Num momento que é crucial para a luta contra a crise climática global e no rescaldo da última Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP28), impõe-se uma reflexão sobre o ponto de situação atual, das políticas nacionais e internacionais, um exercício de procura contínua de novas formas de mitigação e novos planos de ação.
Estas preocupações estarão no foco do próximo evento da Sedes, Núcleo Distrital de Viana do Castelo (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social), subordinado ao tema “COP28 em discussão”, a realizar-se hoje, 8 de fevereiro, pelas 14h00, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Helena Painhas, Presidente do Núcleo da Sedes de Viana do Castelo faz as honras de abertura da sessão, seguindo-se a discussão moderada, pelo Secretário-Geral do Núcleo Distrital Ricardo Carvalhido, de um painel de especialistas: Inês Cândido Silva, responsável da Sustentabilidade da E-Redes, Paulo Praça, Diretor-Geral na Resíduos do Nordeste, EIM, S.A. e por Joana Alves, Investigadora na área da Bioenergia.

O encerramento da sessão será feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Esta iniciativa – COP28 em discussão – é o 7º encontro promovido pela SEDES Viana do Castelo, presidida pela Helena Painhas, que tem por tema dominante a Sustentabilidade.
A entrada livre e pode acompanhar em direto no facebook da VIANA TV.

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.