Logo
Desporto

Seleção portuguesa feliz e otimista com o regresso a Viana do Castelo para a Taça Davis em Ténis

15 Setembro, 2022 | 15:12
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A seleção nacional portuguesa fez a antevisão à eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten contra o Brasil. O capitão Rui Machado e os jogadores João Sousa, Nuno Borges, Gastão Elias, Frederico Silva e Francisco Cabral marcaram presença na sala de conferências de imprensa do Centro Cultural de Viana do Castelo para lançarem a eliminatória, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro.

Rui Machado, capitão de Portugal, afirmou estar à espera de uma frente-a-frente equilibrado: “Estamos à espera de uma eliminatória difícil, renhida, contra uma equipa com bons jogadores de singulares e pares. Taça Davis é isto mesmo, não sabemos quem é que ganha no fim, mas vamos jogar em Portugal e temos tido bons resultados sempre que jogamos em Portugal. O que procuramos é que os jogadores consigam produzir um bom ténis, porque se o fizerem teremos boas hipóteses de ganhar.”

 O selecionador algarvio, de 38 anos, também comentou as condições (hard-court indoor) em que a eliminatória será disputada: “Tenho à minha disposição jogadores que competem muito bem em todos os pisos, mas esta escolha passou por dar seguimento à superfície em que vinham a jogar e na qual se sentem bastante cómodos, bem como por dificultar um bocadinho a tarefa à equipa adversária. Mas o ponto principal é que os nossos jogadores se adaptam bem a este piso.”

 Já sobre o regresso a Viana do Castelo, Rui Machado salientou que “somos sempre muito bem-recebidos em Viana do Castelo. Já tivemos boas experiências aqui, é uma cidade que fica no coração e que ficou no coração da seleção portuguesa. Espero que haja não só muito público, como muito bom público.”

João Sousa, o número um português (56.º classificado no ranking ATP), também fez o lançamento ao confronto inédito entre as duas seleções: “Tudo o que conseguimos controlar está do nosso lado. Jogar em casa é sempre muito especial e fazê-lo aqui em Viana, que é um sítio de boas recordações não só por termos vencido, mas pelo ambiente que envolveu as eliminatórias anteriores, cria-nos a expetativa de voltarmos a ter esse ambiente. O espírito de grupo tem sido fantástico, os treinos e a adaptação às condições têm corrido bem e estamos preparados. Sabemos que o Brasil tem uma boa equipa, com jogadores jovens e bons tanto nos singulares como no par, mas nós também temos um lote de jogadores muito bom e se o Rui assim entender estarei preparado para representar Portugal da melhor maneira.”

 A representar Portugal pela terceira vez na carreira, Nuno Borges chegou a Viana do Castelo dias depois de celebrar a entrada no top 100 mundial pela primeira vez (é o 93.º classificado) e também demonstrou otimismo em relação a este encontro: “É verdade que na última eliminatória fui decisivo, mas esta é uma eliminatória completamente nova, contra outros jogadores e em condições diferentes. Felizmente é em casa e podemos voltar a contar com o apoio dos portugueses. É sempre uma vantagem e acho que vamos saber utilizar isso a nosso favor. Sei que quem for a jogo vai estar à altura do desafio e vai ser uma boa eliminatória, disputada até ao fim.”

 Gastão Elias destacou a adaptação positiva ao Centro Cultural de Viana do Castelo: “Gostamos das condições, o campo está muito bonito e temos a certeza de que vai ter um ambiente extraordinário. Fomos atrás de um court que fosse mais benéfico para nós e é isso que temos. Temos feito uma boa adaptação, ainda temos mais alguns treinos até começarmos a jogar na sexta-feira e acredito que estaremos todos impecáveis e prontos a competir para ajudarmos a seleção.”

Frederico Silva, que volta a estar convocado, teceu comentários sobre uma superfície na qual tem muitas vitórias ao longo da carreira: “É muito bom estar de volta à equipa e é sempre um orgulho representar Portugal. Na última eliminatória estive com eles, mas sobretudo a apoiar, e agora estou preparado para jogar se o capitão assim o decidir. Esta superfície foi uma ótima escolha para nós, estamos todos a gostar do piso, a fazer uma boa adaptação e vamos estar todos preparados para jogar, que é o mais importante para nos sentirmos confortáveis e o capitão saber que tem os jogadores todos à sua disposição para o que for preciso.”

A completar a convocatória surge Francisco Cabral, que desde a estreia, em março, já conquistou dois títulos ATP de pares que o ajudam a ter ainda mais confiança: “Ainda há pouco estávamos na brincadeira a decidir se eu ainda sou caloiro ou não. Acho que vou acabar por considerar que ainda sou, porque é o meu primeiro ano de Taça Davis, mas sinto-me mais experiente e mais preparado depois de ter feito a eliminatória da Maia, que correu muito bem. Estou num bom momento, mas sou apenas mais um membro da equipa pronto para ajudar e se o capitão assim decidir jogarei.”

Na sexta-feira, a eliminatória arranca às 15 horas, com a cerimónia de abertura seguida de dois encontros de singulares. Já no sábado, último dia, o início da ação também está marcado para as 15 horas, mas com um encontro de pares, seguido dos singulares.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.