Mário Campolargo visitou o ADiT-LAB, Laboratório de Transformação Digital Aplicada, instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, em Viana do Castelo e o DataCoLAB, laboratório orientado para a análise de dados, também em Viana do Castelo.
As visitas aos dois Centros de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo aconteceram no âmbito da apresentação pública que o Município de Viana do Castelo fez da Agenda Viana Digital – Estratégia para a Transição Digital em Viana do Castelo, que contou também com contributos da docente e investigadora do IPVC, Sara Paiva, que fez a apresentação do projeto Viana + Acessível, uma aplicação móvel desenvolvida em articulação entre o Politécnico e o Município.
Esta aplicação pretende “apoiar todos os cidadãos com mobilidade reduzida de forma temporária ou permanente, informando-os das rotas mais adequadas desde a sua localização atual até a um dado destino pretendido. A app potencia uma mobilidade inclusiva e acessível na cidade de Viana do Castelo”, dá conta Sara Paiva.

Além do Viana + Acessível, foram apresentadas outras plataformas consideradas boas-práticas no setor digital.
No último mês, a investigadora Sara Paiva assumiu a vice-presidência para a área de Comunicação e Parcerias (Communication and Outreach) da IEEE Smart Cities, a maior organização técnica mundial que trabalha a inovação tecnológica para benefício da humanidade e na resolução de problemas concretos no âmbito da sustentabilidade.
A docente da Escola Superior de Tecnológica e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo coordena toda a área de Comunicação e Parcerias. Trata-se de uma unidade que agrega, numa fase inicial, seis comités, com vista à promoção e incremento da visibilidade da IEEE Smart Cities a nível mundial.
Sara Paiva tem trabalhado na área das tecnologias, com forte impacto na transição digital e, em particular, na mobilidade e inclusão. Recentemente, participou, a pedido do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, numa reunião de auscultação, no âmbito da preparação da estratégia para os territórios inteligentes.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.