Logo
Desporto

Seleção portuguesa feliz e otimista com o regresso a Viana do Castelo para a Taça Davis em Ténis

15 Setembro, 2022 | 15:12
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A seleção nacional portuguesa fez a antevisão à eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten contra o Brasil. O capitão Rui Machado e os jogadores João Sousa, Nuno Borges, Gastão Elias, Frederico Silva e Francisco Cabral marcaram presença na sala de conferências de imprensa do Centro Cultural de Viana do Castelo para lançarem a eliminatória, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro.

Rui Machado, capitão de Portugal, afirmou estar à espera de uma frente-a-frente equilibrado: “Estamos à espera de uma eliminatória difícil, renhida, contra uma equipa com bons jogadores de singulares e pares. Taça Davis é isto mesmo, não sabemos quem é que ganha no fim, mas vamos jogar em Portugal e temos tido bons resultados sempre que jogamos em Portugal. O que procuramos é que os jogadores consigam produzir um bom ténis, porque se o fizerem teremos boas hipóteses de ganhar.”

 O selecionador algarvio, de 38 anos, também comentou as condições (hard-court indoor) em que a eliminatória será disputada: “Tenho à minha disposição jogadores que competem muito bem em todos os pisos, mas esta escolha passou por dar seguimento à superfície em que vinham a jogar e na qual se sentem bastante cómodos, bem como por dificultar um bocadinho a tarefa à equipa adversária. Mas o ponto principal é que os nossos jogadores se adaptam bem a este piso.”

 Já sobre o regresso a Viana do Castelo, Rui Machado salientou que “somos sempre muito bem-recebidos em Viana do Castelo. Já tivemos boas experiências aqui, é uma cidade que fica no coração e que ficou no coração da seleção portuguesa. Espero que haja não só muito público, como muito bom público.”

João Sousa, o número um português (56.º classificado no ranking ATP), também fez o lançamento ao confronto inédito entre as duas seleções: “Tudo o que conseguimos controlar está do nosso lado. Jogar em casa é sempre muito especial e fazê-lo aqui em Viana, que é um sítio de boas recordações não só por termos vencido, mas pelo ambiente que envolveu as eliminatórias anteriores, cria-nos a expetativa de voltarmos a ter esse ambiente. O espírito de grupo tem sido fantástico, os treinos e a adaptação às condições têm corrido bem e estamos preparados. Sabemos que o Brasil tem uma boa equipa, com jogadores jovens e bons tanto nos singulares como no par, mas nós também temos um lote de jogadores muito bom e se o Rui assim entender estarei preparado para representar Portugal da melhor maneira.”

 A representar Portugal pela terceira vez na carreira, Nuno Borges chegou a Viana do Castelo dias depois de celebrar a entrada no top 100 mundial pela primeira vez (é o 93.º classificado) e também demonstrou otimismo em relação a este encontro: “É verdade que na última eliminatória fui decisivo, mas esta é uma eliminatória completamente nova, contra outros jogadores e em condições diferentes. Felizmente é em casa e podemos voltar a contar com o apoio dos portugueses. É sempre uma vantagem e acho que vamos saber utilizar isso a nosso favor. Sei que quem for a jogo vai estar à altura do desafio e vai ser uma boa eliminatória, disputada até ao fim.”

 Gastão Elias destacou a adaptação positiva ao Centro Cultural de Viana do Castelo: “Gostamos das condições, o campo está muito bonito e temos a certeza de que vai ter um ambiente extraordinário. Fomos atrás de um court que fosse mais benéfico para nós e é isso que temos. Temos feito uma boa adaptação, ainda temos mais alguns treinos até começarmos a jogar na sexta-feira e acredito que estaremos todos impecáveis e prontos a competir para ajudarmos a seleção.”

Frederico Silva, que volta a estar convocado, teceu comentários sobre uma superfície na qual tem muitas vitórias ao longo da carreira: “É muito bom estar de volta à equipa e é sempre um orgulho representar Portugal. Na última eliminatória estive com eles, mas sobretudo a apoiar, e agora estou preparado para jogar se o capitão assim o decidir. Esta superfície foi uma ótima escolha para nós, estamos todos a gostar do piso, a fazer uma boa adaptação e vamos estar todos preparados para jogar, que é o mais importante para nos sentirmos confortáveis e o capitão saber que tem os jogadores todos à sua disposição para o que for preciso.”

A completar a convocatória surge Francisco Cabral, que desde a estreia, em março, já conquistou dois títulos ATP de pares que o ajudam a ter ainda mais confiança: “Ainda há pouco estávamos na brincadeira a decidir se eu ainda sou caloiro ou não. Acho que vou acabar por considerar que ainda sou, porque é o meu primeiro ano de Taça Davis, mas sinto-me mais experiente e mais preparado depois de ter feito a eliminatória da Maia, que correu muito bem. Estou num bom momento, mas sou apenas mais um membro da equipa pronto para ajudar e se o capitão assim decidir jogarei.”

Na sexta-feira, a eliminatória arranca às 15 horas, com a cerimónia de abertura seguida de dois encontros de singulares. Já no sábado, último dia, o início da ação também está marcado para as 15 horas, mas com um encontro de pares, seguido dos singulares.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2026

Criança de 9 anos desaparecida em Arcos de Valdevez é encontrada em segurança

Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.

Nacional 30 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.

Cultura 30 Janeiro, 2026

Oficinas e baile folk marcam regresso da Festa da Dança a Viana do Castelo

A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.

Regional 30 Janeiro, 2026

Vila Nova de Cerveira celebra Carnaval com desfile escolar dedicado às “Culturas pelo Mundo”

Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Música 30 Janeiro, 2026

Paredes de Coura volta a dançar com o VirA Coura

A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.

Desporto 30 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Casa do Povo de Freixo na Liga Feminina Placard

Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.

Regional 30 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa troço da Ecopista do Rio Minho intransitável

O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.