Mário Campolargo visitou o ADiT-LAB, Laboratório de Transformação Digital Aplicada, instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, em Viana do Castelo e o DataCoLAB, laboratório orientado para a análise de dados, também em Viana do Castelo.
As visitas aos dois Centros de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo aconteceram no âmbito da apresentação pública que o Município de Viana do Castelo fez da Agenda Viana Digital – Estratégia para a Transição Digital em Viana do Castelo, que contou também com contributos da docente e investigadora do IPVC, Sara Paiva, que fez a apresentação do projeto Viana + Acessível, uma aplicação móvel desenvolvida em articulação entre o Politécnico e o Município.
Esta aplicação pretende “apoiar todos os cidadãos com mobilidade reduzida de forma temporária ou permanente, informando-os das rotas mais adequadas desde a sua localização atual até a um dado destino pretendido. A app potencia uma mobilidade inclusiva e acessível na cidade de Viana do Castelo”, dá conta Sara Paiva.

Além do Viana + Acessível, foram apresentadas outras plataformas consideradas boas-práticas no setor digital.
No último mês, a investigadora Sara Paiva assumiu a vice-presidência para a área de Comunicação e Parcerias (Communication and Outreach) da IEEE Smart Cities, a maior organização técnica mundial que trabalha a inovação tecnológica para benefício da humanidade e na resolução de problemas concretos no âmbito da sustentabilidade.
A docente da Escola Superior de Tecnológica e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo coordena toda a área de Comunicação e Parcerias. Trata-se de uma unidade que agrega, numa fase inicial, seis comités, com vista à promoção e incremento da visibilidade da IEEE Smart Cities a nível mundial.
Sara Paiva tem trabalhado na área das tecnologias, com forte impacto na transição digital e, em particular, na mobilidade e inclusão. Recentemente, participou, a pedido do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, numa reunião de auscultação, no âmbito da preparação da estratégia para os territórios inteligentes.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.