O SC Vianense defronta o CD Santa Clara na 3ª Eliminatória da Taça de Portugal. Isso já tinha acontecido na época 2005/2006. Na altura, no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo, com arbitragem de Artur Soares Dias, os açorianos ganharam (1-2) com dois golos em apenas dois minutos, depois de estarem a perder (1-0) ao intervalo. A Viana TV foi ao arquivo e recordamos aqui a crónica e a ficha desse jogo.
ARQUIVO – VIANA TV
FUTEBOL / TAÇA DE PORTUGAL / 5 DE OUTUBRO DE 1995
Vianense podia ter goleado…mas perdeu
O Sport Clube Vianense da 3ª Divisão Nacional foi ingloriamente afastado da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal ao perder pela diferença mínima (1-2) no seu reduto frente ao Santa Clara da Liga de Honra.
A equipa dos Açores, de escalão superior, nunca conseguiu impor no jogo o seu favoritismo porque encontrou pela frente um Vianense muito bem organizado e muito forte fisicamente.
A equipa de Paulo Fernandes apresentou-se muito bem organizada em termos defensivos, fazendo circular a bola com passes bem medidos entre todos os sectores e chegando à baliza contrária com o propósito de marcar golos, criou muitas oportunidades, mas quase todas evitadas por Nuno Santos guarda-redes do Santa Clara que se pautou com uma grande exibição, sendo mesmo o homem do jogo.
Foi com naturalidade que aos 42 minutos, Ângelo deu o melhor seguimento a um cruzamento da direita de Jorginho e de cabeça no meio dos centrais visitantes marcou o primeiro do jogo (1-0).
Antes de conseguir marcar o Vianense dispôs de inúmeras oportunidades para fazer mais dois ou três golos, no entanto a traz de uma defesa tão má estava um guarda-redes que defendeu tudo.
Chegava o intervalo com o Vianense a justificar a vantagem no marcador (1-0).
Na segunda parte Mário Reis bem tentou mudar o rumo dos acontecimentos com a inclusão na sua equipa de dois homens de ataque, o problema foi que o Vianense continuava a defender bem e só por infelicidade sofreu dois golos em apenas 2 minutos. Aos 75` Bruno Novo na grande área muito povoada dos da casa e com grande atabalhoamento lá conseguiu dar o melhor seguimento à bola empatando o jogo (1-1).
No minuto seguinte (76`) e ainda com o Vianense a recuperar do abalo, Peixinho do meio da rua com um remate feliz surpreendeu Bruno virando o resultado (1-2).
Com pouco tempo para se jogar o Vianense nunca deixou os braços conseguiu ainda chegar com muito perigo à baliza contrária obrigando Nuno Santos a continuar a brilhar e a evitar que os da casa levassem o jogo para prolongamento.
Nuno Santos teve tanta sorte no jogo, que mesmo cometendo uma grande penalidade claríssima sobre Chica, ainda com o Vianense em vantagem no marcador, salvou-se do cartão vermelho directo e de sofrer golo, pois o árbitro Artur Soares Dias do Porto que até então tinha estado bem, fez vista grossa ao lance que podia ter posto o Vianense na próxima eliminatória.
Num jogo comandado de princípio ao fim pelo Vianense, os dois golos apontados pelos Açorianos em apenas dois minutos bastaram para manter a formação do Santa Clara na Taça de Portugal.
Taça de Portugal / 3ª Eliminatória (5 de Outubro de 2005)
VIANENSE, 1 – SANTA CLARA, 2
Estádio Dr. José de Matos / Viana do Castelo
Arbitro: Artur Soares Dias do Porto
Auxiliares: João Silva / Vítor Carvalho
4º Arbitro: Luciano Silva do Porto
SC VIANENSE
Bruno, Pedro Gomes, Zé Berto, Rui Maçães, Branco (Mauro, 69`), Ângelo (Sencadas, 73`), Jorginho, Nuno, Tiago ( Rui Santos, 79`), Cris e Chica.
Treinador: Paulo Fernandes
GD SANTA CLARA
Nuno Santos, Portela, Jorge Humberto (Danilo, 37`), Orestes, Bruno Novo, Hélder Vasco, Maurinho, Livramento (Neto, 77`), Mariano (Peixinho, 45`) Hermes e Henrique.
Treinador: Mário Reis
Ao Intervalo: 1 – 0
Marcadores: Ângelo, 42` / Bruno Novo, 76` / Peixinho, 77`
Acção disciplinar:
Amarelos: Jorge Humberto, 24` / Bruno Novo, 59` / Sencadas, 90` / Pedro Gomes, 90`.
O jogo da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, de novo, entre estes dois emblemas, joga-se este sábado às 11h00 em São Miguel.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.