A Seleção Nacional de Futsal carimbou, esta quinta-feira, a passagem aos oitavos de final do Mundial, ao derrotar o Tajiquistão, por 3-2, em jogo referente à 2.ª jornada do Grupo E da competição, no Humo Arena, em Tashkent (Uzbequistão).
Com Portugal e Marrocos (que venceu o Panamá por 6-3) no topo do grupo com seis pontos fica apenas por definir quem termina em primeiro e segundo lugar. As duas equipas defrontam-se no domingo pelas 17h30 (13h30 de Portugal Continental).
Portugal apostou logo desde cedo no jogo de pivô, com Zicky em campo, e o Tajiquistão sofreu nos instantes iniciais. Aos 2’, a Equipa das Quinas adiantou-se no marcador. Pontapé de linha lateral e Pany aproveitou uma desatenção na marcação do adversário e atirou para o 1-0, com assistência de Bruno Coelho. No minuto seguinte, Ismoilov obrigou Edu a uma defesa apertada. Aos 4′ grande trabalho de Zicky, com o seu remate a sair ao lado. Segundos depois, Fábio Cecílio ficou na cara do guarda-redes do Tajiquistão, mas Bekmurodov defendeu.
Portugal dominava em toda a linha e ia criando desequilíbrios no último terço do adversário. O Tajiquistão apostava no guarda-redes avançado em alguns momentos, mas a Equipa das Quinas foi controlando essas iniciativas. Pelos 9’, grande jogada coletiva. Erick desmarca Kutchy pela esquerda, que serve Afonso, mas o camisola 4 rematou por cima.
À passagem dos 11′, Zicky aproveita uma perda de bola do adversário e, depois de um par de dribles, atira para o 2-0. Dois minutos depois, Fábio Cecílio quase marca numa jogada de bola parada. A fechar a primeira parte, Afonso quase marca em duas ocasiões.
Na segunda metade, Porugal entrou intenso e nos primeiros minutos poderia ter dilatado a vantagem. Bruno Coelho, em dois lances, esteve muito perto do 3-0. Aos 26′, Fábio Cecílio isolou-se perante o guarda-redes, mas o camisola 5 não conseguiu bater Bekmurodov. Aos 27′, o Tajiquistão reduziu o marcador com Komron Aliev a faturar, após bola parada.
Depois do 2-1, o Tajiquistão galvanizou-se – assim como as bancadas – mas Portugal respondeu… à Portugal. Aos 28′, grande jogada de Portugal, Kutchy desequilibra pela esquerda e atra forte, com Erick a marcar na recarga. Portugal voltou a criar muito perigo no seguimento das bolas paradas, especialmente com Tomás Paçó a rematar.
Aos 35′, jogada fantástica entre Lúcio, André Coelho e Fábio Cecílio, que serviu Tiago Brito, que quase marcava de calcanhar. Nos momentos finais da partida, com ainda dois segundos no cronómetro, Bakhtiyor Soliev marcou o segundo tajique, fazendo o 3-2 final.
A Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental) do próximo domingo, na Humo Arena, em Tashkent. Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.