A NOS usou o 5G para transportar o Capitão do Sporting CP, Sebastián Coates, em holograma, do Estádio José Alvalade até à Escola Academia Sporting Viana do Castelo para inspirar uma turma de jovens jogadores de futebol com uma palestra surpresa que marcou o início da temporada. Esta tecnologia permitiu que o jogador interagisse em tempo real com 20 crianças a quase 400 quilómetros de distância, proporcionando-lhes a experiência inesquecível de conhecerem um dos seus ídolos.
Esta ação tratou-se de uma surpresa para os jovens jogadores leoninos, todos entre os 9 e os 11 anos. Achando que iam ouvir a habitual palestra do seu treinador, encontraram “el capitán” no seu campo de treinos preparado para os motivar a trabalhar para concretizar os seus sonhos. Coates interagiu com todos as crianças em tempo real, tendo inclusivamente respondido às suas questões e trocado camisolas com eles. Tudo graças à potencialidade do 5G, e à sua elevadíssima velocidade e ultra-baixa latência (tempo de resposta).
Esta operação holográfica envolveu a instalação de uma infraestrutura tecnológica e cénica em Lisboa e Viana do Castelo. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara HD, e transmitidas de forma instantânea na Academia do Sporting em Viana do Castelo, através da rede 5G da NOS. Sendo uma tecnologia móvel, o 5G conferiu flexibilidade operacional à solução uma vez que possibilitou a instalação sem necessidade de uma infraestrutura fixa, tornando o processo mais simples e rápido.
“É uma grande satisfação para a NOS ter a hipótese de usar o 5G para proporcionar experiências que de outra forma seriam impossíveis. Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias – neste caso 400 quilómetros – e levar o Sebastián Coates a Viana, possibilitando a estas crianças conhecerem de perto o seu ídolo sem ele sair do estádio de Alvalade. Tenho a certeza que para estas crianças, muitas das quais nunca foram ao estádio do Sporting, é uma experiência inesquecível poderem ver e falar com o jogador, como se ele estivesse à sua frente. Isto é o verdadeiro poder da tecnologia e é para aproximar as pessoas e desafiar os limites que trabalhamos todos os dias”, afirmou Daniel Beato, Administrador da NOS.

Para o Administrador da Sporting SAD, André Bernardo: “Foi uma experiência única para os miúdos da Escola Academia Sporting de Viana. A minha geração cresceu a ver filmes como o Star Wars e séries como o Star Trek em que hologramas e teletransporte eram mera ficção. Hoje, a NOS e o Sporting CP, tornaram isso uma realidade com o nosso Capitão Coates a ‘transportar-se’ cerca de 400km. Parabéns à NOS. É muito gratificante para o Sporting CP ter colaborado nesta iniciativa de 5G, e um excelente exemplo do que a tecnologia e o desporto podem alcançar juntos.”
Sebastián Coates, Capitão do Sporting CP, sublinhou: “É importantíssimo conseguirmos transmitir os valores do Clube às novas gerações e inspirarmos os novos talentos para chegarem mais longe. Contudo, numa altura de campeonato, tendo em conta os nossos constrangimentos de tempo, não conseguimos estar ao vivo com toda a gente. É fantástico podermos usar a tecnologia e o 5G para chegarmos mais perto de todos, dos nossos pequenos jogadores, dos fãs… As potencialidades são imensas para levarmos a emoção do futebol e do Sporting CP a todos, e de uma forma personalizada.”
Recorde-se que, em maio de 2021, a NOS usou, também, o 5G para aproximar o Sporting CP de todos os seus fãs, na altura da consagração como campeão da Liga NOS. Na altura, todos os momentos mais emocionantes da celebração dos jogadores foram transmitidos em tempo real, alta qualidade e de forma imersiva, graças ao 5G. A tecnologia tem um papel central na construção do futuro do entretenimento e dos eventos desportivos, e com esta iniciativa, a NOS dá mais um passo no sentido de testar a nova geração de comunicações móveis e mostrar as suas potencialidades aproximando as pessoas.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.