Propagação de Espécies Nativas Vegetais, entre as 8h45 e as 12h30, com a participação de 66 alunos do pré- escolar que terão a possibilidade de fazer a sementeira e estacaria para a propagação de espécies nativas como o carvalho, o salgueiro e o acer.
Entre as 10h00 e as 11h30, será promovida a iniciativa “À descoberta da Floresta”, com uma turma da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana, no Monte Galeão. Aqui, os participantes terão a oportunidade de fazer um trilho e de realizar a monitorização deste ecossistema.
Será ainda abordada a importância da floresta, as diferentes camadas que a compõem, a importância da manta morta e o uso de musgos e líquenes como bioindicadores da qualidade do ecossistema florestal. A atividade envolverá 20 participantes que com o recurso a guias de campo identificarão também as espécies existentes no local em estudo.
De tarde, entre as 14h30 e as 16h30, desenrola-se uma ação no âmbito do protocolo de cooperação para Manutenção Ecológica das Áreas Classificadas com a empresa Painhas, o Monumento Natural das Dunas Trepadoras do Faro de Anha.
Neste âmbito, será promovido o corte de acácias secas (descascadas em ações anteriores) por equipa de sapadores, sendo que as duas dezenas de participantes irão organizar os sobrantes e fazer a reflorestação da área com espécies autóctones, nomeadamente medronheiro, pinheiro manso, carvalho alvarinho e cupressus.
A circulação de pessoas e veículos nas margens do rio Minho, em Lanhelas, a partir do Bar do Rio, encontra-se interdita devido ao elevado risco de cheia e à possibilidade de queda de árvores. A interdição abrange tanto a via rodoviária como a Ecopista.
O Geoparque Litoral de Viana do Castelo (aUGGp) esteve representado no stand conjunto dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses durante a XXVIII Feira da Caça e Turismo, que decorreu recentemente em Macedo de Cavaleiros, no Geoparque Terras de Cavaleiros.
O repositório digital Memória de Ponte de Lima, lançado há cerca de um mês, já conta com mais de 1.500 registos, incluindo fotografias, vídeos e áudios que documentam a história, as tradições e o quotidiano da vila.
Uma derrocada ocorrida na Estrada Municipal 523 (EM523) está a impedir a circulação rodoviária no acesso à freguesia de Miranda, na zona do Castelo, informou a Junta da União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.