Lear Corporation, do setor automóvel e o Groupe Beneteau, responsáveis pela construção de embarcações de luxo, duas empresas situadas em Valença foram, na sexta feira, visitadas pelo Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
Nesta visita organizada pela CEVAL- Confederação Empresarial do Alto Minho, o governante teve oportunidade de ficar a conhecer de perto o trabalho de excelência que se faz nestas empresas. Durante a visita destacou o papel fundamental que executam no território e defende que “em Portugal a qualidade do produto final é mote para atração de outras empresas internacionais”.
Para o presidente da CEVAl, Luís Ceia, o Alto Minho deixou de ser um território periférico a partir do momento em que conseguiu assegurar a atração e permanência de empresas internacionais de grande destaque e alavancou as empresas nacionais para um patamar superior. “O Alto Minho é um território com uma fronteira aberta que conseguiu ganhar uma nova centralidade com fluxo e dinâmicas que são difíceis de repetir em outras partes do país. Há uma dinâmica muito própria nesta região transfronteiriça e que potencia as empresas que estão instaladas neste território”, defende Luís Ceia. Para o responsável máximo da CEVAL, este sucesso empresarial também resulta do trabalho de equipa que se tem vindo a realizar ao longo dos anos entre a Confederação, as Câmaras Municipais e os empresários. “Sempre houve um trabalho de defesa desta região, quer através da luta contra a aplicação de portagens na A28, quer na defesa da melhoria da ligação ferroviária essencial para este território, na ligação entre o Porto e Vigo”, afirma.
Após a visita a estas duas empresas, o Secretário de Estado da Economia ainda visitou o Campo de Aviação de Cerval e ficou a conhecer o projeto que a AEROPLANUM – Associação Aeródromo
Alto Minho | Galiza, através da Comissão de Trabalho Multidisciplinar tem previsto para este local, com vista à dinamização e transformação do espaço num centro de excelência aeronáutico e aeroespacial, que integrará iniciativas científicas, tecnológicas e académicas, um centro industrial para o setor, bem como atividades turísticas, de voo e lazer tanto privadas como comerciais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.
Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.