Logo
Desporto

Sebastián Coates viaja até Viana do Castelo em holograma

17 Outubro, 2022 | 14:36
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A NOS usou o 5G para transportar o Capitão do Sporting CP, Sebastián Coates, em holograma, do Estádio José Alvalade até à Escola Academia Sporting Viana do Castelo para inspirar uma turma de jovens jogadores de futebol com uma palestra surpresa que marcou o início da temporada. Esta tecnologia permitiu que o jogador interagisse em tempo real com 20 crianças a quase 400 quilómetros de distância, proporcionando-lhes a experiência inesquecível de conhecerem um dos seus ídolos.

Esta ação tratou-se de uma surpresa para os jovens jogadores leoninos, todos entre os 9 e os 11 anos. Achando que iam ouvir a habitual palestra do seu treinador, encontraram “el capitán” no seu campo de treinos preparado para os motivar a trabalhar para concretizar os seus sonhos. Coates interagiu com todos as crianças em tempo real, tendo inclusivamente respondido às suas questões e trocado camisolas com eles. Tudo graças à potencialidade do 5G, e à sua elevadíssima velocidade e ultra-baixa latência (tempo de resposta).

Esta operação holográfica envolveu a instalação de uma infraestrutura tecnológica e cénica em Lisboa e Viana do Castelo. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara HD, e transmitidas de forma instantânea na Academia do Sporting em Viana do Castelo, através da rede 5G da NOS. Sendo uma tecnologia móvel, o 5G conferiu flexibilidade operacional à solução uma vez que possibilitou a instalação sem necessidade de uma infraestrutura fixa, tornando o processo mais simples e rápido.

“É uma grande satisfação para a NOS ter a hipótese de usar o 5G para proporcionar experiências que de outra forma seriam impossíveis. Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias – neste caso 400 quilómetros – e levar o Sebastián Coates a Viana, possibilitando a estas crianças conhecerem de perto o seu ídolo sem ele sair do estádio de Alvalade. Tenho a certeza que para estas crianças, muitas das quais nunca foram ao estádio do Sporting, é uma experiência inesquecível poderem ver e falar com o jogador, como se ele estivesse à sua frente. Isto é o verdadeiro poder da tecnologia e é para aproximar as pessoas e desafiar os limites que trabalhamos todos os dias”, afirmou Daniel Beato, Administrador da NOS.

Para o Administrador da Sporting SAD, André Bernardo: “Foi uma experiência única para os miúdos da Escola Academia Sporting de Viana. A minha geração cresceu a ver filmes como o Star Wars e séries como o Star Trek em que hologramas e teletransporte eram mera ficção. Hoje, a NOS e o Sporting CP, tornaram isso uma realidade com o nosso Capitão Coates a ‘transportar-se’ cerca de 400km. Parabéns à NOS. É muito gratificante para o Sporting CP ter colaborado nesta iniciativa de 5G, e um excelente exemplo do que a tecnologia e o desporto podem alcançar juntos.”

Sebastián Coates, Capitão do Sporting CP, sublinhou: “É importantíssimo conseguirmos transmitir os valores do Clube às novas gerações e inspirarmos os novos talentos para chegarem mais longe. Contudo, numa altura de campeonato, tendo em conta os nossos constrangimentos de tempo, não conseguimos estar ao vivo com toda a gente. É fantástico podermos usar a tecnologia e o 5G para chegarmos mais perto de todos, dos nossos pequenos jogadores, dos fãs… As potencialidades são imensas para levarmos a emoção do futebol e do Sporting CP a todos, e de uma forma personalizada.”

Recorde-se que, em maio de 2021, a NOS usou, também, o 5G para aproximar o Sporting CP de todos os seus fãs, na altura da consagração como campeão da Liga NOS. Na altura, todos os momentos mais emocionantes da celebração dos jogadores foram transmitidos em tempo real, alta qualidade e de forma imersiva, graças ao 5G. A tecnologia tem um papel central na construção do futuro do entretenimento e dos eventos desportivos, e com esta iniciativa, a NOS dá mais um passo no sentido de testar a nova geração de comunicações móveis e mostrar as suas potencialidades aproximando as pessoas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 9 Janeiro, 2026

Bárbara Bandeira lança “Marcha” com Viana do Castelo em destaque

Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.

Regional 9 Janeiro, 2026

Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo firmam protocolo com Clube de Vela

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Primeiro de 22 novos comboios chega a Portugal e marca modernização da frota da CP

O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.

Regional 9 Janeiro, 2026

Ponte de Lima reforça recolha de resíduos com investimento superior a 416 mil euros

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Incentivos à imprensa local em debate nacional em Pombal

O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.

Regional 9 Janeiro, 2026

Estação Salva-Vidas de Caminha poderá estar pronta no final do ano

A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.

Opinião 9 Janeiro, 2026

OPINIÃO: Repensar escolhas no “Janeiro Sem Álcool”

O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.