Entre os dias 20 e 22 de outubro, Viana do Castelo volta a ser palco da Semana do Atlântico, evento desportivo que integra o nono Troféu Cidade de Viana do Castelo e o Meeting Internacional de Optimist.
As inscrições ainda estão a decorrer, mas a organização espera cerca de 200 atletas entre os 6 e os 15 anos de idade e respetivas embarcações, sendo que estão já garantidas inscrições de Portugal, com atletas vindos de todo o país, Espanha, Suécia e Polónia.
A organização está a cabo da Federação Portuguesa de Vela e Clube de Vela de Viana do Castelo e conta com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, da Associação Portuguesa de Classe Internacional Optimist (APCIO) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A prova é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo / Vigo. O Meeting Internacional Cidade de Vigo terá lugar dias 28 a 31 de outubro.
Em conferência de imprensa de apresentação da prova, o vereador do Desporto, Ricardo Rego, assegurou que o Real Club Náutico de Vigo e a Real Federación Gallega de Vela têm sido “parceiros inequívocos na promoção da Semana do Atlântico e amigos de Viana do Castelo na vela”, assegurando que esta nona edição fica marcada “por uma amizade profunda entre dois clubes e duas cidades”.
“Esta Semana do Atlântico é, para mim, das semanas mais belas, enchendo o rio e o mar de embarcações, de colorido e da coragem destes jovens atletas”, considerou.
“Em 2013, o Município de Viana do Castelo entendeu implementar um projeto das náuticas virado para as escolas, mas com a vontade subjacente de incentivar a prática das modalidades de mar e de rio. Logo no ano a seguir, em 2014, surgiu a Semana do Atlântico, um projeto de sucesso, bem sedimentado e com futuro”, reforçou Ricardo Rego.
O vereador anunciou ainda que, em junho ou julho de 2024, Viana do Castelo será palco do Campeonato do Mundo de Laser.

Já o representante do Clube de Vela de Viana do Castelo, António Cruz, afirmou que este “é um evento diferente porque se realiza em dois países em simultâneo” e que espera a participação de duas centenas de embarcações e respetivos velejadores.
“Na classe Optimist, a Semana do Atlântico é, de longe, a maior regata do país”, garantiu.
O presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde Fernández, assegurou que esta é uma regata “que já tem raízes, mas que quer continuar a fazer crescer essas raízes, unindo atletas portugueses e galegos”.
Também o presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela Estévez, indicou que, para o clube galego, “a regata que fazemos com Viana é dos mais importantes eventos desportivos”, até porque “os meninos da Optimist são o futuro da vela”. “O Náutico de Vigo sente-se aqui em Viana tão em casa como se sente em Vigo”, declarou.
Para esta Semana do Atlântico está prevista a realização de nove regatas, na tarde do dia 20 e durante os dias 21 e 22, sempre mediante as condições meteorológicas.

Hoje é o último dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo. O evento encerra com a apresentação de dois espetáculos de destaque.
O Auditório do Centro Paulo VI, em Darque, recebe hoje, às 14h00, a apresentação do Volume II do projeto “Incríveis Pessoas Comuns”, que pela primeira vez conta com quase duas dezenas de crianças, entre os 7 e os 14 anos, como co-autores.
A Biblioteca Municipal de Valença promove hoje, 29 de novembro, às 10h30, a atividade “Yoga em Ti”, dirigida a crianças dos 3 aos 12 anos. A iniciativa pretende proporcionar momentos de relaxamento, movimento e diversão em família, através de exercícios adaptados para os mais pequenos, que estimulam concentração, equilíbrio e bem-estar.
Viana do Castelo será palco de duas iniciativas dedicadas à música de órgão este sábado, 22 de novembro. A partir das 11h00, a Igreja de Nossa Senhora da Agonia recebe a conferência “Órgão – Herança Histórica e Cultural”, conduzida pelo organista e investigador João Vaz. Durante a sessão, será abordada a evolução do instrumento ao longo dos séculos e a sua importância na tradição musical portuguesa.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.