Cinquenta e três bens patrimoniais, maioritariamente localizados na Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Douro receberam o selo Rotas do Norte, uma iniciativa conjunta da CCDR-N e do Turismo do Porto que visa valorizar o património cultural.
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) revela que, juntamente com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), parceiro institucional da iniciativa, aprovou o primeiro conjunto de pedidos de adesão às rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, denominadas “Rotas do Norte”, num total de 53 de bens patrimoniais.
Na sua maioria, os pedidos foram submetidos por bens localizados nos territórios da Área Metropolitana do Porto, do Alto Minho e ainda da região do Douro.
Neste conjunto, estão incluídos o Santuário de Nossa Senhora da Peneda (Arcos de Valdevez), o Santuário do Bom Jesus do Monte (Braga), a Igreja e Cemitério da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa (Porto) e a Casa Grande de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Coa).
Integram ainda esta listagem, a Capela de Nossa Senhora da Conceição (Guimarães), a Igreja Paroquial de São Vicente (Braga), a Igreja Paroquial de São Vítor (Braga), a Sé de Viana (Viana do Castelo) e a Igreja de Santo António (Viana do Castelo).

A atribuição do selo Rotas do Norte, sublinha a CCDR-N, “constitui uma das condições de acesso ao financiamento do programa NORTE 2030, na tipologia de investimento regional ligado ao Património Cultural.
Lançadas no âmbito do Plano de Ação para a Cultura NORTE 2030, as Rotas do Norte – resultado de um acordo de colaboração com o TPNP assinado em 12 de julho – consubstanciam uma estratégia conjunta de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, visando o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na Região Norte.
À data da apresentação da iniciativa, o vice-presidente da CCDR-N para a Cultura, Jorge Sobrado, adiantava que as 15 novas Rotas do Norte visavam “resolver um problema que se arrasta há décadas” e “aproveitar um potencial”.
A lista indicativa, divulgada na mesma altura, tinha 10 rotas generalistas: Arte e Arquitetura Contemporânea a Norte, Arte Rupestre a Norte, Caminhos de Santiago a Norte, Castelos e Fortalezas a Norte, Castros a Norte, Românico a Norte, Escritores a Norte, Património Imaterial a Norte, Património Industrial a Norte e Romano a Norte.
A que se junta uma rede de património religioso com cinco rotas: Catedrais a Norte, Mosteiros e Conventos a Norte, Órgãos a Norte, Santuários a Norte e Talhas, Azulejos e Frescos a Norte.
O objetivo é “dentro de um ano ou dois anos, neste intervalo de 12 a 18 meses, começar a disponibilizar rotas de património cultural com diretórios e garantias de visitação”, avançou à data a CCDR-N.
Segundo revelou a mesma entidade, a próxima lista de bens patrimoniais integrados nas Rotas do Norte será aprovada no final de setembro, após nova reunião da Comissão de Gestão das Rotas do Norte.
O pedido de reconhecimento e adesão é feito através de preenchimento de formulário próprio e a submissão deve ser feita por entidades proprietárias, gestoras ou promotoras de bens de património cultural.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.