A edição 2025/2026 da Taça de Portugal Generali Tranquilidade está a trazer apoios financeiros importantes para os clubes do distrito de Viana do Castelo. Até à 2.ª eliminatória, os emblemas da região já garantiram mais de 30 mil euros em prémios atribuídos pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O SC Vianense, a ADC Correlhã e o Desportivo de Monção participaram na 1.ª eliminatória, recebendo 4 mil euros cada pela presença nessa fase. Ao garantirem a qualificação para a 2.ª eliminatória, arrecadaram mais 5 mil euros, totalizando 9 mil euros por clube.
O Limianos, isento da 1.ª eliminatória, entra agora diretamente na 2.ª ronda e recebe 5 mil euros, valor atribuído aos clubes que disputam esta fase da prova. De notar que os clubes isentos da 1.ª eliminatória não recebem qualquer prémio por essa isenção — os valores só são pagos a quem entra efetivamente em campo.
Já o Valenciano, apesar da eliminação na ronda inaugural, não sai de mãos a abanar: recebeu os 4 mil euros previstos para os participantes na 1.ª eliminatória, mesmo sem seguir em frente.
A FPF prevê um investimento total de mais de 2,3 milhões de euros em prémios, com montantes a crescer fase após fase — dos 4.000 euros iniciais até aos 22.500 euros nas meias-finais. A final da Taça garante 175 mil euros ao finalista vencido e 325 mil euros ao vencedor.
Este reforço financeiro da FPF é um incentivo crucial para os clubes que participam nesta competição.

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.