Logo
Regional

Sé de Viana do Castelo e Igreja de Santo António integram selo Rotas do Norte

12 Setembro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Cinquenta e três bens patrimoniais, maioritariamente localizados na Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Douro receberam o selo Rotas do Norte, uma iniciativa conjunta da CCDR-N e do Turismo do Porto que visa valorizar o património cultural.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) revela que, juntamente com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), parceiro institucional da iniciativa, aprovou o primeiro conjunto de pedidos de adesão às rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, denominadas “Rotas do Norte”, num total de 53 de bens patrimoniais.

Na sua maioria, os pedidos foram submetidos por bens localizados nos territórios da Área Metropolitana do Porto, do Alto Minho e ainda da região do Douro.

Neste conjunto, estão incluídos o Santuário de Nossa Senhora da Peneda (Arcos de Valdevez), o Santuário do Bom Jesus do Monte (Braga), a Igreja e Cemitério da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa (Porto) e a Casa Grande de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Coa).

Integram ainda esta listagem, a Capela de Nossa Senhora da Conceição (Guimarães), a Igreja Paroquial de São Vicente (Braga), a Igreja Paroquial de São Vítor (Braga), a Sé de Viana (Viana do Castelo) e a Igreja de Santo António (Viana do Castelo).

A atribuição do selo Rotas do Norte, sublinha a CCDR-N, “constitui uma das condições de acesso ao financiamento do programa NORTE 2030, na tipologia de investimento regional ligado ao Património Cultural.

Lançadas no âmbito do Plano de Ação para a Cultura NORTE 2030, as Rotas do Norte – resultado de um acordo de colaboração com o TPNP assinado em 12 de julho – consubstanciam uma estratégia conjunta de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, visando o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na Região Norte.

À data da apresentação da iniciativa, o vice-presidente da CCDR-N para a Cultura, Jorge Sobrado, adiantava que as 15 novas Rotas do Norte visavam “resolver um problema que se arrasta há décadas” e “aproveitar um potencial”.

A lista indicativa, divulgada na mesma altura, tinha 10 rotas generalistas: Arte e Arquitetura Contemporânea a Norte, Arte Rupestre a Norte, Caminhos de Santiago a Norte, Castelos e Fortalezas a Norte, Castros a Norte, Românico a Norte, Escritores a Norte, Património Imaterial a Norte, Património Industrial a Norte e Romano a Norte.

A que se junta uma rede de património religioso com cinco rotas: Catedrais a Norte, Mosteiros e Conventos a Norte, Órgãos a Norte, Santuários a Norte e Talhas, Azulejos e Frescos a Norte.

O objetivo é “dentro de um ano ou dois anos, neste intervalo de 12 a 18 meses, começar a disponibilizar rotas de património cultural com diretórios e garantias de visitação”, avançou à data a CCDR-N.

Segundo revelou a mesma entidade, a próxima lista de bens patrimoniais integrados nas Rotas do Norte será aprovada no final de setembro, após nova reunião da Comissão de Gestão das Rotas do Norte.

O pedido de reconhecimento e adesão é feito através de preenchimento de formulário próprio e a submissão deve ser feita por entidades proprietárias, gestoras ou promotoras de bens de património cultural.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 2 Dezembro, 2025

Artista vianense conquista primeiro prémio na Bienal do Eixo Atlântico

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.

Regional 2 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Alvarães vai receber alojamento para animais de companhia

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Feriado e fim de semana prolongam prazo do IMI até hoje

Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.