Num momento que é crucial para a luta contra a crise climática global e no rescaldo da última Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP28), impõe-se uma reflexão sobre o ponto de situação atual, das políticas nacionais e internacionais, um exercício de procura contínua de novas formas de mitigação e novos planos de ação.
Estas preocupações estarão no foco do próximo evento da Sedes, Núcleo Distrital de Viana do Castelo (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social), subordinado ao tema “COP28 em discussão”, a realizar-se hoje, 8 de fevereiro, pelas 14h00, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Helena Painhas, Presidente do Núcleo da Sedes de Viana do Castelo faz as honras de abertura da sessão, seguindo-se a discussão moderada, pelo Secretário-Geral do Núcleo Distrital Ricardo Carvalhido, de um painel de especialistas: Inês Cândido Silva, responsável da Sustentabilidade da E-Redes, Paulo Praça, Diretor-Geral na Resíduos do Nordeste, EIM, S.A. e por Joana Alves, Investigadora na área da Bioenergia.

O encerramento da sessão será feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Esta iniciativa – COP28 em discussão – é o 7º encontro promovido pela SEDES Viana do Castelo, presidida pela Helena Painhas, que tem por tema dominante a Sustentabilidade.
A entrada livre e pode acompanhar em direto no facebook da VIANA TV.

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.