Mário Campolargo visitou o ADiT-LAB, Laboratório de Transformação Digital Aplicada, instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, em Viana do Castelo e o DataCoLAB, laboratório orientado para a análise de dados, também em Viana do Castelo.
As visitas aos dois Centros de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo aconteceram no âmbito da apresentação pública que o Município de Viana do Castelo fez da Agenda Viana Digital – Estratégia para a Transição Digital em Viana do Castelo, que contou também com contributos da docente e investigadora do IPVC, Sara Paiva, que fez a apresentação do projeto Viana + Acessível, uma aplicação móvel desenvolvida em articulação entre o Politécnico e o Município.
Esta aplicação pretende “apoiar todos os cidadãos com mobilidade reduzida de forma temporária ou permanente, informando-os das rotas mais adequadas desde a sua localização atual até a um dado destino pretendido. A app potencia uma mobilidade inclusiva e acessível na cidade de Viana do Castelo”, dá conta Sara Paiva.

Além do Viana + Acessível, foram apresentadas outras plataformas consideradas boas-práticas no setor digital.
No último mês, a investigadora Sara Paiva assumiu a vice-presidência para a área de Comunicação e Parcerias (Communication and Outreach) da IEEE Smart Cities, a maior organização técnica mundial que trabalha a inovação tecnológica para benefício da humanidade e na resolução de problemas concretos no âmbito da sustentabilidade.
A docente da Escola Superior de Tecnológica e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo coordena toda a área de Comunicação e Parcerias. Trata-se de uma unidade que agrega, numa fase inicial, seis comités, com vista à promoção e incremento da visibilidade da IEEE Smart Cities a nível mundial.
Sara Paiva tem trabalhado na área das tecnologias, com forte impacto na transição digital e, em particular, na mobilidade e inclusão. Recentemente, participou, a pedido do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, numa reunião de auscultação, no âmbito da preparação da estratégia para os territórios inteligentes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.