Qual o papel da Educação na construção de um país mais justo, mais prospero e com menos desigualdades? São apenas algumas das questões em análise na Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que terá lugar no dia 5 de julho, quarta-feira, às 15h15 na Biblioteca Municipal, em Viana do Castelo.
Portugal é dos países da OCDE em que o contexto socioeconómico das crianças e dos jovens mais influencia o seu desempenho académico e as suas oportunidades ao longo da vida. Em média, uma família desfavorecida demora cinco gerações a atingir os rendimentos médios. Como podemos romper com este ciclo de pobreza e de exclusão? Qual o papel da Educação na construção de um país mais justo, mais prospero e com menos desigualdades?
Portugal é dos países da OCDE em que o contexto socioeconómico das crianças e dos jovens mais influencia o seu desempenho académico e as suas oportunidades ao longo da vida. Em média, uma família desfavorecida demora cinco gerações a atingir os rendimentos médios. Como podemos romper com este ciclo de pobreza e de exclusão?
Promovido pelo Núcleo da SEDES em Viana do Castelo e pela Teach for Portugal, este evento terá um keynote speaker Miguel Moreira Rato, Chairman da Teach for Portugal, sobre “De onde uma criança vem não deve limitar para onde vai” e uma mesa redonda – “Educação para uma sociedade forte e sustentável” – moderada por João Batista, membro do Observatório SEDES para a Educação e Ensino Superior.
Ana Balcão Reis, Investigadora da Economia da Educação e Professora Catedrática da Nova SBE, e Ariana Cosme, Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, integram o painel de oradores, em conjunto com Gonçalo Quadros, Chairman da tecnológica Critical Software e Sofia Rodrigues, Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (programa em anexo).
A Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que contará com a presença de Helena Painhas, Presidente do Núcleo da SEDES – Viana do Castelo, estará acessível online através do Link:
https://www.facebook.com/sedespt/?locale=pt_PT
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.