Mário Campolargo visitou o ADiT-LAB, Laboratório de Transformação Digital Aplicada, instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, em Viana do Castelo e o DataCoLAB, laboratório orientado para a análise de dados, também em Viana do Castelo.
As visitas aos dois Centros de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo aconteceram no âmbito da apresentação pública que o Município de Viana do Castelo fez da Agenda Viana Digital – Estratégia para a Transição Digital em Viana do Castelo, que contou também com contributos da docente e investigadora do IPVC, Sara Paiva, que fez a apresentação do projeto Viana + Acessível, uma aplicação móvel desenvolvida em articulação entre o Politécnico e o Município.
Esta aplicação pretende “apoiar todos os cidadãos com mobilidade reduzida de forma temporária ou permanente, informando-os das rotas mais adequadas desde a sua localização atual até a um dado destino pretendido. A app potencia uma mobilidade inclusiva e acessível na cidade de Viana do Castelo”, dá conta Sara Paiva.

Além do Viana + Acessível, foram apresentadas outras plataformas consideradas boas-práticas no setor digital.
No último mês, a investigadora Sara Paiva assumiu a vice-presidência para a área de Comunicação e Parcerias (Communication and Outreach) da IEEE Smart Cities, a maior organização técnica mundial que trabalha a inovação tecnológica para benefício da humanidade e na resolução de problemas concretos no âmbito da sustentabilidade.
A docente da Escola Superior de Tecnológica e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo coordena toda a área de Comunicação e Parcerias. Trata-se de uma unidade que agrega, numa fase inicial, seis comités, com vista à promoção e incremento da visibilidade da IEEE Smart Cities a nível mundial.
Sara Paiva tem trabalhado na área das tecnologias, com forte impacto na transição digital e, em particular, na mobilidade e inclusão. Recentemente, participou, a pedido do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, numa reunião de auscultação, no âmbito da preparação da estratégia para os territórios inteligentes.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.