A Seleção Nacional de Futsal carimbou, esta quinta-feira, a passagem aos oitavos de final do Mundial, ao derrotar o Tajiquistão, por 3-2, em jogo referente à 2.ª jornada do Grupo E da competição, no Humo Arena, em Tashkent (Uzbequistão).
Com Portugal e Marrocos (que venceu o Panamá por 6-3) no topo do grupo com seis pontos fica apenas por definir quem termina em primeiro e segundo lugar. As duas equipas defrontam-se no domingo pelas 17h30 (13h30 de Portugal Continental).
Portugal apostou logo desde cedo no jogo de pivô, com Zicky em campo, e o Tajiquistão sofreu nos instantes iniciais. Aos 2’, a Equipa das Quinas adiantou-se no marcador. Pontapé de linha lateral e Pany aproveitou uma desatenção na marcação do adversário e atirou para o 1-0, com assistência de Bruno Coelho. No minuto seguinte, Ismoilov obrigou Edu a uma defesa apertada. Aos 4′ grande trabalho de Zicky, com o seu remate a sair ao lado. Segundos depois, Fábio Cecílio ficou na cara do guarda-redes do Tajiquistão, mas Bekmurodov defendeu.
Portugal dominava em toda a linha e ia criando desequilíbrios no último terço do adversário. O Tajiquistão apostava no guarda-redes avançado em alguns momentos, mas a Equipa das Quinas foi controlando essas iniciativas. Pelos 9’, grande jogada coletiva. Erick desmarca Kutchy pela esquerda, que serve Afonso, mas o camisola 4 rematou por cima.
À passagem dos 11′, Zicky aproveita uma perda de bola do adversário e, depois de um par de dribles, atira para o 2-0. Dois minutos depois, Fábio Cecílio quase marca numa jogada de bola parada. A fechar a primeira parte, Afonso quase marca em duas ocasiões.
Na segunda metade, Porugal entrou intenso e nos primeiros minutos poderia ter dilatado a vantagem. Bruno Coelho, em dois lances, esteve muito perto do 3-0. Aos 26′, Fábio Cecílio isolou-se perante o guarda-redes, mas o camisola 5 não conseguiu bater Bekmurodov. Aos 27′, o Tajiquistão reduziu o marcador com Komron Aliev a faturar, após bola parada.
Depois do 2-1, o Tajiquistão galvanizou-se – assim como as bancadas – mas Portugal respondeu… à Portugal. Aos 28′, grande jogada de Portugal, Kutchy desequilibra pela esquerda e atra forte, com Erick a marcar na recarga. Portugal voltou a criar muito perigo no seguimento das bolas paradas, especialmente com Tomás Paçó a rematar.
Aos 35′, jogada fantástica entre Lúcio, André Coelho e Fábio Cecílio, que serviu Tiago Brito, que quase marcava de calcanhar. Nos momentos finais da partida, com ainda dois segundos no cronómetro, Bakhtiyor Soliev marcou o segundo tajique, fazendo o 3-2 final.
A Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental) do próximo domingo, na Humo Arena, em Tashkent. Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.