O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, esteve em Ponte da Barca onde visitou a Escola Secundária e a Escola Básica Diogo Bernardes.
Na receção que decorreu no auditório da Secundária, o Diretor do Agrupamento, Professor Carlos Louro, abriu a sessão e deu as boas-vindas ao governante, seguindo-se a intervenção da Vereadora da Educação e Cultura, Rosa Maria Arezes, que afirmou que “a visita constituía para o Município de Ponte da Barca motivo de orgulho e uma oportunidade preciosa para partilharmos a realidade da educação no nosso concelho”.
Falando em representação do Presidente da Câmara Municipal, ausente no estrangeiro em missão de trabalho, Rosa Maria Arezes referiu que, apesar dos muitos desafios, “não tinha qualquer dúvida de que a determinação e o compromisso do Secretário de Estado com a nobre causa da Educação eram a melhor garantia na construção de um caminho auspicioso que assegure um futuro melhor aos nossos jovens”.
Em nome da cultura de parceria que é cultivada em Ponte da Barca, colocando em sintonia de objetivos a Autarquia, o Agrupamento e a comunidade educativa, afirmou estar certa de que “o concelho poderá contar – continuar a contar – com a colaboração da administração central para ultrapassarmos as dificuldades e os desafios com que nos debatemos”.
Neste âmbito, apresentou o problema da herança de um parque escolar muito degradado, a reclamar intervenções urgentes. “É verdade que somos um território onde, apesar das limitações, se faz muito com bastante pouco. Basta olhar para os desempenhos fantásticos dos nossos alunos, em diversas áreas, fruto do esforço conjunto da comunidade escolar e da comunidade educativa em geral. Chegou a hora – aliás, já é mais do que hora – de também apostarmos na reabilitação do edificado. E, para isso, contamos com o apoio de Vossa Excelência e da administração central”, afirmou a Vereadora.
“O mesmo se diga em relação ao financiamento do ensino articulado”, continuou. “Há já três anos que esta oferta, particularmente no domínio da música, tem sido financiada integralmente pelo Município. É uma aposta reconhecida e enaltecida, pela poderosa mais-valia que representa em termos de formação integral dos nossos jovens. Mas é decisivo que a administração central assuma também as suas responsabilidades, garantindo o apoio necessário à continuidade e sustentabilidade desta oferta”, concluiu Rosa Maria Arezes.
Em resposta a estas interpelações, Alexandre Homem Cristo referiu que o processo de reabilitação das instalações está em curso, pelo que, no momento próprio, serão conhecidos os avanços que todos pretendem, tendo em vista melhores condições de trabalho para a comunidade escolar.
Quanto ao ensino articulado, garantiu que a questão está no centro das atenções deste Governo e que será trabalhada no âmbito mais amplo da aposta no ensino artístico.
Nesta sessão, que reuniu professores, colaboradores e convidados, Alexandre Homem Cristo fez questão de, num registo informal, auscultar preocupações e desafios, recolher sugestões e apresentar ideias e medidas que constituem linhas de ação para os tempos mais próximos.
O programa incluiu, de seguida, a inauguração de um mural alusivo ao 5.º centenário do nascimento de Luís de Camões e uma visita à Escola Básica Diogo Bernardes, nomeadamente à sua Biblioteca Escolar, recentemente requalificada na sequência de uma candidatura apresentada à Rede de Bibliotecas Escolares.
Alexandre Homem Cristo teve ainda a oportunidade de conhecer pessoalmente os alunos e professores envolvidos no projeto de produção do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”, contactando com a dinâmica do trabalho em desenvolvimento desde novembro de 2012, que mereceu da sua parte os mais rasgados elogios.
A temporada 2025/2026 da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo arrancou este fim de semana com uma jornada inaugural recheada de golos. O destaque vai para as vitórias expressivas do Valenciano e do Vitorino de Piães, bem como para o triunfo do recém-promovido Fachense fora de portas.
A canoagem portuguesa voltou a escrever uma página dourada na história do desporto nacional este domingo, com os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta a sagrarem-se tetracampeões do Mundo na categoria K2 maratona, ao conquistarem o primeiro lugar na prova disputada em Gyor, na Hungria.
A contagem decrescente já começou para uma noite imperdível do Festival Viana Bate Forte. No próximo sábado, dia 13 de setembro, pelas 23h30, Beatriz Rosário sobe ao Palco da República, na icónica Praça da República, para um concerto que promete emocionar o público com a sua voz poderosa e presença magnética.
Na noite deste domingo, Portugal terá a oportunidade de observar um eclipse lunar, fenómeno em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que normalmente ilumina o satélite natural.
O piloto vianense Renato Pita está de regresso à competição e prepara-se para marcar presença na 36.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos 2025, que se realiza entre os dias 11 e 14 de setembro. A emblemática prova alentejana, organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, promete mais uma edição repleta de emoção e adrenalina.
Valença recebeu a 9ª edição das Olimpíadas Intergeracionais – Olympics4All, evento que reuniu cerca de 400 seniores de vários concelhos e da APPACDM Viana do Castelo. A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño voltou a brilhar, conquistando o título pela sexta vez consecutiva.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo recebeu, este sábado, uma doação de 100 mil euros destinada à aquisição de uma nova Ambulância de Transporte Urgente. A verba foi oferecida por Caesar de Paço, empresário luso-americano e CEO da empresa farmacêutica Summit Nutritionals International, sediada nos Estados Unidos.