Lear Corporation, do setor automóvel e o Groupe Beneteau, responsáveis pela construção de embarcações de luxo, duas empresas situadas em Valença foram, na sexta feira, visitadas pelo Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
Nesta visita organizada pela CEVAL- Confederação Empresarial do Alto Minho, o governante teve oportunidade de ficar a conhecer de perto o trabalho de excelência que se faz nestas empresas. Durante a visita destacou o papel fundamental que executam no território e defende que “em Portugal a qualidade do produto final é mote para atração de outras empresas internacionais”.
Para o presidente da CEVAl, Luís Ceia, o Alto Minho deixou de ser um território periférico a partir do momento em que conseguiu assegurar a atração e permanência de empresas internacionais de grande destaque e alavancou as empresas nacionais para um patamar superior. “O Alto Minho é um território com uma fronteira aberta que conseguiu ganhar uma nova centralidade com fluxo e dinâmicas que são difíceis de repetir em outras partes do país. Há uma dinâmica muito própria nesta região transfronteiriça e que potencia as empresas que estão instaladas neste território”, defende Luís Ceia. Para o responsável máximo da CEVAL, este sucesso empresarial também resulta do trabalho de equipa que se tem vindo a realizar ao longo dos anos entre a Confederação, as Câmaras Municipais e os empresários. “Sempre houve um trabalho de defesa desta região, quer através da luta contra a aplicação de portagens na A28, quer na defesa da melhoria da ligação ferroviária essencial para este território, na ligação entre o Porto e Vigo”, afirma.
Após a visita a estas duas empresas, o Secretário de Estado da Economia ainda visitou o Campo de Aviação de Cerval e ficou a conhecer o projeto que a AEROPLANUM – Associação Aeródromo
Alto Minho | Galiza, através da Comissão de Trabalho Multidisciplinar tem previsto para este local, com vista à dinamização e transformação do espaço num centro de excelência aeronáutico e aeroespacial, que integrará iniciativas científicas, tecnológicas e académicas, um centro industrial para o setor, bem como atividades turísticas, de voo e lazer tanto privadas como comerciais.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.