Esta segunda-feira, o Serviço de Atendimento da Segurança Social de Viana do Castelo já abriu portas nas novas instalações, localizadas no edifício da antiga Escola Superior Gallaecia, no Largo das Oliveiras.
Centralidade, proximidade e acessibilidade foram alguns dos critérios enaltecidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e pelo Diretor de Segurança Social do Centro Distrital de Viana do Castelo do Instituto da Segurança Social, Orlando Antunes, que fizeram questão de estar in loco neste ‘dia 1’, para verificar as condições para colaboradores e cidadãos.
O autarca Rui Teixeira mostrou-se satisfeito com o resultado da parceria institucional em prol de “uma efetiva melhoria para os utentes do serviço da Segurança Social do concelho, quer ao nível das condições de acesso, quer pela sua localização mais centralizada a outros serviços complementares como o de Finanças ou da Conservatória e Registo Civil, e até mesmo do Centro de Saúde”. Até ao momento, a Segurança Social de Vila Nova de Cerveira encontrava-se a funcionar num espaço contíguo ao Pavilhão Municipal de Desportos, com “salas pequenas e sem a privacidade que alguns assuntos exigem, além de ser um edifício com acessos difíceis, seja de carro ou mesmo a pé, por se tratar de uma entrada/saída com algum perigo”. Rui Teixeira garante que “estas situações estão acauteladas com a transferência do serviço, realizada de forma pacífica, sem transtornos para os cidadãos”.

“Agradavelmente surpreendido” realçou o Diretor de Segurança Social do Centro Distrital, Orlando Antunes, aludindo às boas condições do espaço, “com salas amplas, confortáveis e com a privacidade necessária, além da localização centralizada”. Agradecendo o empenho da Câmara Municipal na reorganização do espaço mediante as necessidades previamente referenciadas, o responsável elogiou ainda o fato do edifício vir a congregar também o serviço de ação social municipal, proporcionando uma maior e melhor comunicação na resolução de processos conjuntos.
Neste momento, o edifício da antiga Escola Superior Gallaecia, composto por tês pisos, conta no piso 0 com o Serviço de Atendimento da Segurança Social de Vila Nova de Cerveira, com salas de espera, de atendimento, de reuniões e de vídeo-atendimento, bem como o serviço da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Brevemente, a Câmara Municipal vai transferir para o piso 1 todos os Serviços Municipais de Intervenção Social, nomeadamente Ação Social, Radar social, Gabinete de Inserção Profissional Gabinete de Apoio ao Emigrante, Gabinete Municipal de Psicologia, Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, Gabinete de Apoio à Vítima; sendo que o piso 2 ficará reservado para o Centro de Inovação de Cerveira e Polo de Inovação em Engenharia de polímeros da Universidade do Minho.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.