Lear Corporation, do setor automóvel e o Groupe Beneteau, responsáveis pela construção de embarcações de luxo, duas empresas situadas em Valença foram, na sexta feira, visitadas pelo Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
Nesta visita organizada pela CEVAL- Confederação Empresarial do Alto Minho, o governante teve oportunidade de ficar a conhecer de perto o trabalho de excelência que se faz nestas empresas. Durante a visita destacou o papel fundamental que executam no território e defende que “em Portugal a qualidade do produto final é mote para atração de outras empresas internacionais”.
Para o presidente da CEVAl, Luís Ceia, o Alto Minho deixou de ser um território periférico a partir do momento em que conseguiu assegurar a atração e permanência de empresas internacionais de grande destaque e alavancou as empresas nacionais para um patamar superior. “O Alto Minho é um território com uma fronteira aberta que conseguiu ganhar uma nova centralidade com fluxo e dinâmicas que são difíceis de repetir em outras partes do país. Há uma dinâmica muito própria nesta região transfronteiriça e que potencia as empresas que estão instaladas neste território”, defende Luís Ceia. Para o responsável máximo da CEVAL, este sucesso empresarial também resulta do trabalho de equipa que se tem vindo a realizar ao longo dos anos entre a Confederação, as Câmaras Municipais e os empresários. “Sempre houve um trabalho de defesa desta região, quer através da luta contra a aplicação de portagens na A28, quer na defesa da melhoria da ligação ferroviária essencial para este território, na ligação entre o Porto e Vigo”, afirma.
Após a visita a estas duas empresas, o Secretário de Estado da Economia ainda visitou o Campo de Aviação de Cerval e ficou a conhecer o projeto que a AEROPLANUM – Associação Aeródromo
Alto Minho | Galiza, através da Comissão de Trabalho Multidisciplinar tem previsto para este local, com vista à dinamização e transformação do espaço num centro de excelência aeronáutico e aeroespacial, que integrará iniciativas científicas, tecnológicas e académicas, um centro industrial para o setor, bem como atividades turísticas, de voo e lazer tanto privadas como comerciais.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.