Esta segunda-feira, o Serviço de Atendimento da Segurança Social de Viana do Castelo já abriu portas nas novas instalações, localizadas no edifício da antiga Escola Superior Gallaecia, no Largo das Oliveiras.
Centralidade, proximidade e acessibilidade foram alguns dos critérios enaltecidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e pelo Diretor de Segurança Social do Centro Distrital de Viana do Castelo do Instituto da Segurança Social, Orlando Antunes, que fizeram questão de estar in loco neste ‘dia 1’, para verificar as condições para colaboradores e cidadãos.
O autarca Rui Teixeira mostrou-se satisfeito com o resultado da parceria institucional em prol de “uma efetiva melhoria para os utentes do serviço da Segurança Social do concelho, quer ao nível das condições de acesso, quer pela sua localização mais centralizada a outros serviços complementares como o de Finanças ou da Conservatória e Registo Civil, e até mesmo do Centro de Saúde”. Até ao momento, a Segurança Social de Vila Nova de Cerveira encontrava-se a funcionar num espaço contíguo ao Pavilhão Municipal de Desportos, com “salas pequenas e sem a privacidade que alguns assuntos exigem, além de ser um edifício com acessos difíceis, seja de carro ou mesmo a pé, por se tratar de uma entrada/saída com algum perigo”. Rui Teixeira garante que “estas situações estão acauteladas com a transferência do serviço, realizada de forma pacífica, sem transtornos para os cidadãos”.

“Agradavelmente surpreendido” realçou o Diretor de Segurança Social do Centro Distrital, Orlando Antunes, aludindo às boas condições do espaço, “com salas amplas, confortáveis e com a privacidade necessária, além da localização centralizada”. Agradecendo o empenho da Câmara Municipal na reorganização do espaço mediante as necessidades previamente referenciadas, o responsável elogiou ainda o fato do edifício vir a congregar também o serviço de ação social municipal, proporcionando uma maior e melhor comunicação na resolução de processos conjuntos.
Neste momento, o edifício da antiga Escola Superior Gallaecia, composto por tês pisos, conta no piso 0 com o Serviço de Atendimento da Segurança Social de Vila Nova de Cerveira, com salas de espera, de atendimento, de reuniões e de vídeo-atendimento, bem como o serviço da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Brevemente, a Câmara Municipal vai transferir para o piso 1 todos os Serviços Municipais de Intervenção Social, nomeadamente Ação Social, Radar social, Gabinete de Inserção Profissional Gabinete de Apoio ao Emigrante, Gabinete Municipal de Psicologia, Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, Gabinete de Apoio à Vítima; sendo que o piso 2 ficará reservado para o Centro de Inovação de Cerveira e Polo de Inovação em Engenharia de polímeros da Universidade do Minho.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.