Esta segunda-feira, o Serviço de Atendimento da Segurança Social de Viana do Castelo já abriu portas nas novas instalações, localizadas no edifício da antiga Escola Superior Gallaecia, no Largo das Oliveiras.
Centralidade, proximidade e acessibilidade foram alguns dos critérios enaltecidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e pelo Diretor de Segurança Social do Centro Distrital de Viana do Castelo do Instituto da Segurança Social, Orlando Antunes, que fizeram questão de estar in loco neste ‘dia 1’, para verificar as condições para colaboradores e cidadãos.
O autarca Rui Teixeira mostrou-se satisfeito com o resultado da parceria institucional em prol de “uma efetiva melhoria para os utentes do serviço da Segurança Social do concelho, quer ao nível das condições de acesso, quer pela sua localização mais centralizada a outros serviços complementares como o de Finanças ou da Conservatória e Registo Civil, e até mesmo do Centro de Saúde”. Até ao momento, a Segurança Social de Vila Nova de Cerveira encontrava-se a funcionar num espaço contíguo ao Pavilhão Municipal de Desportos, com “salas pequenas e sem a privacidade que alguns assuntos exigem, além de ser um edifício com acessos difíceis, seja de carro ou mesmo a pé, por se tratar de uma entrada/saída com algum perigo”. Rui Teixeira garante que “estas situações estão acauteladas com a transferência do serviço, realizada de forma pacífica, sem transtornos para os cidadãos”.

“Agradavelmente surpreendido” realçou o Diretor de Segurança Social do Centro Distrital, Orlando Antunes, aludindo às boas condições do espaço, “com salas amplas, confortáveis e com a privacidade necessária, além da localização centralizada”. Agradecendo o empenho da Câmara Municipal na reorganização do espaço mediante as necessidades previamente referenciadas, o responsável elogiou ainda o fato do edifício vir a congregar também o serviço de ação social municipal, proporcionando uma maior e melhor comunicação na resolução de processos conjuntos.
Neste momento, o edifício da antiga Escola Superior Gallaecia, composto por tês pisos, conta no piso 0 com o Serviço de Atendimento da Segurança Social de Vila Nova de Cerveira, com salas de espera, de atendimento, de reuniões e de vídeo-atendimento, bem como o serviço da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Brevemente, a Câmara Municipal vai transferir para o piso 1 todos os Serviços Municipais de Intervenção Social, nomeadamente Ação Social, Radar social, Gabinete de Inserção Profissional Gabinete de Apoio ao Emigrante, Gabinete Municipal de Psicologia, Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, Gabinete de Apoio à Vítima; sendo que o piso 2 ficará reservado para o Centro de Inovação de Cerveira e Polo de Inovação em Engenharia de polímeros da Universidade do Minho.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.