Entre os dias 20 e 22 de outubro, Viana do Castelo volta a ser palco da Semana do Atlântico, evento desportivo que integra o nono Troféu Cidade de Viana do Castelo e o Meeting Internacional de Optimist.
As inscrições ainda estão a decorrer, mas a organização espera cerca de 200 atletas entre os 6 e os 15 anos de idade e respetivas embarcações, sendo que estão já garantidas inscrições de Portugal, com atletas vindos de todo o país, Espanha, Suécia e Polónia.
A organização está a cabo da Federação Portuguesa de Vela e Clube de Vela de Viana do Castelo e conta com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, da Associação Portuguesa de Classe Internacional Optimist (APCIO) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A prova é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo / Vigo. O Meeting Internacional Cidade de Vigo terá lugar dias 28 a 31 de outubro.
Em conferência de imprensa de apresentação da prova, o vereador do Desporto, Ricardo Rego, assegurou que o Real Club Náutico de Vigo e a Real Federación Gallega de Vela têm sido “parceiros inequívocos na promoção da Semana do Atlântico e amigos de Viana do Castelo na vela”, assegurando que esta nona edição fica marcada “por uma amizade profunda entre dois clubes e duas cidades”.
“Esta Semana do Atlântico é, para mim, das semanas mais belas, enchendo o rio e o mar de embarcações, de colorido e da coragem destes jovens atletas”, considerou.
“Em 2013, o Município de Viana do Castelo entendeu implementar um projeto das náuticas virado para as escolas, mas com a vontade subjacente de incentivar a prática das modalidades de mar e de rio. Logo no ano a seguir, em 2014, surgiu a Semana do Atlântico, um projeto de sucesso, bem sedimentado e com futuro”, reforçou Ricardo Rego.
O vereador anunciou ainda que, em junho ou julho de 2024, Viana do Castelo será palco do Campeonato do Mundo de Laser.

Já o representante do Clube de Vela de Viana do Castelo, António Cruz, afirmou que este “é um evento diferente porque se realiza em dois países em simultâneo” e que espera a participação de duas centenas de embarcações e respetivos velejadores.
“Na classe Optimist, a Semana do Atlântico é, de longe, a maior regata do país”, garantiu.
O presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde Fernández, assegurou que esta é uma regata “que já tem raízes, mas que quer continuar a fazer crescer essas raízes, unindo atletas portugueses e galegos”.
Também o presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela Estévez, indicou que, para o clube galego, “a regata que fazemos com Viana é dos mais importantes eventos desportivos”, até porque “os meninos da Optimist são o futuro da vela”. “O Náutico de Vigo sente-se aqui em Viana tão em casa como se sente em Vigo”, declarou.
Para esta Semana do Atlântico está prevista a realização de nove regatas, na tarde do dia 20 e durante os dias 21 e 22, sempre mediante as condições meteorológicas.

O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.