Esta segunda-feira, o Serviço de Atendimento da Segurança Social de Viana do Castelo já abriu portas nas novas instalações, localizadas no edifício da antiga Escola Superior Gallaecia, no Largo das Oliveiras.
Centralidade, proximidade e acessibilidade foram alguns dos critérios enaltecidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e pelo Diretor de Segurança Social do Centro Distrital de Viana do Castelo do Instituto da Segurança Social, Orlando Antunes, que fizeram questão de estar in loco neste ‘dia 1’, para verificar as condições para colaboradores e cidadãos.
O autarca Rui Teixeira mostrou-se satisfeito com o resultado da parceria institucional em prol de “uma efetiva melhoria para os utentes do serviço da Segurança Social do concelho, quer ao nível das condições de acesso, quer pela sua localização mais centralizada a outros serviços complementares como o de Finanças ou da Conservatória e Registo Civil, e até mesmo do Centro de Saúde”. Até ao momento, a Segurança Social de Vila Nova de Cerveira encontrava-se a funcionar num espaço contíguo ao Pavilhão Municipal de Desportos, com “salas pequenas e sem a privacidade que alguns assuntos exigem, além de ser um edifício com acessos difíceis, seja de carro ou mesmo a pé, por se tratar de uma entrada/saída com algum perigo”. Rui Teixeira garante que “estas situações estão acauteladas com a transferência do serviço, realizada de forma pacífica, sem transtornos para os cidadãos”.
“Agradavelmente surpreendido” realçou o Diretor de Segurança Social do Centro Distrital, Orlando Antunes, aludindo às boas condições do espaço, “com salas amplas, confortáveis e com a privacidade necessária, além da localização centralizada”. Agradecendo o empenho da Câmara Municipal na reorganização do espaço mediante as necessidades previamente referenciadas, o responsável elogiou ainda o fato do edifício vir a congregar também o serviço de ação social municipal, proporcionando uma maior e melhor comunicação na resolução de processos conjuntos.
Neste momento, o edifício da antiga Escola Superior Gallaecia, composto por tês pisos, conta no piso 0 com o Serviço de Atendimento da Segurança Social de Vila Nova de Cerveira, com salas de espera, de atendimento, de reuniões e de vídeo-atendimento, bem como o serviço da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Brevemente, a Câmara Municipal vai transferir para o piso 1 todos os Serviços Municipais de Intervenção Social, nomeadamente Ação Social, Radar social, Gabinete de Inserção Profissional Gabinete de Apoio ao Emigrante, Gabinete Municipal de Psicologia, Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, Gabinete de Apoio à Vítima; sendo que o piso 2 ficará reservado para o Centro de Inovação de Cerveira e Polo de Inovação em Engenharia de polímeros da Universidade do Minho.
Para assinalar o 1º aniversário do Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no dia 5 de abril, um passeio rupestre.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o início do processo de classificação dos seis Fortins Térreos Abaluartados das Guerras da Restauração e dois cruzeiros do Caminho Português para Santiago de Compostela como Património de Interesse Municipal.
A 8ª edição do Duatlo de Viana do Castelo, que se realizou no domingo, contou com a participação de quase 500 atletas, um novo recorde para o evento, foi concluída com grande sucesso.
O executivo municipal aprovou três propostas, no valor global de 121.500 euros, para as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Viana do Castelo.
A incontinência urinária é uma entidade muito prevalente; estima-se que afete até 17% das mulheres com mais de 20 anos e até 38% das mulheres acima de 38 anos. Nos homens a prevalência não está tão bem documentada, mas estima-se que atinja até 34% na população com mais de 65 anos.
A Proteção Civil Municipal deu por terminada a campanha de sensibilização "Educação para o Risco", dirigida a jovens adultos das escolas superiores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na primeira divisão cumpriu-se a 24ª jornada, na segunda a 26ª. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para mais uma vitória (2-3) do Desportivo de Monção na casa do Vila Fria.