A Seleção Nacional de Futsal carimbou, esta quinta-feira, a passagem aos oitavos de final do Mundial, ao derrotar o Tajiquistão, por 3-2, em jogo referente à 2.ª jornada do Grupo E da competição, no Humo Arena, em Tashkent (Uzbequistão).
Com Portugal e Marrocos (que venceu o Panamá por 6-3) no topo do grupo com seis pontos fica apenas por definir quem termina em primeiro e segundo lugar. As duas equipas defrontam-se no domingo pelas 17h30 (13h30 de Portugal Continental).
Portugal apostou logo desde cedo no jogo de pivô, com Zicky em campo, e o Tajiquistão sofreu nos instantes iniciais. Aos 2’, a Equipa das Quinas adiantou-se no marcador. Pontapé de linha lateral e Pany aproveitou uma desatenção na marcação do adversário e atirou para o 1-0, com assistência de Bruno Coelho. No minuto seguinte, Ismoilov obrigou Edu a uma defesa apertada. Aos 4′ grande trabalho de Zicky, com o seu remate a sair ao lado. Segundos depois, Fábio Cecílio ficou na cara do guarda-redes do Tajiquistão, mas Bekmurodov defendeu.
Portugal dominava em toda a linha e ia criando desequilíbrios no último terço do adversário. O Tajiquistão apostava no guarda-redes avançado em alguns momentos, mas a Equipa das Quinas foi controlando essas iniciativas. Pelos 9’, grande jogada coletiva. Erick desmarca Kutchy pela esquerda, que serve Afonso, mas o camisola 4 rematou por cima.
À passagem dos 11′, Zicky aproveita uma perda de bola do adversário e, depois de um par de dribles, atira para o 2-0. Dois minutos depois, Fábio Cecílio quase marca numa jogada de bola parada. A fechar a primeira parte, Afonso quase marca em duas ocasiões.
Na segunda metade, Porugal entrou intenso e nos primeiros minutos poderia ter dilatado a vantagem. Bruno Coelho, em dois lances, esteve muito perto do 3-0. Aos 26′, Fábio Cecílio isolou-se perante o guarda-redes, mas o camisola 5 não conseguiu bater Bekmurodov. Aos 27′, o Tajiquistão reduziu o marcador com Komron Aliev a faturar, após bola parada.
Depois do 2-1, o Tajiquistão galvanizou-se – assim como as bancadas – mas Portugal respondeu… à Portugal. Aos 28′, grande jogada de Portugal, Kutchy desequilibra pela esquerda e atra forte, com Erick a marcar na recarga. Portugal voltou a criar muito perigo no seguimento das bolas paradas, especialmente com Tomás Paçó a rematar.
Aos 35′, jogada fantástica entre Lúcio, André Coelho e Fábio Cecílio, que serviu Tiago Brito, que quase marcava de calcanhar. Nos momentos finais da partida, com ainda dois segundos no cronómetro, Bakhtiyor Soliev marcou o segundo tajique, fazendo o 3-2 final.
A Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental) do próximo domingo, na Humo Arena, em Tashkent. Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.