Logo
Regional

Sé de Viana do Castelo e Igreja de Santo António integram selo Rotas do Norte

12 Setembro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Cinquenta e três bens patrimoniais, maioritariamente localizados na Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Douro receberam o selo Rotas do Norte, uma iniciativa conjunta da CCDR-N e do Turismo do Porto que visa valorizar o património cultural.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) revela que, juntamente com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), parceiro institucional da iniciativa, aprovou o primeiro conjunto de pedidos de adesão às rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, denominadas “Rotas do Norte”, num total de 53 de bens patrimoniais.

Na sua maioria, os pedidos foram submetidos por bens localizados nos territórios da Área Metropolitana do Porto, do Alto Minho e ainda da região do Douro.

Neste conjunto, estão incluídos o Santuário de Nossa Senhora da Peneda (Arcos de Valdevez), o Santuário do Bom Jesus do Monte (Braga), a Igreja e Cemitério da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa (Porto) e a Casa Grande de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Coa).

Integram ainda esta listagem, a Capela de Nossa Senhora da Conceição (Guimarães), a Igreja Paroquial de São Vicente (Braga), a Igreja Paroquial de São Vítor (Braga), a Sé de Viana (Viana do Castelo) e a Igreja de Santo António (Viana do Castelo).

A atribuição do selo Rotas do Norte, sublinha a CCDR-N, “constitui uma das condições de acesso ao financiamento do programa NORTE 2030, na tipologia de investimento regional ligado ao Património Cultural.

Lançadas no âmbito do Plano de Ação para a Cultura NORTE 2030, as Rotas do Norte – resultado de um acordo de colaboração com o TPNP assinado em 12 de julho – consubstanciam uma estratégia conjunta de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, visando o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na Região Norte.

À data da apresentação da iniciativa, o vice-presidente da CCDR-N para a Cultura, Jorge Sobrado, adiantava que as 15 novas Rotas do Norte visavam “resolver um problema que se arrasta há décadas” e “aproveitar um potencial”.

A lista indicativa, divulgada na mesma altura, tinha 10 rotas generalistas: Arte e Arquitetura Contemporânea a Norte, Arte Rupestre a Norte, Caminhos de Santiago a Norte, Castelos e Fortalezas a Norte, Castros a Norte, Românico a Norte, Escritores a Norte, Património Imaterial a Norte, Património Industrial a Norte e Romano a Norte.

A que se junta uma rede de património religioso com cinco rotas: Catedrais a Norte, Mosteiros e Conventos a Norte, Órgãos a Norte, Santuários a Norte e Talhas, Azulejos e Frescos a Norte.

O objetivo é “dentro de um ano ou dois anos, neste intervalo de 12 a 18 meses, começar a disponibilizar rotas de património cultural com diretórios e garantias de visitação”, avançou à data a CCDR-N.

Segundo revelou a mesma entidade, a próxima lista de bens patrimoniais integrados nas Rotas do Norte será aprovada no final de setembro, após nova reunião da Comissão de Gestão das Rotas do Norte.

O pedido de reconhecimento e adesão é feito através de preenchimento de formulário próprio e a submissão deve ser feita por entidades proprietárias, gestoras ou promotoras de bens de património cultural.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.