Lear Corporation, do setor automóvel e o Groupe Beneteau, responsáveis pela construção de embarcações de luxo, duas empresas situadas em Valença foram, na sexta feira, visitadas pelo Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
Nesta visita organizada pela CEVAL- Confederação Empresarial do Alto Minho, o governante teve oportunidade de ficar a conhecer de perto o trabalho de excelência que se faz nestas empresas. Durante a visita destacou o papel fundamental que executam no território e defende que “em Portugal a qualidade do produto final é mote para atração de outras empresas internacionais”.
Para o presidente da CEVAl, Luís Ceia, o Alto Minho deixou de ser um território periférico a partir do momento em que conseguiu assegurar a atração e permanência de empresas internacionais de grande destaque e alavancou as empresas nacionais para um patamar superior. “O Alto Minho é um território com uma fronteira aberta que conseguiu ganhar uma nova centralidade com fluxo e dinâmicas que são difíceis de repetir em outras partes do país. Há uma dinâmica muito própria nesta região transfronteiriça e que potencia as empresas que estão instaladas neste território”, defende Luís Ceia. Para o responsável máximo da CEVAL, este sucesso empresarial também resulta do trabalho de equipa que se tem vindo a realizar ao longo dos anos entre a Confederação, as Câmaras Municipais e os empresários. “Sempre houve um trabalho de defesa desta região, quer através da luta contra a aplicação de portagens na A28, quer na defesa da melhoria da ligação ferroviária essencial para este território, na ligação entre o Porto e Vigo”, afirma.
Após a visita a estas duas empresas, o Secretário de Estado da Economia ainda visitou o Campo de Aviação de Cerval e ficou a conhecer o projeto que a AEROPLANUM – Associação Aeródromo
Alto Minho | Galiza, através da Comissão de Trabalho Multidisciplinar tem previsto para este local, com vista à dinamização e transformação do espaço num centro de excelência aeronáutico e aeroespacial, que integrará iniciativas científicas, tecnológicas e académicas, um centro industrial para o setor, bem como atividades turísticas, de voo e lazer tanto privadas como comerciais.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.