Logo
Desporto

SC Vianense volta a encontrar Santa Clara para a Taça de Portugal

18 Outubro, 2023 | 20:56
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O SC Vianense defronta o CD Santa Clara na 3ª Eliminatória da Taça de Portugal. Isso já tinha acontecido na época 2005/2006. Na altura, no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo, com arbitragem de Artur Soares Dias, os açorianos ganharam (1-2) com dois golos em apenas dois minutos, depois de estarem a perder (1-0) ao intervalo. A Viana TV foi ao arquivo e recordamos aqui a crónica e a ficha desse jogo.

ARQUIVO – VIANA TV

FUTEBOL / TAÇA DE PORTUGAL / 5 DE OUTUBRO DE 1995

Vianense podia ter goleado…mas perdeu

O Sport Clube Vianense da 3ª Divisão Nacional foi ingloriamente afastado da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal ao perder pela diferença mínima (1-2) no seu reduto frente ao Santa Clara da Liga de Honra.

A equipa dos Açores, de escalão superior, nunca conseguiu impor no jogo o seu favoritismo porque encontrou pela frente um Vianense muito bem organizado e muito forte fisicamente.

A equipa de Paulo Fernandes apresentou-se muito bem organizada em termos defensivos, fazendo circular a bola com passes bem medidos entre todos os sectores e chegando à baliza contrária com o propósito de marcar golos, criou muitas oportunidades, mas quase todas evitadas por Nuno Santos guarda-redes do Santa Clara que se pautou com uma grande exibição, sendo mesmo o homem do jogo.

Foi com naturalidade que aos 42 minutos, Ângelo deu o melhor seguimento a um cruzamento da direita de Jorginho e de cabeça no meio dos centrais visitantes marcou o primeiro do jogo (1-0).

Antes de conseguir marcar o Vianense dispôs de inúmeras oportunidades para fazer mais dois ou três golos, no entanto a traz de uma defesa tão má estava um guarda-redes que defendeu tudo.

Chegava o intervalo com o Vianense a justificar a vantagem no marcador (1-0).

Na segunda parte Mário Reis bem tentou mudar o rumo dos acontecimentos com a inclusão na sua equipa de dois homens de ataque, o problema foi que o Vianense continuava a defender bem e só por infelicidade sofreu dois golos em apenas 2 minutos. Aos 75` Bruno Novo na grande área muito povoada dos da casa e com grande atabalhoamento lá conseguiu dar o melhor seguimento à bola empatando o jogo (1-1).

No minuto seguinte (76`) e ainda com o Vianense a recuperar do abalo, Peixinho do meio da rua com um remate feliz surpreendeu Bruno virando o resultado (1-2).

Com pouco tempo para se jogar o Vianense nunca deixou os braços conseguiu ainda chegar com muito perigo à baliza contrária obrigando Nuno Santos a continuar a brilhar e a evitar que os da casa levassem o jogo para prolongamento.

Nuno Santos teve tanta sorte no jogo, que mesmo cometendo uma grande penalidade claríssima sobre Chica, ainda com o Vianense em vantagem no marcador, salvou-se do cartão vermelho directo e de sofrer golo, pois o árbitro Artur Soares Dias do Porto que até então tinha estado bem, fez vista grossa ao lance que podia ter posto o Vianense na próxima eliminatória.

Num jogo comandado de princípio ao fim pelo Vianense, os dois golos apontados pelos Açorianos em apenas dois minutos bastaram para manter a formação do Santa Clara na Taça de Portugal.

Taça de Portugal / 3ª Eliminatória (5 de Outubro de 2005)

VIANENSE, 1 – SANTA CLARA, 2
Estádio Dr. José de Matos / Viana do Castelo

Arbitro: Artur Soares Dias do Porto
Auxiliares: João Silva / Vítor Carvalho
4º Arbitro: Luciano Silva do Porto

SC VIANENSE
Bruno, Pedro Gomes, Zé Berto, Rui Maçães, Branco (Mauro, 69`), Ângelo (Sencadas, 73`), Jorginho, Nuno, Tiago ( Rui Santos, 79`), Cris e Chica.
Treinador: Paulo Fernandes

GD SANTA CLARA
Nuno Santos, Portela, Jorge Humberto (Danilo, 37`), Orestes, Bruno Novo, Hélder Vasco, Maurinho, Livramento (Neto, 77`), Mariano (Peixinho, 45`) Hermes e Henrique.
Treinador: Mário Reis

Ao Intervalo: 1 – 0
Marcadores: Ângelo, 42` / Bruno Novo, 76` / Peixinho, 77`
Acção disciplinar:
Amarelos: Jorge Humberto, 24` / Bruno Novo, 59` / Sencadas, 90` / Pedro Gomes, 90`.

O jogo da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, de novo, entre estes dois emblemas, joga-se este sábado às 11h00 em São Miguel.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Janeiro, 2025

Concelho de Viana do Castelo registou subida mais expressiva das exportações a Norte em 2024

O concelho de Viana do Castelo foi aquele que, nos três primeiros trimestres de 2024, registou a mais expressiva subida das exportações a Norte.

Regional 13 Janeiro, 2025

Viana do Castelo vai assinalar 177 anos de elevação a cidade com entrega de títulos honoríficos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai entregar, em sessão solene a decorrer a 20 de janeiro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, os títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito e Instituição de Mérito, galardões que prestam homenagem às personalidades e às instituições que, nas mais diversas áreas, se destacam pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação.

Desporto 13 Janeiro, 2025

Voleibol Clube de Viana deu luta ao Benfica mas caiu na Taça de Portugal

O Voleibol Clube de Viana foi eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal após perder (3-0) na Luz frente ao Benfica.

Nacional 13 Janeiro, 2025

Temperaturas a descer até quarta-feira

As temperaturas vão descer, em especial as mínimas, sendo de -2 graus Celsius em algumas regiões do interior.

Regional 13 Janeiro, 2025

Caçador caiu de 12 metros e foi resgatado por helicóptero em Arcos de Valdevez

Um caçador de 53 anos caiu, no domingo, numa escarpa com cerca de 12 metros de altura, na freguesia de Sistelo, Arcos de Valdevez, sofrendo ferimentos graves e obrigando a uma operação complexa de resgate.

Desporto 13 Janeiro, 2025

Quartos de final da Taça AFVC definidos

Já se realizou o sorteio dos Quartos de final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC). A eliminatória está agendada para 16 de fevereiro.

Nacional 13 Janeiro, 2025

PSP registou em 2024 mais oito mortes na estrada do que no ano anterior

A PSP registou no ano passado 79 mortes em acidentes rodoviários, mais oito do que em 2023.